O espetáculo “O Baú do Hoje” aborda temas modernos que se destacaram após a pandemia de 2020, como o impacto das mídias, o medo das interações sociais, depressão, e relações tóxicas. A peça, com texto e direção de Luciana Ezarani, transforma o tradicional “era uma vez” em histórias atuais que refletem sobre problemas do cotidiano, incentivando o público à autocrítica e busca pelo bem-estar.
Após a contemplação pela Lei Paulo Gustavo, o projeto faz apresentação em praças da Zona Norte do Rio de Janeiro. Cada evento incluirá uma performance de abertura, roda de conversa e a apresentação do espetáculo. Todas as atividades são gratuitas e acessíveis, com tradução em libras em todas as sessões e audiodescrição em duas. O projeto também promove a sustentabilidade com lixeiras recicláveis e coletor de pilhas.
A programação começou em 20 de julho na Praça Comandante Xavier de Britto e segue até 10 de agosto na Praça Anhangá. O Grupo Teatral Aslucianas, com sede na Penha, há 21 anos busca promover a democratização da cultura na periferia do Rio. O projeto pode ser seguido no Instagram @obaudohoje, e mais informações estão disponíveis em www.aslucianas.com.br.
A seguir, confira a programação completa do Projeto O Baú do Hoje
10/08 – 18:30 – Praça Anhangá, Brás de Pina
Performance convidada: Conto d’água
27/07 – 16h – Parque Madureira, Madureira – com audiodescrição
Performance convidada: Passarinhando
02/08 – 19h – Praça Santa Emiliana, IAPI da Penha
Performance convidada: O Estado da Alma
04/08 – 19h – Praça Montese, Marechal Hermes – com transmissão via streaming
Performance convidada: Histórias de Ialodê conta: águas
09/08 – 19h – Praça do Viseu, Vila da Penha
Performance convidada: Cota não é esmola
Por fim, leia:
Super Férias Cinesystem | Todo mundo paga meia de segunda a quinta
‘Ponciá Vivêncio’, de Conceição Evaristo, ganha adaptação teatral