Wednesday, September 22, 2021

Afronta! | Descolonize seu pensamento com essa série da Netflix

A série Afronta! Facing it! convida o público das minorias a tentar abafar alguns preconceitos sociais e de alguma forma reagir à eles, dando voz a um conjunto de realizações, desejos e sonhos. Construído em formato de documentário, onde a cineasta brasileira Juliana Vicente traz algumas figuras negras que na trajetória de suas vidas acharam seu lugar de fala e conseguiram representar isso por meio das artes, na tentativa de moldar, sustentar e carregar seus discursos.

A pessoa dita afrontosa é aquela do tipo que deseja colocar seu discurso em evidência, independente da forma, independente de
quem a queira ouvir ou ver. Seja por uma imagem, um áudio, uma pintura, uma roupa, desde que tudo a criação consiga exprimir de fato seus pensamentos, idéias, filosofias, e por aí vai. A figura do negro nas mais variadas e diversas formas de lidar com a arte. Negros e negras que desejaram em algum momento levar sua mensagem por meio de suas profissões e escolhas. Em algum momento de suas vidas desejaram fazer o que amam e assim, ter tudo isso como regras ou estilo de vida.

Afronta para libertar

Independente do sexo ou de orientações sexuais, são jornalistas, cantores, atores, diretores, modelos, dançarinos, pintores, empreendedores, enfim, criadores. Foi bom ter visto e ouvido o discurso do diretor, da atriz, da bailarina e de todos que se expuseram como um encontro em si. Uns tiveram a construção de suas novas formas de pensar mais sacrificantes enquanto outros deixaram apenas as coisas fluírem. Contudo, acreditam ter chegado aos seus objetivos ou que estejam no caminho deles.

Pessoas que de alguma forma conseguiram descolonizar e libertar seus pensamentos e idéias de um passado de escravidão, turbulento, doloroso, mas que, de alguma forma, gerou forças para que não desistissem, e ainda assim resistissem. Quando se pensa em um Governo acusado de tentar eliminar uma raça, um governo genocida, com atitudes de caráter Nazista, vários
pensamentos nos vem a mente. Será que voltaríamos a um período de escravidão? Sé é que de fato, um dia saímos dela.

Há negros que lutaram, conquistaram seus espaços e desejam manter suas vozes ativas de forma que influenciem outros, em maior ou menor escala, essa série Afronta! Facing it! é uma forma expressiva para demonstrar que o discurso do negro existe, de forma relevante, e com conteúdo.

Ademais, leia mais:

Aliás, conheça Negra Jaque | “Rap é mão preta de interferência na sociedade”
O Enredo de Aristóteles | Filme de Camarões traz metalinguagem, analogias e reflexões sobre neocolonialismo
Fronteiras | Cine África traz a diretora Apolline Traoré de Burkina Faso

 

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: