Entre os dias 2 e 27 de agosto, o Canal Brasil exibirá cinco curtas-metragens inéditos: “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite”, “Pequenas Insurreições”, “As Marias”, “O Último Rock” e “Dinho”. Este último faz parte da Sessão Especial Hermila Guedes, em homenagem à atriz, e será transmitido no dia 27 de agosto, a partir das 20h30.
Em 2023, os curtas “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite” e “O Último Rock” receberam o Prêmio Canal Brasil de Curtas, no valor de R$15 mil, nos festivais de cinema de Vitória e Gramado, respectivamente.
O primeiro curta-metragem de ficção científica do diretor Vladmir Seixas, “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite”, conta a história de uma mulher indígena que retorna à sua antiga aldeia em um mundo pós-apocalíptico. Este premiado curta tem exibição no dia 2 de agosto, às 19h. “Pequenas Insurreições”, de William de Oliveira, passa no dia 20 de agosto, às 19h30. Narra a história de um grupo de mulheres que participam de um processo seletivo para uma vaga de babá e compartilham suas vivências.
No dia seguinte, 21 de agosto, às 19h30, “O Último Rock”, com direção de Diego de Jesus, apresenta um grupo de jovens que se reúne para uma festa antes do isolamento causado pela pandemia de Covid-19. No dia 22 de agosto, às 19h30, “As Marias”, dirigido por Dannon Lacerda, acompanha a história de trigêmeas do Mato Grosso do Sul que relatam suas trajetórias. Este curta venceu como Melhor Filme do Panorama Latino-Americano no Festival Curta Cinema de 2024.
A programação de curtas inéditos em agosto se encerra com “Dinho”, de Leo Tabosa, cuja vida teve muitos abandonos, até que sua mãe biológica retorna prometendo ficar.
Há 26 anos, o Prêmio Canal Brasil de Curtas tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, premiando vencedores na categoria curta-metragem dos mais representativos festivais de cinema do país. Um júri convidado pelo Canal Brasil, composto por jornalistas especializados em cinema, escolhe o melhor curta em competição, que recebe o troféu Canal Brasil e um prêmio de R$ 15 mil.
Programação
“Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite” (2023) (13’)
Horário: Sexta, 2 de agosto, às 19h
Classificação: Livre
Direção: Vladimir Seixas
Sinopse: As memórias de uma mulher indígena enlutada que decide retornar à sua antiga aldeia na Floresta Amazônica em um mundo pós-apocalíptico.
“Pequenas Insurreições” (2023) (13’)
Horário: Terça, 20 de agosto, às 19h30
Classificação: 12 anos
Direção: William de Oliveira
Sinopse: Na sala de espera de uma agência de babás, um grupo de mulheres compartilha experiências, reflete sobre suas vidas e decide fazer um pacto.
“O Último Rock” (2023) (24′)
Horário: Quarta, 21 de agosto, às 19h30
Classificação: 12 anos
Direção: Diego de Jesus
Sinopse: Um grupo de jovens negros se reúne para uma festa antes de ficarem em lockdown por causa da Covid-19. Eles conversam sobre música, artes, trabalho e o futuro incerto, sem saber quando poderão se encontrar novamente.
“As Marias” (2023) (17’)
Horário: Quinta, 22 de agosto, às 19h30
Direção: Dannon Lacerda
Sinopse: Vivendo em uma sociedade conservadora, as trigêmeas rompem a barreira da invisibilidade e do silêncio narrando passagens comoventes de suas vidas em Guia Lopes da Laguna (MS), região de fronteira com o Paraguai.
“Dinho” (2023) (20′)
Horário: Terça, 27 de agosto, às 21h
Direção: Leo Tabosa
Classificação: Livre
Sinopse: A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.
Por fim, leia:
‘A grande fuga’ foca no amor e no respeito
Crítica | ‘Império da Luz’ comove com show de Olivia Colman e Sam Mendes