O livro “Uma Noite Sem Dormir” serve para o mundo inteiro, afinal, quem não sabe o que é um bebê sem dormir? Ou nunca ouviu falar sobre a persistência do choro de um bebê? A narradora da história é a irmã do bebezinho que chora e seu choro vai parar em outros países, de tão exaustivo que é para ela, para os vizinhos, para todos!
Como a história é narrada é bem infantil mesmo, há comparações do universo dos pequenos. Um choro que assusta passarinhos e murcha flores.
Entendi que o livro pode servir como preparo para crianças que aguardam o novo integrante da família.
Algumas situações trazidas para amenizar o choro também são do universo lúdico, como, por exemplo, um livro brilhante ou brincar de cavalinho, todas as tentativas que não adiantam muito.
Nada parava o berreiro, até que uma nova personagem aparece no livro, a vovó das crianças, o que é bem pertinente, somente a vovó (com a experiência de vida) sabia lhe dar com a situação, pois é ela que entende que a bebê estava com gases. A vovó brincou de bicicleta e com o som de 49 liquidificadores ou a um avião decolando ela conseguiu se livrar dos gases, e assim todos conseguiram dormir, até mesmo a narradora, sendo a irmã da bebê.
As ilustrações são coloridas e lúdicas.
Embora a leitura seja peruana, a história é de todos.
A autora Micaela Chirif nasceu em Lima, no Peru. Escritora e poeta premiada, formou-se em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Peru e é mestre em literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona.
Por outro lado, o ilustrador, Joaquin Camp, embora nascido na Argentina, trabalhou para editoras de vários países: Como Espanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, Canada, Reino Unido e Arabia Saudita.
Site de compras
https://www.livrariadavila.com.br/885561-uma-noite-sem-dormir/p
Ademais, veja mais:
‘Corpos Invisíveis’ é uma obra que transcende a tela e penetra na alma
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Afinal, Othelo, o Grande e a Resistência Negra na Cinelândia