O Brasil tem reafirmado sua posição como potência cultural e turística em diversos eventos que ocorrem entre agosto e setembro de 2025. Em São Paulo, o Salão Nacional do Turismo e a Travel Next Minas apresentaram tendências para o setor, enquanto Gramado (RS) sediou o Gramado Film Market e o Conexões Gramado, mostrando como o cinema pode impulsionar o turismo regional. A sustentabilidade também ganhou protagonismo com o lançamento de um relatório inédito da Embratur sobre as ações ambientais no setor.
Roteiros brasileiros ganham o mundo
Durante o Salão Nacional do Turismo, realizado em São Paulo, a Embratur destaca os novos roteiros turísticos nacionais que foram desenvolvidos com base em critérios sustentáveis, culturais e de acessibilidade. O evento reúne representantes de todas as regiões do país.
• Abertura oficial: 21/08, às 10h
• Núcleo do Conhecimento (palestras e painéis): 21 de agosto, a partir das 14h, e nos dias 22 e 23 de agosto, a partir das 9h30
• Abertura para o público: todos os dias, a partir das 12h
• Fechamento da visitação: 19h
• Shows: a partir das 19h30
Além disso, a região do Pantanel será palco do primeiro safári com estrutura permanente no Brasil, promovido pela Fundação Neotrópica em parceria com agências locais. A proposta busca unir conservação da fauna, turismo responsável e educação ambiental.
Também já está disponível o relatório de sustentabilidade da Embratur, que detalha o impacto positivo das ações ambientais ligadas ao turismo brasileiro. A iniciativa reforça o compromisso com a preservação dos biomas e o estímulo a práticas conscientes de viagem.
Turismo e audiovisual: uma conexão estratégica
Em outra parte do paísm o Gramado Film Market e o Conexões Gramado mostraram como o cinema pode ser aliado estratégico do turismo. A presença de film commissions, profissionais de audiovisual e representantes do setor público permitiu o debate sobre o conceito de turismo de tela, ou seja, o incentivo a viagens motivadas por filmes e séries gravados no país.
Destinos como Paraty (RJ), Bonito (MS) e Lençóis (BA) são exemplos de cidades que já colhem frutos de visibilidade internacional após servirem de locações para produções brasileiras e estrangeiras. O evento contou ainda com painéis sobre economia criativa, exportação de conteúdo e políticas públicas para o setor.
Travel Next Minas: inovação e experiências
Belo Horizonte recebe entre os dias 24 e 27 de agosto a Travel Next Minas, um dos principais encontros de inovação do turismo. O evento apresenta propostas de experiências imersivas, gastronomia mineira como atrativo turístico e tecnologias aplicadas à jornada do viajante. Painéis abordam desde realidade aumentada até inclusão de comunidades tradicionais nos roteiros turísticos.
Minas Gerais se destaca também por apresentar um guia atualizado com roteiros inéditos, como o Caminho das Águas, que percorre as nascentes e estâncias hidrominerais do estado, e o Circuito da Liberdade, focado em cultura, museus e patrimônio.
Com ações articuladas entre o Ministério do Turismo, a Embratur e secretarias estaduais, o Brasil investe em seu soft power, promovendo a cultura, a natureza e a criatividade como marcas nacionais. O alinhamento entre turismo, audiovisual e sustentabilidade tem potencial de gerar empregos, atrair investimentos estrangeiros e reposicionar o país como um dos principais destinos globais.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



