A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anunciou a programação completa da 2ª Mostrinha, evento dedicado ao público infantojuvenil. A edição de 2025 acontece entre 17 e 30 de outubro, com sessões gratuitas e pagas em diversos espaços culturais da capital paulista.
A abertura será no dia 16, na Sala São Paulo, com “O Diário de Pilar na Amazônia”, de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put. Inspirado na obra de Flávia Lins e Silva, o filme traz Nanda Costa, Marcelo Adnet, Emílio Dantas e Babu Santana no elenco.
A Mostrinha deste ano presta homenagem ao criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, que assina o pôster oficial e receberá o Prêmio Leon Cakoff.
A programação inclui exibições de “Turma da Mônica: Laços”, “Origens” e o inédito “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, de Fernando Fraiha, além de uma cinebiografia sobre o quadrinista.
Entre os destaques internacionais estão “Maya, Me Dê um Título”, de Michel Gondry, e “Hola Frida”, animação franco-canadense sobre a infância de Frida Kahlo. O público também poderá conferir o brasileiro “Colegas e o Herdeiro”, sequência do sucesso de 2012, e o novo “D.P.A. 4: O Fantástico Reino de Ondion”, de Mauro Lima.
A programação ainda traz curtas portugueses e britânicos e longas como “Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia”, “Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos”, e o mineiro “A Família Dionti”, de Alan Minas.
As exibições acontecem no Circuito Spcine (CEUs, CCSP, Olido e Biblioteca Roberto Santos), Cinemateca Brasileira, CineSesc, Cinesala e Espaço Petrobras de Cinema. Sessões em equipamentos públicos serão gratuitas.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !
A 2ª Mostrinha é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, com patrocínio da Spcine e apoio do SESC, Cinemateca Brasileira e Governo do Estado de São Paulo.


