A atriz e dramaturga Dora de Assis retorna aos palcos com a nova temporada do espetáculo Na Quinta Dor, em cartaz no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, de 17 de outubro a 9 de novembro, com sessões às sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h. Dirigida por Joana Dória e Lara Coutinho, a peça nasceu de uma experiência de quase morte vivida pela artista, que transforma dor, doença e sobrevivência em poesia, humor e reflexão sobre o corpo e a condição humana.
Em cena, Dora revisita lembranças de internações e cirurgias pelas quais passou no último ano — entre elas, uma apendicite que revelou um câncer. Mas o espetáculo Na Quinta Dor está longe do tom trágico: com leveza e ironia, a atriz transforma o sofrimento em matéria criativa e propõe ao público uma reflexão sobre o riso como forma de resistência.
“Quis fazer do riso uma arma. O humor é uma estratégia de sobrevivência e uma forma de não admitir a derrota”, conta Dora, que também estabelece paralelos entre corpo, educação e criação artística.
O cenário, formado por 70 sacos transparentes suspensos com líquidos e objetos hospitalares, evoca o ambiente médico de forma simbólica, enquanto o figurino de Rui Cortez e Lucília de Assis traduz as cicatrizes e os órgãos vitais costurados na pele da personagem.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !
Na Quinta Dor também reflete a trajetória familiar de Dora, filha dos multiartistas Lucília de Assis e Alexandre Dacosta, e irmã do músico Tomás Dacosta. O espetáculo, que integra seu trabalho de conclusão em Licenciatura em Artes Cênicas, celebra a arte como ferramenta de cura e autoconhecimento.
Serviço – Na Quinta Dor
Período: 17 de outubro a 9 de novembro de 2025
Dias e horários: Sextas e sábados, às 19h; domingos, às 18h
Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Sala Preta
Endereço: Rua Humaitá, 163 / Rua Visconde de Silva, s/n – Humaitá, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)
Classificação: 12 anos | Duração: 90 min



