Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Cartaz oficial de "Silvio Santos Vem Aí"- Divulgação
Cinema e StreamingCrítica

Crítica: ‘Silvio Santos Vem Aí’ foca na força de um mito e no poder do público

Por
André Quental Sanchez
Última Atualização 13 de novembro de 2025
6 Min Leitura
Share
Cartaz oficial de "Silvio Santos Vem Aí"- Divulgação
SHARE

Dirigido por Cris D’Amato, Silvio Santos Vem Aí se fortalece ao não se concentrar no apresentador, mas no público que era o espelho da potência que foi Silvio Santos

Assim como muitos se lembram exatamente onde estavam no 11 de setembro de 2001, é possível que inúmeros brasileiros jamais esqueçam o dia 17 de agosto de 2024, quando Senor Abravanel faleceu. Ame-o ou não, é impossível negar sua força na comunicação brasileira, e até mesmo mundial. Vindo do nada, de camelô e vendedor ambulante a dono de um império televisivo, Silvio Santos marcou o imaginário popular e o audiovisual nacional, sendo agora eternizado em documentários, séries e produções como este novo longa de D’Amato.

Enquanto Silvio (2024), de Marcelo Antunez, focava no episódio do sequestro e utilizava flashbacks caóticos para recontar a trajetória do apresentador, o filme de Cris D’Amato prefere a leveza. Seu olhar recai sobre a alegria, a aura e o carisma de Silvio, escolhendo como recorte o período em que o apresentador concorreu à presidência da República, na primeira eleição democrática pós-ditadura militar, um momento que, de fato, definiria os rumos do Brasil.

Manu Gavassi e Marcelo Laham em cena de “Silvio Santos vem aí” — Divulgação Oficial

Manu Gavassi e Marcelo Laham em cena de “Silvio Santos vem aí” — Divulgação Oficial

O roteiro de Paulo Cursino acerta ao não colocar Silvio Santos como protagonista, mas sim a jovem jornalista Marília, interpretada por Manu Gavassi. Cética quanto ao poder do apresentador, Marília vai, aos poucos, descobrindo a força do fenômeno Silvio Santos, num arco que reflete o olhar do próprio público, que vai quebrando as barreiras do preconceito juntamente com ela, assim, a produção usa alegorias, imagens simbólicas, e paralelos entre a trajetória de Senor Abravanel e a de outro magnata da mídia, Charles Foster Kane, para fazer um retrato do apresentador, que mesmo assim, ainda não passa nem perto da potência que era Silvio Santos.

A construção do personagem-título nas mãos de Leandro Hassum é surpreendentemente contida. Em coletiva realizada em São Paulo, o ator comentou que não poderia dar uma “Leandrada”, termo que usa para se referir a seus improvisos cômicos, o que o levou a desaparecer dentro do apresentador: não é caricatura, nem imitação, mas a criação de uma nova potência, entre o homem e o mito.

Com pouco menos de 90 minutos, o filme é ágil, direto e sem excessos. D’Amato constrói com eficiência o ambiente político e cultural do final dos anos 1980, reconstituindo comerciais, produtos, jingles e até memes da época, como a icônica campanha de Enéas Carneiro. O cuidado estético e de arte é notável, transportando o espectador para dentro da TV brasileira de então, especialmente do SBT, com cores, figurinos e enquadramentos que resgatam a energia da televisão popular.

Apesar de ambientado num contexto histórico específico, Silvio Santos Vem Aí provoca reflexões atuais. A facilidade com que qualquer pessoa “imita” Silvio Santos, ou o modo como campanhas políticas ainda hoje se apoiam na difamação, são paralelos que o filme evoca com sutileza. O roteiro, porém, reforça um traço central do apresentador: seu apego à família e o respeito pelos que o ajudaram a construir seu império. Cursino e D’Amato retratam um homem afetuoso, jamais vilanizado, frequentemente filmado em contra-plongée, quase sempre acima do espectador, ou, no mínimo, em pé de igualdade com ele e com Marília, o que reforça visualmente sua imagem como figura superior, icônica, e plena.

Leandro Hassum em cena de "Silvio Santos Vem Aí"- Divulgação Paris Filmes

Leandro Hassum em cena de “Silvio Santos Vem Aí”- Divulgação Paris Filmes

Se o filme de Marcelo Antunez deixou um gosto amargo ao mergulhar nas sombras e tensões da vida do comunicador, o de Cris D’Amato prefere o brilho do palco, trazendo leveza, doçura e ritmo a um retrato que celebra o mito sem negar o homem. Silvio Santos Vem Aí é, afinal, sobre mais do que um apresentador: é sobre o país que o assistiu, o público que o transformou em símbolo e o espelho de uma era em que televisão e política dançavam ao mesmo ritmo, um ritmo inconfundível de um showman que ainda ecoa em todos nós, e ainda fará por muitos anos.

Distribuído pela Paris Filmes, Silvio Santos Vem Aí estreia nos cinemas no dia 20 de Novembro.

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!

Leia mais

  • Crítica: ‘Lar’ discute o amor como estrutura de família
  • Crítica: ‘Tremembé’ coloca em cheque o incômodo do true crime brasileiro
  • Crítica: ‘Corações Jovens’ traz raro e belo respiro no cinema queer
Tags:Cinemacinema brasileirocinema nacionalcrítica silvio santos vem aíDestaque no ViventeLeandro Hassummanu gavassiparis filmessilvio santossilvio santos vem aí
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

crítica o Peso do Talento
NotíciasCinema e StreamingCrítica

O Peso do Talento | Nicolas Cage se reinventa e arranca gargalhadas

Alvaro Tallarico
3 Min Leitura
dc lanternas série
Cinema e StreamingSéries

Supergirl, Lanternas, Liga: saiba o que vem depois de Superman no universo cinematográfico DC

Redação
4 Min Leitura
filme batman parte II vs cara-de-barro dc comics
Cinema e Streaming

Filme do Cara-de-Barro será para maiores e James Gunn faz revelação surpreendente: “Tão bom que…”

Redação
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?