- Sessões gratuitas são destaque na programação
- Quarta-feira, 7 de outubro tem cinema brasileiro e internacional
- Quinta-feira, 8 de outubro traz estreias e sessões especiais
- Sexta-feira, 9 de outubro concentra novos filmes brasileiros
- Sábado, 10 de outubro tem Feito Pipa e Amadeo
- Domingo, 11 de outubro encerra a programação
- Festival também ocupa Niterói
- RioMarket completa a programação
- Leia mais
O Festival do Rio entra na reta final com uma programação que ainda reserva alguns dos filmes mais comentados da edição. Entre estreias brasileiras, produções premiadas no exterior, documentários, animações e convidados internacionais, o público tem opções até 11 de outubro.
A programação também oferece alternativas para quem quer participar do festival sem comprar ingresso. O Centro Cultural FGV concentra diversas sessões gratuitas, enquanto outros espaços recebem atividades abertas ao público.
Entre os filmes que merecem atenção estão Feito Pipa, escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2027, A Margem do Rio, vencedor do Prêmio Especial do Júri em Locarno, Maria de Maria, Minha Primeira Namorada, O Sertão das Nossas Memórias, Amadeo e o Hipotético Mundo Novo e Quem Matou Narciso?.
Na programação internacional, o festival reúne ainda Contos Paralelos, de Asghar Farhadi, Rosebush Pruning, de Karim Aïnouz, Josephine – Fragmentos de um Crime, Hope – O Primeiro Impacto, Cartas Amarelas, Covarde e outros títulos.
Sessões gratuitas são destaque na programação
Para quem quer aproveitar os últimos dias do Festival do Rio sem gastar, o Centro Cultural FGV é um dos principais endereços.
Em 7 de outubro, às 18h45, o espaço recebe a sessão de Pardo é Papel, de Alexis Zelensky, junto com Cadu Barcellos – Cria Não Morre, Vira Lenda, de Wagner Novais.
Às 21h15, a programação gratuita apresenta Minha Primeira Namorada, de Jonathan Haagensen e Kátia Lund, acompanhado de Cinderela do Samba, de Magna Domingues.
No dia 8, às 18h45, é a vez de Especial Afronta!. Às 21h45, o espaço recebe A Casa de Dona Carlota e Baile das Luzes.
Em 9 de outubro, às 18h45, o público poderá assistir a Amadeo e o Hipotético Mundo Novo, de Brenda Lígia e Edu Felistoque.
O filme ganha ainda uma segunda oportunidade gratuita no dia 10, às 16h, em uma sessão voltada ao público familiar.
Também no dia 9, às 21h15, a FGV recebe O Capitão Engarrafado, de Guilherme Reis. A produção retorna no dia 10, às 14h.
No dia 10, às 19h, o destaque é Feito Pipa, de Allan Deberton. O longa chega ao festival depois de uma trajetória premiada e após ser escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2027 de Melhor Filme Internacional.
No encerramento da programação da FGV, em 11 de outubro, às 18h45, aparece Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes.
As sessões da FGV são uma das principais oportunidades para acompanhar filmes brasileiros da edição gratuitamente.
Quarta-feira, 7 de outubro tem cinema brasileiro e internacional
O dia 7 reúne uma quantidade particularmente grande de títulos.
Na Première Brasil, às 13h30, o Cine Odeon recebe A Extraordinária Vida de Vera Valdez, de Fabio Meira, junto com Fissuras, de Diana Coelho.
Às 16h30, o mesmo cinema apresenta A Margem do Rio, de Enock Carvalho e Matheus Farias. O filme recebeu o Prêmio Especial do Júri em Locarno e acompanha Izaquiel, que trabalha em serviços diversos no Recife e vive encontros secretos nos manguezais.
Às 19h15, a Estação Claro Gávea recebe Maria de Maria, de Luiza Shelling Tubaldini, com Nanda Costa.
O filme apresenta uma espécie de faroeste brasileiro ambientado nos anos 1940. Maria é uma cangaceira grávida que precisa fugir depois do extermínio de seu grupo.
Às 21h15, no Centro Cultural FGV, estão programados Minha Primeira Namorada e Cinderela do Samba.
No circuito internacional, o público encontra A Gradiva, às 13h30, no Kinoplex São Luiz 2; Tender Loving Care, às 14h15, no Belas Artes 6; O Objeto do Delito, às 16h, no Belas Artes 4; e Literalmente Nu, às 16h30, no São Luiz 2.
Às 18h45, o São Luiz recebe Um Longo Inverno. No mesmo horário, Tempos de Passagem será exibido na Estação Claro Rio 4.
A noite ainda tem Diya – O Preço do Sangue, às 19h, no Belas Artes 1; Euforia, às 19h15, no Belas Artes 6; Making Marie Antoinette, às 21h, no Belas Artes 2; Hope – O Primeiro Impacto, às 21h, no São Luiz 2; Antes da Guerra, às 21h15, no Belas Artes 3; e O Rebelde, às 21h45, no Belas Artes 6.
Quinta-feira, 8 de outubro traz estreias e sessões especiais
No dia 8, o Festival do Rio apresenta uma combinação de cinema brasileiro, produções internacionais e documentários.
Às 18h30, o festival exibe Verão da Lata, de Santiago Dellape. O filme é inspirado no episódio ocorrido em 1987, quando latas contendo maconha chegaram às praias brasileiras depois de um acidente envolvendo o navio Solana Star.
Samantha Schmütz e Babu Santana interpretam os policiais federais Sandra e Brasa.
Às 18h45, a Estação Claro Rio recebe a segunda Mostra Première do Fala Tu Lab, com quatro curtas-metragens realizados durante o projeto:
Processos de Revelação, de Gabe Carvalho; OHÚN – O Som que Habita, de Hélia Braz; O Meu Sagrado, de Carlos Maia; e As Sócias, de Matheus Lopes.
A sessão é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes, conforme a capacidade da sala.
Às 19h, a Estação Claro Gávea recebe Where To?, de Assaf Machnes, com presença do diretor.
Às 21h, a Estação Claro Gávea apresenta Medley, de Ana Luiza Azevedo, com Mel Maia no elenco.
Já às 21h45, A Professora de Francês, de Ricardo Alves Jr., chega à programação. Grace Passô interpreta Graça, uma professora que retorna à cidade natal depois de uma emergência envolvendo o pai.
Também no dia 8, Alegria Brasil, estrelando Maria Alcina, de Elizabete Martins Campos, será exibido às 18h15 na Estação Claro Gávea.
Sexta-feira, 9 de outubro concentra novos filmes brasileiros
O dia 9 traz uma programação forte da Première Brasil.
Às 18h15, a Estação Claro Gávea recebe Alegria Brasil, estrelando Maria Alcina, com a presença da cantora e da diretora.
Às 18h30, o Cinesystem Belas Artes Botafogo apresenta Quem Matou Narciso?, de Marcelo Martinessi. O diretor participa da sessão ao lado de Diro Romero e da equipe do filme.
A produção paraguaia parte da história de Narciso, personagem que retorna de Buenos Aires para o Paraguai dos anos 1950 e se torna símbolo de liberdade durante a ditadura de Alfredo Stroessner.
Às 18h45, o Centro Cultural FGV apresenta gratuitamente Amadeo e o Hipotético Mundo Novo.
Às 19h30, o Cine Odeon recebe Josephine – Fragmentos de um Crime, de Beth de Araújo. O filme acompanha uma menina de oito anos que testemunha um crime violento e não encontra acolhimento adequado entre os adultos.
Às 21h15, o Centro Cultural FGV recebe O Capitão Engarrafado.
Às 21h30, a Estação Claro Gávea apresenta Cansei de Ser Galã, documentário de Bento Marzo e Eduardo Ades sobre o ator Claudio Marzo.
Também estão programados 144 – Apocalipse Não, às 18h45 na Estação Claro Gávea, e Tempo à Faca, às 21h30, no mesmo complexo.
Sábado, 10 de outubro tem Feito Pipa e Amadeo
O sábado concentra algumas das sessões mais interessantes para quem quer acompanhar o cinema brasileiro.
Às 14h, o Centro Cultural FGV recebe O Capitão Engarrafado.
Às 16h, o mesmo espaço apresenta novamente Amadeo e o Hipotético Mundo Novo, oferecendo outra oportunidade gratuita para assistir à animação.
Às 16h15, a Estação Claro Rio recebe 144 – Apocalipse Não.
Às 18h30, o Cinesystem Belas Artes Botafogo apresenta Quem Matou Narciso?, novamente com participação da equipe.
Às 19h, o grande destaque brasileiro fica por conta de Feito Pipa, no Centro Cultural FGV.

Às 21h, a Estação Claro Gávea recebe Medley.
No circuito internacional, o sábado também tem Josephine, às 21h15, no Reserva Cultural Niterói, além de outros títulos da programação.
Domingo, 11 de outubro encerra a programação
O último dia do festival ainda mantém uma programação diversificada.
Às 14h, o público encontra Cinderela do Samba e Primeira Namorada, de Jonathan Haagensen e Kátia Lund.
Às 16h40, o Reserva Cultural Niterói apresenta Jean-Michel Basquiat, de Quinn Whitney Wilson e Viridiana Lieberman.
Às 19h, o espaço recebe Ney Por Trás das Máscaras, de Esmir Filho.
A programação internacional ainda apresenta Her Private Hell, de Nicolas Winding Refn, às 21h15.
No Centro Cultural FGV, às 18h45, Milton Bituca Nascimento fecha uma das programações gratuitas mais importantes da edição.
Festival também ocupa Niterói
O Festival do Rio mantém uma programação especial na Reserva Cultural Niterói até 11 de outubro.
Entre os destaques estão Contos Paralelos, de Asghar Farhadi, Feito Pipa, Justino, Narciso, Where To? e A Última Noite.
O espaço também recebe filmes como Histórias Noturnas, Quatro Menos Três, Ceniza en la Boca, Elephants in the Fog, 9 Temples to Heaven, Lali, A Girl’s Story, Rose, Aldir Blanc, Mata, We Are All Strangers, Paradise, Hope, No Good Men e diversos outros títulos.
RioMarket completa a programação
Paralelamente às sessões, o RioMarket promove encontros voltados ao mercado audiovisual.
Entre os destaques estão workshops, debates sobre inteligência artificial, distribuição, formação de público, associações profissionais e oportunidades internacionais.
No dia 7, por exemplo, a programação inclui atividades sobre design de audiência, educação audiovisual, associações profissionais e uma apresentação da Academy of Motion Pictures, Arts and Sciences.
O RioMarket também recebe uma programação especial dedicada ao mercado audiovisual da Índia, com representantes do setor e a exibição de Mahamantra: The Great Chant.
A combinação entre sessões, debates, encontros profissionais e atividades gratuitas faz com que o Festival do Rio 2026 vá além da experiência tradicional de ir ao cinema.
Serviço
Festival do Rio 2026
Data: até 11 de outubro de 2026
Locais: Cine Odeon, Estação Claro Gávea, Estação Claro Rio, Centro Cultural FGV, Cinesystem Belas Artes Botafogo, Kinoplex São Luiz, Cine Santa Teresa, Centro Cultural da Justiça Federal, CineCarioca Penha, CineCarioca Nova Brasília, Reserva Cultural Niterói e outros espaços.
Sessões gratuitas: destaque para a programação do Centro Cultural FGV e sessões gratuitas do circuito do festival. Algumas atividades têm distribuição de ingressos uma hora antes, conforme a capacidade.
Siga-nos e confira outras notícias @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!



