Conecte-se conosco

Cultura

A luz da Zona Oeste é preta | Uma homenagem à Chica Xavier

Publicado

em

Chica Xavier

O mês de novembro foi o mês da cor, mês do “Black”, mês das culturas e das artes Negras. Mês de choros pelos finados e das lembranças. Vários eventos que enfatizaram a cor negra. Personalidades originadas dos guetos, que cresceram em meios periféricos de pequenas ou grandes favelas, houve também os que ascenderam para algumas vielas e os que permaneceram porque quiseram.

Ao falarmos de alguma consciência no Brasil, e que seja voltada as artes e culturas negras, não podemos deixar de falar da saudosa Chica Xavier ou melhor, Francisca Xavier Queiroz de Assis, que era produtora e atriz de teatro, e de outros segmentos como televisão e cinema. Mulher, negra, nos deixou aos 88 anos em agosto de 2020.

Mas não deixou de ser lembrada como a mãe do Brasil e sua carreira continua servindo como uma grande referência para muitos artistas. Mesmo não estando em vida, Chica tem recebido algumas homenagens e a mais recente foi no Projeto Ilumina Zona Oeste, evento on-line da consciência negra que reuniu ou homenageou algumas figuras de grande representatividade negra que habitaram ou habitam na região.

Quilombo

Em uma videoconferência intermediada por Pablo Ramos trouxe um encontro entre Ernesto Xavier (Neto de Chica Xavier e editor da Revista GQ Brasil), Roberta Calixto (Designer e mestranda sobre relações étnico raciais) e Sandro Santos do Quilombo Cafundá Astrogilda.

Ernesto Xavier lembra como o Quilombo de Sepetiba foi fundado por Chica Xavier. Aliás, ainda fala das  experiências que teve no terreiro desde o casamento de seus pais, as festas e encontros em família e alguns
eventos promovidos pela sua vó.

“A casa de Sepetiba era a casa de veraneio da família e para minha vó, tudo era festa e tudo muito regado a feijoada. O terreiro ficava cheio, vinha muita gente da família, amigos. Ela era uma pessoa tão cativante que pessoas ligavam para Globo, empresa que ela trabalhou grande parte da vida, para buscar o endereço do terreiro e começar a frequentar”, declarou Ernesto.

Ernesto, neto da atriz, diz que as pessoas viam em suas personagens muita verdade ao ponto de querer se aproximar dela e se sentirem acolhidas. “Ela transferia muitas características dela para suas personagens. Para mim, era minha vó, a que eu enxergava com bastante naturalidade, mas para os outros acabava sendo algo a mais, algo que transcendia. Ela era aquela pessoa bondosa que cuidava das pessoas que precisavam de algo”, falou, emocionado, Ernesto.

Já Roberta Calixto, fala sobre a grande representatividade de Chica Xavier enquanto esteve em vida. “Ela representou em alguns momentos nossas avós que sempre nos acolheram e lutaram para tentar proporcionar o que fosse de melhor para nossos pais, almejando o sucesso deles, sempre. O projeto Josefinas, carrega muito disso, na questão do acolhimento, trás a figura das mulheres negras numa tentativa de apoio mútuo em prol da solidariedade. Por ser um trabalho social, que acaba atingindo  muitas pessoas. Só para ter uma idéia, conseguimos arrecadar bastantes alimentos para distribuição e caridade.”, disse Roberta.

E Sandro Santos fala sobre o Quilombo Cafundá Astrogilda, em Vargem Grande. Tenta enfatizar a vida do negro na história e a importância dos quilombos em suas vidas no passado e como ainda influencia negros nos dias de hoje. Afinal, o quilombo sempre foi um lugar de resistência e isso permanece.

Ademais, ouça:
Contos de Amor | Editora Solar dos Livros lança obra sensível
Museu Itamar Assumpção | A vida e a obra do artista que marcou gerações
A Imagem da Tolerância | Conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência

Cinema

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

“Dario Argento Pânico” abre o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que ocorre entre os dias 02 e 09 de dezembro em São Paulo.

Publicado

em

DARIO ARGENTO PANICO.

Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico  celebra sua 15ª edição com uma programação que inclui 110 filmes de 20 países e dos quatro cantos do Brasil. Entre longas e curtas, o festival traz o melhor do cinema fantástico da atualidade, além de uma homenagem ao produtor Rodrigo Teixeira e atividades afirmativas. O evento acontece de 02 a 09 de dezembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. Além disso, um recorte da programação estará disponível online, para todo Brasil.

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. O evento mantém o compromisso e a tradição de ser um espaço inclusivo, sendo uma grande ferramenta para os cineastas, produtores e realizadores do cinema fantástico nacional e internacional.

Sessão de abertura

sessão de abertura acontece no dia 02 de dezembro, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo “Dario Argento Pânico”, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento.

Fique, por enquanto, com o trailer do filme:

Mostra Competitiva de Longas

Com uma enxurrada de inscrições Latinas, a Argentina saiu como o país com maior número de longas-metragens da história do festival. Dos 15 longas selecionados, 5 são argentinos e inéditos no Brasil. O Brasil vem representado por três títulos inéditos. A premiada animação mineira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessãoO novo cinema do interior de São Paulo também está em destaque no filme “Ressentimento”, rodado em Bauru que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, que também estarão presentes na sessão, e “A Casa da Árvore”, novo suspense do paulistano Flávio Ermínio, que faz sua première na América Latina.

Inédito em São Paulo, o aguardado “Augúrio“, longa de estreia do jovem diretor congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023 e é pré candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

Mostra Competitiva de Curtas

A competitiva de curtas é composta pelas mostras Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. Os vencedores serão anunciados no dia 09/12, domingo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe.

Homenagem a Rodrigo Teixeira

O homenageado da 15ª edição é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival. Um dos maiores nomes do cinema nacional e reconhecido mundialmente, junto com sua produtora, a RT Features, produziu diversos filmes de sucesso como  “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, o cult “Frances Ha”, de Noah Baumbach, “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz, “Ad Astra”,  dirigido por James Gray e protagonizado por Brad Pitt, entre muitos outros.

O Cinefantasy exibe dois grandes sucessos produzidos por Rodrigo,  “A Sombra do Pai” e “Animal Cordial“, ambos dirigidos pela cineasta Gabriela Amaral Almeida.

Programação Gratuita

Um recorte da programação estará disponível no formato online na plataforma SPcine Play. Os espectadores terão do dia 01 até 11 de dezembro para assistir os filmes. O público poderá conferir, também, os curtas das sessões Fantasteen, voltada para o público a partir de 10 anos, e Pequenos Fantásticos, para crianças a partir de 05 anos.

Para quem quiser conferir a programação inteira do MIS e do Cine Bijou é só entrar no site do Cinefantasy.

Serviço

15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Quando: 02 a 09 de dezembro

Onde:

MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 178 – Jd. Europa

Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação

Entrada Gratuita

Por fim, leia mais:

Martin Scorsese ganha Mostra no Estação

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Conheça os vencedores do Festival Bananeiras de Cinema 2023: ‘Fantasma Neon’ e ‘Capitão Astúcia’ se destacam

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências