Conecte-se conosco

Cultura

A Saga De Um Só | Livro retrata a perseguição por causa da obra ‘Os Orixás do Candomblé’

Publicado

em

a saga de um só z figueiredo

José Figueiredo, ou Z´figueiredo, é um escultor e artista plástico luso-brasileiro. A princípio, entre os anos de 1974 e 1978, aprendeu com o escultor Gildo Zampol as técnicas clássicas dessa forma de expressão e aos 30 anos concluiu a obra Os Orixás do Candomblé, que deu origem ao enredo de seu primeiro registro literário, a obra autobiográfica A Saga de um só.

No livro, Z’figueiredo narra desde o início de sua trajetória artística, em uma festa para comemorar também seus 30 anos, que deveria ter durado um dia, mas se se alongou por mais tantos, em seu ateliê localizado em Embu das Artes, em São Paulo.

A narrativa continua e lemos que o jovem prestou vestibular para Arquitetura, mas acabou ingressando na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientes da PUC São Paulo. Em seguida, participou de diversos salões e exposições e, no início dos anos 1970, foi selecionado para a Bienal Nacional – Brasil Plástica 72 – Mostra do Sesquicentenário da Independência, o que o levou a recusar uma bolsa que pleiteara junto à Fundação Calouste Gulbenkian.

Porém, a base da saga é ligada intrinsecamente aos seus orixás, que, em tempo de ditadura militar, causaram desconforto na Igreja Católica por anos, em processos judiciais, agonia que durou mais de duas décadas.

Ficha técnica:

A saga de um só

Autor: Z’figueiredo

Astrolábio Edições

Editora: Vitória Scritori

Coordenador Editorial: Vasco Duarte

Capa: Vasco Duarte

Composição Gráfica: Pedro Panarra

Revisão: Ana M. Coutinho e Castro e Eliana Rocha

1.ª Edição: Novembro, 2022

Páginas: 436

Impressão e acabamento: Atlântico Print

ISBN: 978-989-37-3572-5

Valor de capa: R$ 85,90

https://www.livrariaatlantico.com.br/pd-91c815-a-saga-de-um-so-z-figueiredo.html?ct=&p=1&s=1

 

Cultura

CSI: Vegas estreia com exclusividade na AXN

A série é um spin-off de CSI: Crime Scene Investigation.

Publicado

em

Grissom e Sara em CSI: vegas

Quem hoje é viciado em podcasts e séries de crimes reais decerto foi ávido espectador de séries policiais. Pois uma das primeiras séries dos anos 2000 está de volta. Na verdade. Está com um spin-off. Dia 5 de outubro estreia CSI: Vegas, série derivada do primeiro CSI: Crime Scene Investigation, que também se passava na cidade. A produção acompanha as investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos. O programa popularizou o gênero ao redor do mundo, tornando-se a série mais assistida dos EUA em 2005 e arrebatando seis prêmios Emmy em mais de uma década de história.

Nova trama, velhos personagens

Após sete anos sem novos episódios, a equipe está de volta, com uma ameaça que coloca o laboratório criminal em perigo. Põe, também, em cheque casos solucionados no passado. O novo time de investigadores retorna à cidade do pecado, onde tudo começou, e vai implementar técnicas forenses de ponta para preservar e servir a justiça no local.

Gil Grissom (William Petersen), entomologista forense e encarregado do Laboratório Criminal de Las Vegas nas primeiras nove temporadas do programa original, vai sair de sua aposentadoria iniciada em 2008 e voltar ao laboratório após um grande amigo sofrer um atentado e precisar da sua ajuda. Quem também está de volta é Sara Sidle (Jorja Fox). Ela havia renunciado ao cargo de diretora do Laboratório para se reunir com seu ex-marido Grissom, mas a mesma situação a faz retornar para a equipe em busca de justiça e respostas.

Elenco renovado

Porém, novos profissionais irão se unir à Grissom e Sara. Na verdade, os veteranos irão se juntar à equipe atual. Maxine “Max” Roby (Paula Newsome) é a supervisora do turno noturno do Laboratório e atual comandante dos CSIs. Joshua Folsom (Matt Lauria) é o investigador nível III que lidera os casos de perícia. Completam o time Allie Rajan (Mandeep Dhillon), uma imigrante que parte para Las Vegas para realizar o sonho de se tornar uma CSI nível II, como também Chris Park (Jay Lee), nível I que vai auxiliar o time nos novos desafios.

Quem aí já está doido pra ouvir as primeiras notas de “Who Are You”, da banda britânica The Who, e sentir os pelos arrepiarem? CSI: Vegas, criada por Anthony E. Zuiker, chega ao Brasil com exclusividade no AXN na, quinta-feira, às 22h.

Por fim, leia mais:

Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil

Conheça ‘Toda luz que não podemos ver’, a nova minissérie da Netflix

Direção de Fotografia, o que é e para que serve

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências