A sala dos professores estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 29 de fevereiro. A obra, dirigida por Ilker Çatak, vem conquistando a crítica ao redor do mundo e está indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional este ano.
Nascido em Berlim no ano de 1984, filho de imigrantes turcos, Çatak mudou-se para Istambul aos doze anos. Lá, o diretor completou o Ensino Médio na Escola Alemã do país, junto com o co-escritor do filme, Johannes Duncker. As experiências dessa época ecoam no longa, assim como o passado e o presente da Alemanha vão se apresentando nas entrelinhas da narrativa.
Enredo
Na trama de A sala dos professores, Carla Nowak (Leonie Benesch), uma dedicada professora de Educação Física e Matemática, mantém o idealismo quando começa seu primeiro trabalho em um colégio. Quando uma série de furtos ocorre e um de seus estudantes é suspeito, ela decide investigar por si mesma. Carla tenta mediar a situação entre os pais inconformados, os colegas cheios de opinião e os alunos agressivos. Contudo, é incansavelmente confrontada com as regras rígidas da estrutura escolar. Quanto mais ela tenta desesperadamente fazer as coisas certas, mais vulnerável ela fica.
A obra instiga reflexões sobre temas como imigração, xenofobia, responsabilidade e a fragilidade da verdade. Também fala sobre a dinâmica de poder e a complexa busca pela verdade.
Por fim, fique com o trailer do filme:
POR FIM, LEIA MAIS:
Crítica: Entenda porque ‘Dias Perfeitos’ é uma sábia aula sobre o agora