Hoje, 23 de janeiro, a Academia anunciou os indicados ao Oscar 2024. Apesar de alguns títulos ainda não terem estreado no Brasil, vários já estão disponíveis para o público brasileiro. Saiba onde assistir cada um deles. Os filmes que não forem citados não têm previsão de estreia no Brasil.
A saber, o Oscar 2024 acontece no dia 10 de março, às 20h (horário de Brasília).
AMAZON PRIME VIDEO
A Prime Video tem apenas um filme que está concorrendo ao Oscar em seu catálogo. Golda: A mulher de uma nação concorre ao prêmio de Melhor Cabelo e Maquiagem.
APPLE TV+
A plataforma da Apple também só tem um filme. Contudo, é um filme que está concorrendo a vários prêmios. O longa em questão é Assassinos da lua das flores, de Martin Scorsese. As indicações são para Melhor filme, Melhor direção, Melhor Atriz para Lily Gladstone e Melhor Ator Coadjuvante para Robert De Niro. Além disso, também concorre a Melhor Fotografia (Rodrigo Prieto), Melhor design de produção (Jack Fisk), Melhor Figurino (Jacqueline West) e Melhor Montagem (Thelma Schoonmaker). Por fim, na área musical, Trilha Musical e Canção, com a música “Wahzhazhe (A Song for My People)”.
DISNEY+
A Disney+ tem cinco filmes que concorrem a prêmios no Oscar.
Elementos concorre a Melhor Animação.
Flamin’ Hot tem a música “The fire inside” concorrendo a Melhor Canção Original.
Guardiões da Galáxia volume 3 está indicado com seus Efeitos Visuais.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino concorre a Melhor Trilha Sonora, do famosíssimo John Williams.
Nai Nai & Wai Po concorre na categoria Melhor Documentário em Curta-Metragem.
HBO MAX
A HBO Max tem dois grandes concorrentes em seu catálogo.
Barbie concorre não apenas a Melhor Filme, mas também Ryan Gosling como Melhor Ator e America Ferrera a Atriz Coadjuvante. Margot Robbie acabou não sendo indicada a Melhor Atriz, o que causou imenso espanto. Greta Gerwig & Noah Baumbach concorrem ao prêmio de Melhor Roteiro Original. Além disso, recebeu indicações de Design de Produção (Sarah Greenwood) e Melhor Figurino (Jacqueline Durran). Por último, duas músicas da produção concorrem a Canção Original: a engraçadíssima “I am Ken” e “What Was I Made For?”, de Billie Eilish e Finneas O’Connel.
Homem-Aranha através do Aranhaverso concorre a Melhor Animação.
NETFLIX
A Netflix tem em seu catálogo nove filmes indicados os Oscar.
El Conde, que concorre ao prêmio de Melhor Fotografia.
A incrível história de Henry Sugar, de Wes Anderson, concorre ao prêmio de Melhor Curta-metragem.
Jon Batiste: American Symphony concorre a Melhor Canção Original. A música “It never went away” é do própro Jon Batiste e de Dan Wilson.
Maestro, de Bradley Cooper, que disputa vários prêmios. Além de Melhor Filme, Bradley Cooper concorre ao prêmio de Melhor Ator e Carey Mulligan de Melhor Atriz. Além disso, o filme também concorre a Roteiro Original (Bradley Cooper e Josh Singer); Fotografia (Matthew Libatique ); Som; e Cabelo e maquiagem.
Nimona concorre a Melhor Animação.
Nyad foi indicado a dois prêmios. Melhor atriz (Annette Bening) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster).
Rustin tem apenas uma indicação. Colman Domingo está concorrendo ao Oscar de Melhor Ator.
A sociedade da neve está fazendo um estrondo na internet. O longa está indicado a Melhor Filme Internacional e Melhor Cabelo e Maquiagem.
The After, por fim, que foi indicado a Melhor Curta-Metragem.
PARAMOUNT+
A plataforma disponibiliza dois documentários indicados ao Oscar. The ABCs of Book Banning concorre a Documentário em Curta-Metragem e The Eternal Memory concorre a Melhor Documentário
STAR+
A plataforma tem três filmes em sua programação. Bobi Wine: The People’s Presidente concorre na categoria de Melhor documentário. Flamin’ Hot, que também está na Disney+, é mais um dos filmes disponíveis na plataforma. O último é Resistência. O longa concorre a Som e Efeitos Visuais.
YOUTUBE
O YouTube tem três curtas disponíveis. Não apenas Island in Between, como também The Barber of Little Rock e The Last Repair Shop concorrem a Documentário em Curta-Metragem.
NOS CINEMAS
Há cinco filmes atualmente em cartaz nos cinemas do Brasil.
Godzilla Minus One concorre a Efeitos Visuais.
Meu amigo robô concorre a MelhorAnimação.
Napoleão, de Ridley Scott, está concorrendo a Efeitos Visuais, Figurino (Janty Yates) e Design de Produção (Arthur Max).
Os Rejeitados disputa 5 prêmios. Além de Melhor Filme, Paul Giammatti concorre a Melhor Ator e Da’Vine Joy Randolph concorre a Melhor Atriz Coadjuvante. David Hemingson disputa o prêmio de Roteiro Original e Kevin Tent, Melhor Montagem.
Segredos de um escândalo, por fim, está indicado apenas a Roteiro Original (Sammy Burch).
EM BREVE
No dia 25 de janeiro, próxima quinta-feira, estreiam nos cinemas Anatomia de uma queda e Vidas Passadas. Anatomia de uma queda concorre a 5 prêmios. Filme, Direção (Justine Triet), Atriz (Sandra Hüller), Roteiro Original (Justine Triet e Arthur Harari) e Montagem (Laurent Sénéchal). Já Vidas Passadas concorre em 2 categorias. Melhor Filme e Melhor Roteiro Original (Celine Song).
Pobres Criaturas estreia em primeiro de fevereiro. A saber, é um dos longas com maior número de indicações, já que concorre em 11 categorias. As principais são Melhor Filme, Melhor Direção (Yorgos Lanthimos), Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo) e Melhor Roteiro Adaptado (Tony McNamara). Além disso, Design de Produção (Shona Heath), Fotografia (Robbie Ryan), Cabelo e maquiagem, Figurino (Holly Waddington ), Montagem (Yorgos Mavropsaridis) e Trilha Sonora (Jerskin Fendrix).
A cor púrpura recebeu somente uma indicação: Melhor Atriz Coadjuvante para Danielle Brooks. O musical estreia em 09 de fevereiro.
Zona de Interesse, que estreia no dia 15 de fevereiro, concorre em 5 categorias. Além de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, Jonathan Glazer concorre a Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado. Ademais, também está indicado a Melhor Som.
O Menino e a Garça, novo filme de Hayao Miyazaki, concorre a Melhor Animação. O longa estreia em 22 de fevereiro.
Dias Perfeitos, de Wim Wenders, entra em cartaz em 29 de fevereiro. A saber, ele concorre na categoria Melhor Filme Internacional.
OPPENHEIMER
O mega-indicado Oppenheimer volta às telas de cinema. A partir de 25 de janeiro, o público que ainda não assistiu ao longa – que, a saber, provavelmente ganhará o prêmio de melhor filme – entra em cartaz nas salas IMEX.
Oppenheimer concorre em 13 categorias. Além de Melhor Filme, Christopher Nolan pode ganhar Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado. Cillian Murphy levou indicação de Melhor Ator, Emily Blunt de Melhor Atriz Coadjuvante, e Robert Downey Jr. de Melhor Ator Coadjuvante. No quesito som e áudio, concorre a Trilha Sonora e Som. Ademais, está indicado também a Design de Produção, Cabelo e Maquiagem, e Figurino. Por fim, concorre não só a Melhor Fotografia como também em Melhor Montagem.
Seja como for, o fato é que receberá várias estatuetas na premiação.
Por fim, leia mais:
Crítica | ‘Oppenheimer’ é a criação da destruição
Crítica | ‘Barbie’, filme dá vida ao mundo da famosa boneca
Golda – A mulher de uma nação | Crítica
‘Assassinos da Lua das Flores’ é Scorcese homenageando o povo Osage
não dá pra ler o texto! o anúncio cobre o “ler mais”.
Obrigada por avisar, vamos tentar resolver!