Conecte-se conosco

Cinema

O Enredo de Aristóteles | Filme de Camarões traz metalinguagem, analogias e reflexões sobre neocolonialismo

Publicado

em

O Enredo de Aristóteles

Para quem não conhece a produção cinematográfica do continente africano, O Enredo de Aristóteles é um ótimo convite para ver o quão diversa e rica é a produção do continente. O filme de Jean-Pierre Bekolo é uma obra de ficção que, para um olhar acostumado com produções ocidentais – principalmente os blockbusters americanos – pode parecer num primeiro momento boba e, depois, confusa. Porém, está longe de ser uma coisa ou outra.

Quem se baseia pela sinopse pode ter também essa impressão. Mas reduzir o filme a uma tentativa do personagem principal (um cineasta engajado) em valorizar a produção cinematográfica africana contra a influência dos filmes americanos de ação, vai se surpreender com a riqueza do roteiro. É um filme inteligente, que parte de uma metáfora – presente durante o filme todo -, metalinguagens, analogias e reflexões sobre neocolonialismo e a indústria cinematográfica mundial (do que ela vende e do que ela quer vender genericamente como “cinema africano”).

Filme inteligente

Aliás, as ótimas tiradas humorísticas de O Enredo de Aristóteles estão nas cenas em que os personagens comparam as produções hollywoodianas com as africanas. Mas, atenção: é um filme bastante inteligente sem ser soberbo ou presunçoso. É leve e, depois do “baque” de estar diante de um filme que não repete a fórmula ocidental de cinema, nem a visão estereotipada que temos sobre a África e sua produção cultural, vai divertir e, de quebra, vai fazer você se sentir mais inteligente.

Até que você lembra da metáfora com Aristóteles. O mantra aristotélico repetido durante o filme todo, “um bom enredo precisa criar compaixão e medo em quem o acompanha”. Não se preocupe. Talvez você chegue ao final sem entender essa insistência com Aristóteles. E, mesmo que você acredite que tenha entendido, não se engane, você não entendeu por completo. Contudo, podemos dizer que isso é um belo convite para ver, em seguida, a ótima entrevista do Bekolo à organização da mostra. Ela ajuda a encaixar as peças que faltam para entendermos algumas nuances do filme. A entrevista acaba aumentado a vontade de vê-lo novamente, bem como conhecer outros trabalhos do cineasta camaronês. Não há cartão melhor de visitas para a obra de Bekolo.

*Flavio Braga é professor de História, vocalista e baixista da banda Outros Caras e escritor. Escreve para as páginas Um Blog de Nada e Rolé Literário, que estão cobrindo a Mostra de Cinemas Africanos em parceria com o Vivente Andante.

Para ver os filmes e maiores informações, visite o site: mostradecinemasafricanos.com 

Ademais, leia mais:

Cine África | Em setembro estreia nova temporada do festival de filmes africanos
Fronteiras | Cine África traz a diretora Apolline Traoré de Burkina Faso
Literatura africana | Conheça o projeto da livraria online com obras sobre África

Por fim, confira uma conversa com a idealizadora do Cine África:

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências