Saturday, November 28, 2020

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho | Livro vira peça de teatro com hologramas | Por Cristina D’Elia Bianchi

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho é um livro de Chico Xavier. A primeira edição foi publicada em 1938 pela Federação Espírita Brasileira. A princípio, traz uma rica pesquisa da história brasileira. Agora, a Companhia Teatral Mensageiros está montando um espetáculo teatral/musical baseado no famoso livro. Tudo isso em meio a esses tempos difíceis da pandemia do novo coronavírus, que atingiu o mundo. Inclusive, afetou muito a área cultural, na maioria dos países estão fechados teatros, cinemas e espaços culturais.

A Cia Teatral Mensageiros foi criada pelo ator, produtor e diretor Caíque Assunção, em 1998, com a peça teatral Há dois mil anos. Também foram produzidas outras peças: 50 anos depois, Paulo e Estêvão, O céu e o inferno, Renúncia e Ave, Cristo! Todas baseadas na literatura espírita.

A peça foi escrita no final de 2019, mas estava guardada. “Não era nosso objetivo fazê-la agora. Curiosamente, sobretudo na pandemia que nos deu tempo para refletir, essa peça se tornou a principal. O momento atual pede que nós falemos sobre o Brasil, que nós reflitamos sobre o que é ser brasileiro. Essa peça vai resgatar fatos do passado do nosso país. Detalhes das vidas de homens e mulheres que muita gente desconhece”, afirma Caíque Assunção.

Novo normal

Entretanto, com os tempos difíceis da pandemia, a Companhia está se adaptando ao chamado “novo normal”, e criando um espetáculo diferente, com a utilização de hologramas e muitas novidades, para estrear ainda em 2020/ 2021. “Como historiador, acho que muitas vezes a gente trata nossa história com muito desdém. Diminuindo homens e mulheres do nosso passado, que foram importantes na nossa história. Claro que todos nós somos seres humanos, temos erros e defeitos. E com os personagens históricos não pode ser diferente. Mas nós tivemos grandes homens e mulheres na nossa trajetória. E posso dizer em linhas gerais que é disso que essa peça trata”, explica Caíque Assunção. O espetáculo traz uma nova visão sobre Dom Pedro I, seu filho, Dom Pedro II, e a Proclamação da República. Além disso, resgata mulheres importantes para a inconfidência mineira como Hipólita e Jacinta.

Por fim, para concretizar o espetáculo Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho está acontecendo uma vakinha virtual para ajudar na produção. Segue o link para colaborar: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ha-dois-mil-anos-o-musical

Enfim, para mais informações sobre a Cia Teatral Mensageiros:

Telefone: +55 21 99531-5853
E-mail: contatociamensageiros@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/Cia-teatral-Mensageiros-253895464798455/

Ademais, veja mais:

Gambiarra, o HD de Espadas | Veja um filme brasileiro cyberpunk
Confira a voz feminina representada em 7 HQs | Mulheres e Quadrinhos
Literatura africana | Conheça o projeto da livraria online com obras sobre África

 

Escreve o que achou!