Ainda temos o amanhã, estreia da atriz Paola Cortellesi na direção de longas, tem lançamento agendado para 04 de julho nos cinemas brasileiros. A distribuição será da Pandora Filmes. O longa conta a história de uma mulher que passa a questionar seu papel na Roma pós-guerra, nos anos 1940, a fim de evitar que a sua filha tenha o mesmo destino que ela.
Um dos títulos pré-selecionados para representar o seu país na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024 e longa de abertura do último Festival de Roma, onde foi premiado pelo público, a produção surpreendeu as plateias italianas. Registrou mais de 5 milhões de espectadores, tornando-se, assim, um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenômeno Barbie, em 2023.
Enredo
A cineasta narra com leveza a história de Delia. Ela é esposa de Ivano e mãe de três filhos, e aceita a vida de esposa e mãe que lhe foi destinada. No entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma.
Unindo a comédia ‘a la italiana’ a um neo realismo pop, Cortellesi faz um filme que é um hino à liberdade. Uma obra original que surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Já falamos sobre esse filme aqui no Vivente Andante, quando indicamos três filmes para assistir no Festival do Cinema Italiano. Aliás, para quem gosta de produções italianas, entre os dias 27 de junho e 03 de julho acontecerá a Festa do Cinema Italiano. Fiquem de olho!
Ademais, assista ao trailer:
Ficha Técnica
AINDA TEMOS O AMANHÃ (C’è ancora domani)
Itália | 2023 | 118min. | Drama
Direção: Paola Cortellesi
Roteiro: Furio Andreotti, Giulia Calenda, Paola Cortellesi
Música: Lele Marchitelli
Fotografia: Davide Leone
Elenco: Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Romana Maggiora Romano
Edição: Valentina Mariani