Na quinta-feira, 27, às 19h, os ativistas sociais do Coletivo A Liga, batem papo sobre a Aldeia Maracanã e sua importância histórica. A roda de conversa conta com a participação de Carlos Doethiró Tucano, ex-cacique da Aldeia Maracanã e presidente do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas. Juntamente com Igor de Vetyemy, arquiteto e urbanista e Marize Vieira-Pará Rete, professora de história. A transmissão ao vivo acontece no Facebook @aligario2020.
Aliás, após a expulsão dos indígenas, para demolição e transformação em estacionamento, o edifício do antigo Museu do Índio permanece deteriorado, sem que o Estado do Rio de Janeiro procure reformar. O debate pretende mostrar a importância deste espaço no resgate e história da cultura indígena. Através de diferentes visões e vivencias profissionais, o público poderá compreender ainda mais sobre o espaço, além se enriquecer com informações que constroem nossa história.
A saber, A Liga é um coletivo de pessoas que desejam inovar. Afinal, lançaram a primeira pré-campanha para um mandato coletivo na cidade do Rio de Janeiro para as eleições de vereadores. O grupo está unido pelo propósito de mudar a cidade carioca.
Inclusive, saiba mais sobre os participantes:
Carlos Doethiró Tucano, ex-cacique da Aldeia Maracanã e presidente do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas.
Igor de Vetyemy é Arquiteto e Urbanista, Professor e pesquisador. Atual presidente do IAB-RJ, foi Diretor da ABEA e do Instituto Niemeyer. Além disso, foi professor da FAU/UFRJ e atualmente leciona no Máster do IED e nos cursos de graduação e pós graduação da UNESA e da UVA, onde coordena a pós-graduação em indústria criativa.
Marize Vieira-Pará Rete, professora de História, doutoranda em Educação pela UFF. Presidente da AIAM e Coordenadora do ISPO-Aldeia Jacutinga. Conselheira do CEDIND.
Serviço:
Data: 27 de agosto de 2020, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Facebook da Liga @aligario2020