Gastronomia
Aprenda a fazer uma torta de maçã vegana
Publicado
10 meses atrásem
Por
Redação
A história da torta de maçã é totalmente ligada com a cultura norte-americana, um dos símbolos culturais do país. A lenda sobre a origem desse patrimônio culinário dos Estados Unidos se confunde com a de Jonny Appleseed, que nasceu em 26 de setembro de 1774, no estado de Massachusetts e morreu no dia 18 de março de 1845, no estado de Indiana. Esse personagem do folclore americano, tinha essa alcunha porque dos 25 anos até os 71, ele rodava pelos estados que formam a federação jogando sementes de maçã pelos terrenos e solos produtivos, sendo responsável pela vasta maioria de macieiras que colocaram o país como líder na produção de maçãs.
Apesar dessa alcunha de “herói das maçãs”, os registros históricos demonstram que existe um pouco de exagero em alguns fatos. Mas o fato é que Johnny Chapman, conhecido como Appleseed, semeou inúmeras macieiras no meio oeste americano e passou seu conhecimento do cultivo e reprodução da árvore frutífera. Com ele também nasceu a primeira receita de torta de maçã da história.
A Villa Bom Jardim, em Paraty, dos mesmos proprietários do Sandi Hotel, serve uma outra versão dessa iguaria deliciosa e passou a receita de sua torta de maçã vegana para a gente.
Em seguida, confira:
Massa:
Farinha de trigo 1 1/4 xícaras (chá)
Farinha de trigo 1 1/4 xícaras (chá)
Óleo de soja 1/2 xícara (chá)
Recheio:
Maçã 12 unidades
Leite de Coco 1 vidro
Açúcar mascavo 4 colheres (sopa)
Amido de milho 2 colheres (sopa)
Água 1/2 xícara (chá)
Suco de Limão 3 colheres (sopa)
Aveia 3 colheres (sopa)
Canela em pó a gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture os ingredientes da massa e, se necessário, adicione mais óleo até dar liga na massa.
Então, forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível, pressione bem a massa para que o recheio não vaze.
Fatie as maçãs e retire as sementes.
Coloque as maçãs em uma panela junto com o leite de coco e o açúcar e cozinhe até que fiquem macias.
Dilua o amido de milho na água, junte com o limão e jogue na panela com as maçãs
. Mexa sem parar até que o líquido engrosse.
Retire do fogo, acrescente a aveia e deixe o recheio esfriando até que a massa fique pronta.
Por fim, acomode o recheio na massa, polvilhe canela e asse por 30 minutos a 210ºC.
Aí está, pronta para comer, a torta de maçã vegana.
Ademais, leia mais:
Bandolim Vegan Cult Bar | Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura
Receita de café da manhã saudável | Tapioca com Tofu Defumado e Goiabada
Seis motivos para dar uma chance ao leite vegano
Você pode gostar
Gastronomia
Aprenda uma receita de bolo vegano de chocolate feito com maionese à base de plantas
Receita tem um baixo teor de gordura
Publicado
1 semana atrásem
25 de maio de 2023Por
Redação
A NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas, desenvolveu uma receita incrível de bolo vegano de chocolate com NotMayo Pote, uma maionese feita 100% a partir de ingredientes de origem vegetal. Além disso, a receita tem um baixo teor de gordura e é livre de ingredientes de origem animal.
Em seguida, confira um podcast sobre veganismo e, abaixo, os ingredientes e o modo de preparo da receita de bolo vegano:
BOLO DE CHOCOLATE COM NOTMAYO POTE
Ingredientes
PARA A MASSA:
- 2 xícaras de farinha de trigo branca
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 ½ xícara de açúcar demerara
- 1 xícara de NotMayo Pote
- 1 xícara de NotMilk Zero Adição de Açúcares
- 3 colheres de sopa de lecitina de soja em pó (ou 3 ovos – para vegetarianos)
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
PARA O GANACHE:
- 400g de NotCreme de Leite
- 250g de chocolate chips vegano 70% cacau
- 50g de granulado de chocolate vegano
Modo de preparo
PARA A MASSA:
Em um bowl adicione a farinha de trigo temperada, o açúcar demerara e o chocolate em pó. Em seguida, adicione os líquidos como o NotMilk Zero Adição de Açúcares, a NotMayo Pote e misture bem, mexendo sempre de baixo para cima até ficar homogêneo. Ao final, adicione o fermento em pó e misture bem. Transfira para uma assadeira untada.
PARA A GANACHE:
Coloque os chocolates de chips vegano em um pote médio e aqueça o NotCreme de Leite em uma panela até ferver. Despeje o NotCreme de Leite sobre o chocolate e mexa até derreter e atingir homogeneidade. Depois de deixar esfriar de 5 a 10 minutos, despeje a calda sobre o bolo e decore com granulado vegano.


Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha | Show acontece no Cesgranrio

Museu do Amanhã exibirá filmes da Mostra Ecofalante de Cinema durante a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente 2023

EO – O mundo visto pelos olhos de um burro

‘A Era de Ouro’, cinebiografia do produtor que lançou Kiss, Donna Summer e Village People, ganha nova data de estreia | Veja o trailer
Cultura


Anime Friends completa 20 anos e traz ao Brasil atores de séries japonesas dos anos 80
Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, será um dos convidados


Benjamin, o palhaço negro | Uma homenagem ao primeiro palhaço negro do Brasil
Parece até piada que notícias como a do racismo sofrido pelo jogador de futebol Vini Jr. ou um aplicativo que...


Sucessos da DreamWorks são tema de exposição imersiva que chega a São Paulo
DreamWorks Animation: A Exposição - Uma Jornada do Esboço à Tela


‘Cinderela’ estreia no Teatro Miguel Falabella com trilha sonora diferenciada
Informações e ingressos antecipados com desconto pelo whatsapp 2199596-2747.
Crítica


EO – O mundo visto pelos olhos de um burro
Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023


Crítica | ‘Meu Vizinho Adolf’ uma dramédia impactante
'Meu Vizinho Adolf' aborda as consequências do nazismo em uma dramédia tocante.


Crítica | Meu Pai É Um Perigo
Comédia é leve, diverte e ainda traz algumas críticas de classe


Crítica | ‘A Pequena Sereia’ desenvolve os personagens melhor que a animação
Hans Christian Andersen: "Mas uma sereia não tem lágrimas, e, portanto, ela sofre muito mais"
Séries


Aruanas | Segunda temporada apresenta poluição urbana como o inimigo
Série original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo em coprodução com a Maria Farinha Filmes, acompanha a saga de ativistas ambientais


The Sympathizer – Nova série da HBO Max traz Robert Downey Jr.
Trailer mostra que o ator interpreta vários personagens.


The Acolyte | Ilha da Madeira é cenário de nova série Star Wars sobre os Sith
Destino português recebeu parte das filmagens de 'The Acolyte'


Belas Maldições – Neil Gaiman fala sobre trailer da 2º temporada
Série segue sem data de estreia mas agora temos noção de quando o trailer pode sair.
Literatura


Conheça a biografia do controverso Vladimir Putin em HQ
Obra da Conrad é uma leitura importante para quem quer entender as complexidades da política russa e suas estratégias globais


A Voz do Tempo | Conheça a história real de uma paixão entre um padre beneditino e uma jovem aristocrata
Escritora Lenah Oswaldo Cruz transforma em autobiografia manuscritos que encontrou do pai sobre o romance que chocou as sociedades paulista...


A plenitude do ser: O guia para uma vida transformada | Conheça a filosofia de Tina Turner
"Acredito que cada um de nós nasce com uma missão particular, com um propósito de vida que só nós podemos...


A Feira do Livro | Evento recebe Patricia Hill Collins, uma das mais potentes vozes do feminismo negro
Socióloga estadunidense, uma das mais importantes vozes da intelectualidade contemporânea, vem ao Brasil em junho
Música


Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha | Show acontece no Cesgranrio
No dia 02 de junho, a multiartista fará sua estreia na capital carioca


Oficina das Minas abre inscrição para aulas de violão, cavaco e percussão
Projeto Social com aulas gratuitas para mulheres


Amar e Mudar as Coisas | Daíra canta Belchior em show no Cassino Acústico
Neste trabalho, gravado ao vivo em 2016, a artista apresenta releituras intensas e autênticas de grandes sucessos


Donna Summer – Universal Music celebra a vida e obra da rainha do disco
Uma série de lançamentos com materiais inéditos estão programados para este ano
Tendências
- Cinema1 mês atrás
Crítica | Deixados Para Trás: O Início do Fim
- Cinema2 meses atrás
Crítica | O Exorcista do Papa
- Cinema1 mês atrás
Crítica | ‘Beau tem Medo’ é bizarramente bom
- Cultura2 meses atrás
Abba The Show chega ao Brasil com turnê de 11 shows
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Herói de Sangue’ é destaque no Festival Filmelier
- Cinema2 meses atrás
‘Ninguém é de ninguém’ faz pré-estreia no RJ
- Cinema2 meses atrás
Crítica | A morte do demônio: A ascensão
- Música2 meses atrás
Francisco, el Hombre | Novo show da turnê de 10 anos acontece no Circo Voador