Tuesday, October 19, 2021

Apresentação teatral de ‘As Conchambranças de Quaderna’ de Ariano Suassuna

Venha ver o texto “As Conchambranças de Quaderna” de Ariano Suassuna ganhar vida novamente nos palcos. Se você é de São Paulo, poderá assistir a peça pessoalmente no Teatro Sérgio Cardoso. Mas, se você é de alguma outra região do país, não precisa ficar de fora dessa, poderá participar deste espetáculo através da transmissão online.

“As Conchambranças de Quaderna”

A montagem traz ao palco o universo fantástico de uma farsa de circo sertaneja com pitadas de pura realidade cômica. Além disso, seu texto tem como protagonista o personagem de “A Pedra do Reino”, também de Suassuna, Pedro Dinis Quaderna, que em outubro completa 50 anos nos nossos teatros. Em suma, “As Conchambranças de Quaderna” é uma comédia de caráter popular e de diálogo direto que une a estética sertaneja, inspirada no romanceiro nordestino do trovador ibérico, ao circo-teatro.

O termo “Conchambrança” é uma corruptela de “conchamblança”, que significa conchavo, combinação. Portanto, o título já nos dá o tom da história, na qual o personagem Quaderna narra suas lembranças.

A peça completa é composta por três imbróglios em que Quaderna toma parte, fazendo uma série de conchavos para resolver situações, certamente, tentando tirar proveito de tudo. E os espectadores se divertirão assistindo Quaderna usar sua esperteza para driblar as tensões entre o sertão e a cidade para resolver uma crise política entre o governo do estado da Paraíba e o seu Padrinho e protetor Dom Pedro Sebastião (líder da oligarquia rural). Isso tudo durante as investigações sobre um “suposto” desfalque dado pelo coletor de impostos da cidade.

Versão teatral

Na versão para o teatro, Suassuna traz uma das facetas do seu Quaderna: alma de palhaço de circo popular, um rei lunático do sertão, astrólogo, intelectual sertanejo e imperador do Sete-Estrelo do Escorpião. Bem como um personagem que no palco é divertido e sedutor, combinando os arquétipos tanto das manifestações e brincadeiras populares quanto do povo sertanejo.

Com humor ácido e preciso, “As Conchambranças de Quaderna” é uma obra rica e delirante que fala para todos os públicos. Ademais, seu texto envolve a plateia em um jogo de ‘sobrevivência’, com truques para driblar as armadilhas e com astúcia para sobreviver. Quaderna – rei e palhaço – é um personagem rico de personalidade megalomaníaca e exuberante, autoproclamado imperador, um verdadeiro pícaro e gracioso palhaço de circo popular.

Mais informações sobre o espetáculo

A montagem “As Conchambranças de Quaderna” tem direção de Fernando Neves, mestre no ofício do circo-teatro. E o elenco que dá vida à brincadeira teatral é composto por: Jorge de Paula, Fábio Espósito, Guryva Portela, Henrique Stroeter, Carlos Ataíde, Bruna Recchia e Abuhl Júnior.

Além disso, o espetáculo conta com a colaboração do artista plástico Manuel Dantas Suassuna, na criação visual da obra e nas pinturas exclusivas dos telões do cenário. Com figurinos assinados por Carol Badra. Bem como, na criação musical, com o talento e a criatividade de Renata Rosa (cantora, compositora e rabequeira) e de Caçapa (arranjador, violeiro e compositor pernambucano premiado).

O projeto “As Conchambranças de Quaderna” foi viabilizado, em 2019, por meio do ProAC de Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Teatro – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Espetáculo: “As Conchambranças de Quaderna”
Estreia: 18 de outubro. Segunda, às 19h
Temporada: 18 de outubro a 11 de novembro. Segunda a quinta, às 19h
Gênero: Comédia. Duração: 60 min. Classificação etária: 12 anos
Ingressos via plataforma Sympla Streaming.
Presenciais (também na bilheteria): R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Apresentações online: ingressos grátis pela Sympla.

Onde Está Meu Coração | A expressão entre a dor e o afeto
Sesc São Paulo apresenta Mostra de Cinemas Africanos em outubro | Online e gratuito
Francisco – O Musical | Comunidade Shalom lança novo espetáculo

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: