‘Arte no Outubro Rosa’ | Estudantes conscientizam sobre o câncer de mama

Ava Galleria Rio apresenta a exposição ‘Arte no Outubro Rosa’, com trabalhos de artistas plásticos nacionais e, especialmente, de alunos da artista visual e professora de artes do Ensino Médio do CEFET Maracanã, Ana Paula Lopes.

A exposição prova que a arte também contribui para a conscientização. O objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Um dos destaques da ‘Arte no Outubro Rosa’ é a entrevista que a aluna Maria Victória Marquesini fez com a colega de classe Victória Ramos, que descobriu a doença aos 13 anos. Agora, aos 18, Victória conta sobre a sua experiência: “foi difícil porque eu era criança, mas tentei ao máximo levar na brincadeira para não me doar à doença, foi esse o meu pensamento”. Victória destaca a ajuda da música para no seu tratamento, revelando a importância da arte na sua vida.

Resiliência

Impressiona na entrevista a maturidade e o otimismo como Victória enfrenta a doença, assim como o impacto sofrido pela família, o preconceito e a distância da sua casa ao hospital. Victória deixa a mensagem da importância do autocuidado e da percepção do corpo. Além disso, ressalta a necessidade de percebermos que a vida, mesmo com suas grandes dificuldades, vale à pena ser vivida.

Dentre os artistas expostos, estão:

Adriano Antoine, Adilson Barbosa, Ana Lucia Ometto, Ana Paula Lopes, Andréa Gomes, Angela Vielitz, Avi Netto, Azira Chaloub, Cal Backer, Carla Senna, Daniele Bloris, Deborah Netto, Eliete Vilela, Fernando Grilli  e muito mais.

Galeria AVA e alunos do CEFET

A parceria dá a oportunidade de valorizar o trabalho dos estudantes da escola pública, criando uma ponte entre a escola e a cidade. Os trabalhos expostos estarão à venda e a verba será revertida tanto para os estudantes quanto para o projeto Arte Vida Arte, que a AVA Galeria realiza com as crianças da Cidade de Deus.

 

Exposição: ‘Arte no Outubro Rosa’

Local: Ava Galleria – filial Rio

Fábrica Bhering
Rua Orestes 28, Santo Cristo, RJ.

Visitação:  22 de outubro a 13 de novembro de 2022
Dias e horários: de quarta a sábado, das 12h às 17h

Curadoria: Edson Cardoso.
Realização: Ava Galleria e Arte Vida Arte
Apoio: ICELA – Instituto de Cultura Europeia e Latino Americana

 

 

Ademais, leia mais:

Festival de Cinema Italiano | Evento gratuito acontece entre 04 de novembro e 04 de dezembro
O Clube dos Anjos | Vitrine Filmes divulga trailer e confirma estreia
Afinal, o budismo feminino de ‘Floresta Vermelho Escuro: Monjas Budistas no Tibet’

Escreve o que achou!