Cultura
Arthur Jafa expõe a negritude na Fundação Serralves
Publicado
3 anos atrásem

O artista estadunidense Arthur Jafa está com a exposição “Uma série de prestações absolutamente improváveis, porém extraordinárias” na Fundação Serralves. Estive na inauguração, onde vi um festival de contradições. Para começar, só percebi uma negra visitando a exposição, Gláucia, uma brasileira. No subsolo, vinho era servido e havia uma festa com música eletrônica. Acima, imagens de negros enforcados, alusões a torturas da escravidão, imagens fortes e críticas sociais. A exposição conta com curadoria de Amira Gad e Hans Ulrich Obrist, reunindo uma compilação de filmes, fotografias e esculturas concebidos ao longo dos últimos 20 anos.
A mostra, inaugurada na sexta-feira, 20 de fevereiro de 2020, segue até 21 de junho, e apresenta pela primeira vez em Portugal o trabalho do cineasta, diretor de fotografia e artista plástico. Anteriormente, em 2019, Arthur esteve no Porto para participar do Fórum do Futuro. Suas falas causaram rebuliço. Agora, retorna com essa exposição forte e contundente na qual trata de racismo, escravidão e a rica cultura negra. Passando pela desumanização e materialização do ser humano. O vazio de ser negro e a força de ser negro gritam. Literacia visual denunciando o racismo histórico e social.
Pasteleira
Foi a primeira vez que estive na Fundação Serralves, uma referência como casa cultural na Europa. Saltei de ônibus em frente a uma localidade que não conhecia, um dos bairros mais pobres do Porto, a Pasteleira, onde várias pessoas consumiam drogas a céu aberto. Inclusive, um dia antes, um policial havia sido espancado por ali. Entretanto, um pouco acima, a elite da cidade se encontrava. Uma das escolas mais caras, o Lycée Français International de Porto, casas enormes e belas, carros caros, e, seguindo a subida, a Fundação Serralves, cuja entrada em dias normais custa 20 euros (aproximadamente 90 reais na cotação atual). A contradição gritava em minha mente. Nessa noite, a entrada era gratuita, algo pouco divulgado. Impossível, para mim, não sentir incômodo com a falta de visitantes negros.
Além disso, a exposição chega na semana em que o jogador nascido em Mali, Moussa Marega do clube de futebol FC Porto, deixou o campo indignado em partida contra o Vitoria Guimarães, após sofrer insultos racistas. Os time do Porto acabou sendo obrigado a fazer uma substituição.

Leão Negro de Ouro
A única pessoa negra que vi, como citado, era uma brasileira. Fui até ela, pedi licença e questionei sobre essa questão. Por que não havia negros ali? Onde estavam os representantes da população negra existente na segunda maior cidade de Portugal? Em sua maioria, nem sabiam do evento, contudo, teriam sido bem-vindos?
Ela colocou que, talvez, essa exposição, e a inauguração, traziam o questionamento se o negro serve somente então para o entretenimento dos brancos. A saber, o artista audiovisual, Arthur Jafa, nasceu no Mississipi, Estados Unidos. Possui 59 anos de idade, sendo 30 deles dedicados à cinematografia. Realizou diversos trabalhos com personalidades da cultura pop negra como Beyoncé, Solange e Jay. Além disso, colaborou com reconhecidos nomes do cinema como Stanley Kubrick e Spike Lee. Jafa foi premiado com o Leão de Ouro pelo filme “The White Album”, na Bienal de Veneza de 2019, o qual retrata racismo e violência utilizando recortes audiovisuais em uma edição esmerada.
Afinal, na mostra, nos deparamos com peças como Mix 1-4, uma grande tela constituída por quatro vídeos em posição central. Um conjunto de imagens acompanhados por uma seleção de sons e músicas, passando pelo extraordinário soul de Aretha Franklin e os riffs de guitarra inebriantes de Eddie Hazel, do P-funk. São obras que louvam a cultura negra e tantas outras que mostram a exploração e a crueldade sofrida por negros. Como uma obra em alto relevo aludindo a tortura. No geral, a exposição mistura obras que utilizam o audiovisual, artes plásticas, fotografias.
Aliás, todo primeiro domingo do mês, entre 10h e 13h, a Fundação Serralves tem entrada gratuita. Vale a visita – e a reflexão.
Todavia, leia mais:
Isto é um Negro | CRÍTICA
Coletivo Pretas Ruas e busca por oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade
Ana Catão do Cosmogonia Africana| “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”
Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Você pode gostar
Madrugada Amiga na Rádio Catedral FM fala de Quaresma e São José
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
Os Signos do Zodíaco | Exposição de Bruno Castaing traz astrologia e mitologia
‘Conecte-se com o Sagrado’ mostra do artista plástico Ed Ribeiro no Centro Cultural Correios RJ
Maya | Peça-filme homenageia mulheres cineastas
Angra dos Reis | Saiba mais sobre a Trilha Porã e o Observatório Nuclear
Cinema
Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.
Publicado
2 dias atrásem
24 de março de 2023Por
Rodrigo Adami
Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.
Cidade Invisível T2 – Netflix
A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.
O Agente Noturno T1 – Netflix
Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.
Perfect Adition – Prime Video
Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).
Ringo: Glória e Morte T1 – Star+
Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.
Amor nas Alturas T1 – Star+
Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.
Superman e Lois T3 – HBO Max
Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.
Origem T1 – Globoplay
A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.
Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.
Por último, leia mais:
Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle

Oggi Pizza Napoletana | Conheça a nova pizzaria da Tijuca

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Cultura


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte' do Star+.


Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle
Público amador e iniciante de Stand Up Paddle pode se inscrever


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira
Crítica


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Gastronomia1 semana atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cultura1 semana atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música1 semana atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema1 mês atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema4 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente