Thursday, August 11, 2022

Assalto na Paulista | Filme frenético estreia em 25 de agosto nos cinemas

Assalto na Paulista é um longa-metragem de ficção, do gênero ação/drama, de 110 minutos. O filme é livremente inspirado em um dos maiores assaltos a bancos privados no Brasil: o assalto à agência 0262 do Banco Itaú, na Avenida Paulista, centro financeiro do país.

Tudo aconteceu num sábado à noite, quando uma quadrilha passou quase dez horas dentro da agência e roubou 170 cofres particulares localizados no subsolo. Em apenas três deles, obteve cerca de R$ 10 milhões em joias e dinheiro. A estimativa é de que o assalto da Avenida Paulista tenha rendido mais de R$ 100 milhões aos assaltantes. O que chama atenção é que, após uma semana, pouquíssimos clientes prestaram queixa, num indicativo de que a maioria dos cofres continha bens não declarados oficialmente.

A saber, os personagens são ficcionoais, assim como os fatos e encadeamento das ações, porém o “modus operandi”, ou seja, como os bandidos conseguiram driblar o esquema de segurança do Banco e a polícia tem inspiração nos eventos reais.

Ação

A narrativa do assalto é como um bom filme de ação: bem decupada, com várias opções de ângulos de câmera, porém a montagem não é clipada ou exageradamente acelerada. A montagem priorizou os “timings” dramáticos dos atores. Ela só é mais ágil nos momentos chaves da ação: a invasão, tiroteios etc.

Diversos fonogramas de diferentes gêneros da música brasileira estão presentes, escolhidos pela própria roteirista Mariana Pamplona. Há desde clássicos sertanejos até o auge do rock nacional dos anos 80, como Plebe Rude, passando por mestres da MPB como Belchior e Gal.

Afinal, veja o trailer de Assalto na Paulista:

Afinal, veja mais:

‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’ é a maior abertura de todos os tempos da Sony Pictures no Brasil

A Mulher Rei | Épico de ação com Viola Davis ganha seu primeiro trailer, assista!

Ghostbusters Mais Além | O retorno dos Caça-Fantasmas em grande estilo

Escreve o que achou!