Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Ópera italiana de graça Festival Ópera Na Tela
CulturaEventosMúsicaNotícias

Assista ópera italiana em casa de graça | Programação da semana

Por
Pedro Pessanha
Última Atualização 19 de março de 2023
8 Min Leitura
Share
Imagem de Wolfgang Eckert
SHARE
Tópicos
  • Manon Lescaut – Puccini – 10/08
  • Carmen – Bizet – 11/08
  • Rigoletto – Verdi – 12/08
  • Turandot – Puccini – 13/08
  • Tristan und Isolde – 14/08
  • La Boheme – Puccini – 15/08
  • Luisa Miller – Verdi – 16/08

Essa semana o Met se dedicará quase que exclusivamente à ópera italiana. A única ópera que foge à Itália é Carmen, obra prima de Bizet e da ópera francesa. Mesmo na Itália o Met não variará muito essa semana. Serão três óperas de Puccini, incluindo a primeira de sucesso, Manon Lescaut, sua última obra, Turandot, e a já batida, repetida e querida, La Boheme. Além de Puccini teremos também Giuseppe Verdi com duas obras maravilhosas do arquivo do Met: Rigolleto em montagem clássica que conta com ícones da história da ópera, e Luisa Miller, obra que não consta entre as mais encenadas e que aparecerá com essa montagem do acervo do Telecast.

Manon Lescaut – Puccini – 10/08

Estreou em 1893 no Teatro Regio de Turin. O tema da ópera foi arriscado, pois Massenet já havia musicado a história de Manon. Porém, tornou-se o primeiro grande sucesso de Puccini, e foi responsável por garantir grandes produções ao compositor. O libreto foi inspirado no livro “Histoire du Chevalier des Grieux et de Manon Lescaut” escrito por Abade Prévost, publicado em 1731 e imediatamente proibido por ser considerado escandaloso. A montagem que será apresentada é de 2008, O regente é James Levine e participam do elenco Karita Mattila, Marcello Giordani e Dwayne Croft.

Carmen – Bizet – 11/08

Assim como a história de Manon, Carmen causou escândalo entre os conservadores que frequentavam a famosa Opéra-Comique de Paris. A história se passa em Sevilha, Espanha, no início do século XIX. Provavelmente foi inspirada na vida de uma amiga de Bizet, que era cantora de Cabaré e prostituta. Para além da sensual e trágica protagonista, a ópera apresenta grande influência da música espanhola, e é provavelmente a obra mais inspirada de Bizet, sua inspirada abertura é conhecida por todos, mesmo quem não é amante de óperas, pois foi amplamente utilizada em várias mídias. A gravação é bem recente, de 2019 e fazem parte do elenco Aleksandra Kurzak, Clémentine Margaine, Roberto Alagna e Alexander Vinogradov. Regido por Louis Langrée.

Rigoletto – Verdi – 12/08

Não é a toa que Verdi é presença obrigatória em todas temporadas no mundo da ópera. Verdi foi um gigante, e Rigolleto é uma de suas obras primas. Estreou em 1851 em Veneza e desde então vem sendo encenada com muita frequência. A ária “La donna è mobile” é uma das mais conhecidas , sendo popular inclusive entre o público não dedicado à ópera. Essa é uma produção do arquivo do Telecast do Met e é bem tradicional. A gravação é de 1981 e conta com ninguém menos que Lucciano Pavarotti, uma das maiores vozes da história que por si só já vale a ópera. Além de Pavarotti estão no elenco Christiane Eda-Pierre, Isola Jones, Louis Quilico e Ara Berberian, e o regente é James Levine.

Turandot – Puccini – 13/08

Mais um Puccini, dessa vez a última ópera do compositor. Turandot é ambientada na China e flerta com tonalidades da música chinesa, apesar de manter-se uma legítima ópera italiana de Puccini. O compositor tinha fascínio por ambientar suas obras fora de sua terra e em lugares considerados exóticos para ele e seus contemporâneos. Apesar de não ser tão encenada como Tosca e La Boheme, Turandot é constantemente considerada o ápice da música de Puccini. A sentimental e forte ária Nessum Dorma é provavelmente a mais famosa ária de Puccini e uma das mais lindas da história da ópera. Essa montagem conta com assinatura de Franco Zeffirelli foi gravada em 2016 e cantada por Nina Stemme, Anita Hartig, Marco Berti e Alexander Tsymbalyuk, A regência é de Paolo Carignani.

Tristan und Isolde – 14/08

Obra grandiosa de Wagner, com quase quatro horas de duração Tristan und Isolde traz uma história de amor que entrelaça uma paixão enlouquecedora e morte. Foi parcialmente baseado na narrativa trágica Tristan de Gottfried Von Strassburg, porém Schopenhauer e seus escritos sobre desejo sexual e morte também foi uma grande inspiração para Wagner. Além disso havia também inspirações biográficas , pois Wagner apaixonara-se por uma mulher casada. Musicalmente a obra é espetacular e tem importância enorme, pois viria a influenciar compositores do início do século XX a experimentar com a tonalidade. Os cantores que encaram o desafio de cantar essa ópera são Deborah Voigt, Michelle DeYoung, Robert Dean Smith e Matti Salminen. Além disso o regente é James Levine, um dos maiores especialistas em Wagner. A gravação é de 2008.

La Boheme – Puccini – 15/08

Quem tem acompanhado as programações e as apresentações do Met provavelmente já viu e talvez até reviu La Boheme. É a ópera mais apresentada da história do Met, e provavelmente a mais apresentada em todas as casas de ópera do mundo todo. Mesmo quem não está familiarizado com o mundo da ópera tende a se render para o clássico de Puccini. Para quem não se satisfez ainda, essa é mais uma montagem de Zeffirelli, que está sendo exibida e reencenada desde os anos 80 e continua tendo público. Essa gravação é de 2014 e participam dela Kristine Opolais, Susanna Phillips, Vittorio Grigolo, Massimo Cavalletti, Patrick Carfizzi e Oren Gradus, além disso é regida por  Stefano Ranzani.

Luisa Miller – Verdi – 16/08

Estreou em 1849 no Teatro San Carlo de Nápoles. Ópera em 3 atos com libreto inspirado na peça Intriga e Amor de Friedrich von Schiller, importante escritor alemão e um dos precursores do romantismo. A peça retrata o amor de um nobre, Ferdnand von Walter e uma moça burguesa filha de um músico, Luise Miller, que empresta seu nome ao título da ópera. Mesmo sendo de Verdi, não é uma ópera encenada em todas temporadas no mundo, logo essa gravação clássica do Telecast de 1979 é uma grande oportunidade, principalmente por contar com nomes tão importantes como Renata Scotto, Plácido Domingo, Sherrill Milnes, Bonaldo Giaiotti, James Morris,  e o regente James Levine.

Todas as óperas são disponibilizadas no site deles assim como informações extras e os programas (playbill) metopera.org . O Met disponibiliza também o link diariamente em seu instagram. Além do site fica disponível também no aplicativo deles: Met opera on demand.

Ademais, veja mais:

World of Wine no Porto e as uvas europeias no nordeste brasileiro
Porto dos Gatos | Beba um café com os felinos
Philip Glass e “The Portrait Trilogy” | Einstein na praia e a revolução da ópera no século XX
Tags:Aleksandra KurzakAlexander TsymbalyukAlexander VinogradovAnita Hartigaprender operaAra Berberianassistir operaassistir opera de graçabizetChristiane Eda-PierreClémentine Margainecomo ver operaespetáculos de operaFranco ZeffirelliGiuseppe VerdiHistoire du Chevalier des Grieux et de Manon LescautIsola Jonesjames levineLa BohemeLouis LangréeLouis QuilicoLucciano PavarottiMarco Bertimelhores operasmet operametoperaMetropolitan Opera HouseNina Stemmeoperaopera gratuitaopera gratuitasopera italianaopera na internetopera onlineOperas gratuitasPucciniRoberto Alagnaturandotver opera de graça
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Pedro Pessanha's avatar
PorPedro Pessanha
Historiador, mestrando em história do Brasil. Se interessa por arte de todo tipo e suas ligações com história, política e com a vida.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

arte de graça Wanda Pimentel_Sem ti?tulo, da se?rie Animais Preto_Branco _ Untitled, from the Black_White Animals series]_Ph Eduardo Ortega_DDM
CulturaNotícias

Exposições de Arte gratuitas em SP e RJ: confira os destaques

Redação
2 Min Leitura
novela beleza fatal max
CulturaSéries

Beleza Fatal: Saiba tudo sobre a nova novela com Camila Pitanga e Giovanna Antonelli

Redação
3 Min Leitura
Apresentação grupo barulinho
EventosCulturaEspetáculos

15 Anos do Show “Barulinho” com Retorno à Cidade de Origem

Caroline Teixeira
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?