Saturday, September 19, 2020

Beraderos lança primeiro single nas plataformas digitais

Dia após dia, a Nova Mpb nos apresenta artistas incríveis mostrando que o atual som nacional não deixa a desejar. Mesmo se comparado aos já consagrados cancioneiros da Música Popular Brasileira. Uma dessas felizes descobertas é a banda Beraderos que iniciou sua trajetória em julho de 2018 . Desde então, tem agraciado os ouvidos daqueles que os acompanham.

De acordo com a descrição na página do Instagram, eles se intitulam como: “Música autoral de vozes, cordas, couro, ar e madeira”. Todo o conjunto dessa obra é admirável para quem curte um som mais tranquilo, por vezes romântico e com ares do interior.

Flor de laranjeira foi o single escolhido para divulgação do trabalho

Na última terça-feira, 10 de dezembro, a dupla formada pelos músicos e atores, Danilo Mesquita e Ravel Andrade, lançou nas plataformas digitais o seu primeiro single. “Flor de Laranjeira”, composta por Ravel e Rafael Losso em um reencontro banhado de boas conversas e cerveja, é o carro-chefe da dupla e combinou perfeitamente com o clima chuvoso que formou na última tarde carioca.

A dupla já esteve na lona do Circo Voador e no palco do Teatro Rival

Além de “Flor de Laranjeira”, canções como: “Arvoredo”, “Justo Eu”, “Hortinha”, “Caminhar” e “Me Pega”, também fazem parte de suas composições e estão disponíveis no canal do Youtube. Danilo é baiano e Ravel veio de Porto Alegre, mas o local que escolheram para divulgar seu trabalho foi o Rio de Janeiro. Em pouco mais de um ano a dupla já se apresentou nos palcos do Circo Voador, Teatro Rival, Teatro Solar de Botafogo e Ganjah Lapa. Ambos passaram ainda pelo Baixo Augusta, em São Paulo, e tocaram no Festival Pau Brasil, em Tiradentes.

Milton Nascimento apadrinhou o projeto

Na maioria das músicas é possível remeter às lembranças do Clube da Esquina de Milton e Lô Borges. Bituca é o padrinho e uma das principais referências neste trabalho. Assim como Chico César que, inclusive, é compositor de “Beradêro” e deve ter sido uma influência na escolha do nome da dupla.

Leveza e calmaria estão presente nas canções

Se levarmos o nome Beraderos ao pé da letra e consultarmos o dicionário veremos que a palavra “beradeiro” está relacionada a uma pessoa amostrada, brega, de pouca cultura formal, tem linguajar do interior, do mato. Ao meu ver, o que mais se aproxima é o fato de trazer a música do campo para cidade.

Afinal, a calmaria que lembra o cantar dos pássaros, o som da percussão com toques de simplicidade, a delicadeza das notas no violão, as vozes gostosas de escutar e as letras que deixam a natureza latente são os detalhes que marcam. Além disso, aqueles que curtem o som dos grandes nomes da mpb, tem grande chance de apreciar a música desses dois artistas que começam a cavar o seu lugar na nova geração.

Leia mais😉
Rio Music Market promete explicar novo mercado musical
Tântrica Santina – Rita Rocha e Alhandra A falam sobre teatro, política e resistência
Palavras resistentes na LER – Salão Carioca do Livro

Escreve o que achou!