Saturday, September 26, 2020

BFF Girls e ‘O Melhor Verão de Nossas Vidas’ | CRÍTICA

O Melhor Verão das Nossas Vidas acompanha as aventuras das BFF Girls: Giulia, Bia e Laura, três amigas loucas por música que querem participar do Festival do Sol, no Guarujá. Contudo, elas descobrem que ficaram de recuperação na escola e precisam dar um jeito de chegar lá sem que seus pais fiquem sabendo. As personagens têm os mesmos nomes de suas intérpretes: Giulia Nassa, Laura Castro e Bia Torres, integrantes da girl band que ficou conhecida após participação em uma edição do reality show The Voice Kids. 

O filme é dirigido por Adolpho Knauth, e tem uma montagem que faz parecer um grande videoclipe. Muitas vezes torna-se repetitivo, com várias cenas de transição mostrando as pessoas se divertindo no Guarujá, o que acaba por dar um ar de comercial publicitário. Um tempo que poderia ser utilizado para um maior aprofundamento das protagonistas. Como quando ocorre uma briga entre elas, que se resolve em poucos segundos. Nem dá tempo de sofrer. Todavia, os personagens vividos por Márvio Lúcio e Maurício Meirelles roubam a cena quando aparecem, especialmente o Dênis, de Meirelles, que é responsável pelos momentos mais cômicos da exibição.

Um destaque fica por conta da youtuber, atriz e cantora juvenil Bela Fernandes como Carol, uma garota surda, muito sensível que cria laços com Julio (Enrico Lima), o que surpreende a arrogante e soberba Helô (vivida com eficiência por Giovanna Chaves), que vive humilhando o fofo nerd.

Confira a cena em que Júlio e Carol se conhecem:

Carisma

O roteiro de Cadu Pereiva não apresenta absolutamente nenhuma surpresa ou ousadia. Segue uma fórmula baseada nos mais básicos clichês. O longa-metragem tem um início singelo, que, na verdade, é o final. É o tipo do filme em que você já sabe exatamente tudo o que vai acontecer. Aliás, o longa-metragem peca fortemente ao não fornecer um bom exemplo, principalmente ao pensar no seu público-alvo. Durante a exibição muitas mentiras são contadas, porém, os mentirosos não sofrem praticamente nenhum tipo punição, não há lições. As coisas se resolvem rapidamente e sem consequências maiores para os envolvidos.

As melhores cenas são algumas com Maurício Meirelles e outras das BFF Girls interagindo ou cantando, como em uma no colégio. Sem dúvidas, são muito carismáticas e as atuações não decepcionam. Por outro lado, o personagem Théo, que ganha vida com Murilo Bispo, soa bastante artificial e não convence como galã.

Enfim, O Melhor Verão das Nossas Vidas é um filme especialmente recomendado para os fãs das BFF Girls. Inclusive, estreia no dia 23 de janeiro.

Afinal, veja o trailer:

Ademais, leia mais:
Entenda a Direção de Fotografia com Flávio Ferreira
A 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa em 24 de janeiro
Com Amor, Van Gogh – O Sonho Impossível | CRÍTICA

Escreve o que achou!