Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
bienal
NotíciasEventosLiteratura e HQ

Bienal do Livro Rio 2025 registra maior interesse de expositores

Por
Redação
Última Atualização 17 de julho de 2024
4 Min Leitura
Share
Foto: Divulgação.
SHARE

Nos primeiros 15 dias desde a abertura das vendas dos espaços aos expositores, a Bienal do Livro Rio 2025 já registra uma procura alta. As negociações, inclusive, ocorrem em um ritmo mais de três vezes maior. Trata-se de um aumento de 256%, reflexo do crescimento significativo no interesse pelo evento. Até o momento, foi vendida cerca de 30% da área total disponível.

Também houve um crescimento significativo no investimento e na dimensão dos espaços adquiridos. Por exemplo, 20% dos compradores são novos expositores, enquanto quase 50% das renovações de contratos resultaram em expansão de áreas. Editoras como Ciranda Cultural, Editora Vozes, Boa Nova, LVM e Excelsior lideram este movimento de ampliação, demonstrando confiança pelo evento.

“Estamos muito otimistas com a próxima edição da Bienal do Livro Rio. A resposta rápida e massiva dos expositores é um sinal claro do entusiasmo do mercado editorial, um indicativo de que estamos no caminho certo. Vamos oferecer um evento ainda mais grandioso e diversificado aos visitantes e editoras, celebrando a literatura e promovendo as narrativas”, afirma a Diretora da GL Exhibitions, Tatiana Zaccaro.

Independência

A Bienal ainda identificou que expositores que anteriormente ocupavam espaços para autores e iniciativas independentes estarão presentes novamente em 2025. Contudo, agora com estandes maiores e montagens próprias. Essa evolução reforça o compromisso do evento em fomentar o mercado.

“A Bienal do Rio é sempre um momento de celebração no mundo do livro. E nesse ano de 2025 em que comemoraremos o Rio como Capital Mundial do Livro, a primeira cidade de língua portuguesa do mundo a conseguir esse título da UNESCO, as editoras entendem que o conjunto de eventos em torno do livro fará desta edição uma Bienal muito especial e provavelmente a maior dos últimos tempos”, destaca Dante Cid, presidente do SNEL.

Capital mundial do livro

Realizada pela GL events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal do Livro Rio 2025 marcará um ano dedicado à leitura na cidade. Ademais, será a principal atração do calendário do Rio Capital Mundial do Livro. O título foi formalizado após a candidatura vencedora da cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO e pelo Comitê Consultivo da Capital Mundial do Livro, em abril.

O sorteio de área dos espaços também já tem mês definido: fevereiro. Como de costume, as editoras associadas ao SNEL terão preferência na escolha da área dentro de cada faixa e grupo de metragem. Durante o lançamento, a organização do festival estará disponível também para esclarecer dúvidas.

O título de Capital Mundial do Livro é válido de 23 de abril de 2025 a 23 de abril de 2026, data em que se comemora o Dia Mundial do Livro. Para ser coroado, o Rio apresentou projetos via sua Secretaria municipal de Cultura que comprovassem a importância do seu patrimônio literário. Além disso, apresentou um plano de ação para promover suas iniciativas literárias, a sustentabilidade do mercado editorial e o estímulo à leitura entre os jovens, aproveitando as novas tecnologias e o ambiente digital.

POR FIM, LEIA MAIS:

21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro celebra 40 Anos de Literatura e Cultura

Jeremias retorna em sua terceira Graphic MSP: Jeremias – Estrela

Cultura sem Fronteiras lança e-book ‘Refugiados e Migrantes – Gente como a Gente’

Tags:bienalbienal do livroeventoliteraturaliteratura nacionallivros
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

O longa conta a emocionante trajetória de Arigó (Danton Mello), um dos maiores fenômenos mediúnicos da história, e chega aos cinemas em 1º de setembro
CinemaCríticaNotícias

Crítica | Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz

Alvaro Tallarico
3 Min Leitura
Turma da Mônica Lições tem filmagens iniciadas
CinemaNotícias

Turma da Mônica Lições | Filmagens tem início

Redação
2 Min Leitura
Literatura e HQ

“E as namoradinhas, Guilherme?” | Conto de Natal tem representatividade

Livia Brazil
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?