Ontem (06/08), dei algumas dicas de debates interessantes que ocorrerão do dia primeiro ao dia 05 de setembro. Portanto, hoje conto pra vocês sobre algumas conversas muito legais que vão rolar do dia 06 até o último dia de Bienal do Livro.
Para quem não sabe, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro comemora 40 anos em 2023. Do dia 01 a 10 de setembro, a feira literária receberá leitores e autores de vários países. Além de mais de 500 marcas relacionadas ao mercado do livro, o evento promete que mais de 300 convidados nacionais e internacionais vão passar por lá. Vai ser um luxo só!
06/09 (4ª feira)
19h: Palavra-chave
Começamos com uma conversa muito importante sobre dinheiro em DINHEIRO É COISA SÉRIA. Ok, não começamos, terminamos, porque é a última mesa do dia 06. Mas o que importa é que reúne a maravilhosa Nath Finanças, que fala de dinheiro de forma simples, descomplicada e, melhor, para pessoas reais, e não quem já é rico. O papo vai ser com a Nathalia Cruz, atriz e roteirista. Pra ter dicas de como fazer nosso pouco e suado dinheiro render bastante.
Nathália Rodrigues, ou Nath Finanças, como é conhecida, é administradora, empresária, escritora, orientadora financeira. É uma das vozes mais relevantes do Brasil quando o assunto é educação financeira prática e acessível. Presente na lista da Forbes Under 30 Brasil de 2021, é autora do livro “Orçamento sem falhas: Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro” (2021).
Nathalia Cruz é atriz e roteirista. Começou como roteirista no canal “Porta dos Fundos”, onde também atuou. Roteirizou as séries “Rensga Hits” e “Pablo e Luisão”. Também foi roteirista do quadro “Big Terapia”, do Big Brother Brasil, junto de Paulo Vieira. Atualmente possui um quadro semanal no programa Saia Justa, da GNT.
07/09 (5ª feira)
15h: Palavra-chave
Realmente não tem como indicar outra mesa nesse dia que não a ESCRITAS DO CORAÇÃO. Com a autora do momento, Carla Madeira, e com o português mais querido pelos brasileiros, Válter Hugo Mãe, o papo será sobre escrever sobre sentimentos. Sendo eles os mais diversos possíveis, os bons e os ditos ruins. Os autores irão comentar sobre como esse tipo de escrita facilita (ou não) a relação dos leitores com as obras. A mediação será de Pedro Pacífico, o Bookster. Cheguem cedo porque essa mesa vai bombar!
Carla Madeira é de Belo Horizonte. Seu livro, “Tudo é rio”, está fazendo um grande alvoroço entre o público leitor desde 2021, apesar sua primeira edição ser de 2014. No ano de 2021, foi a segunda escritora mais lida no Brasil. Também é autora de “Véspera” (2021) e “A natureza da mordida” (2022).
Valter Hugo Mãe nasceu em Saurimo, na Angola. Porém, se mudou para Portugal muito novo. É um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. Autor de muitos livros, já ganhou diversos prêmios. O autor tem uma ligação muito forte com o Brasil, escrevendo bastante sobre o país e sua cultura em suas redes sociais.
08/09 (6ª feira)
13h: Palavra-chave
As fanfics dão o que falar. Tem gente que nem considera Literatura. Mas vou te falar: é sim! E é uma forma que muitos jovens se iniciam na leitura e na escrita. Não tem jeito: elas vieram pra ficar e continuarão ajudando muita gente a ingressar nesse mercado. É sobre isso que vão discutir os autores da mesa FANFICS: DA INSPIRAÇÃO À PUBLICAÇÃO. Babi Dewet, Nathália Sodré, Sofia Soter e Ray Tavares vão falar sobre suas experiências com as fanfics, seja como leitoras, seja como escritoras.
Babi Dewet é carioca que mora em São Paulo. Formada em Cinema, publicou de forma independente o livro “Sábado à noite”, que se tornou febre. Inspirada em uma de suas fanfics sobre a banda McFLY, “Sábado à noite” se tornou trilogia e alavancou a carreira literária de Babi. Tem 12 livros publicados. Seu conto “Outono”, da antologia “Um ano inesquecível”, foi adaptado para o audiovisual, com Lázaro Ramos como diretor.
Nathália Sodré sempre foi apaixonada por Literatura. Em 2012, conheceu as fanfics e, em 2015, começou a transformar suas ideias em textos. É autora do livro “Stupid wife: Lembre-se de nós”.
Sofia Soter mora no Rio de Janeiro. É escritora de ficção e não-ficção YA. É autora de “Festa infernal” (2022). Tem contos nas coletâneas “Sobre amor e estrelas (e muita intensidade)” (2021), “Momentum” (2018) e “Keep Faith”. Apresenta o podcast Boa do inferno, sobre Buffy, a caça-vampiros.
Ray Tavares é escritora e roteirista. Possui quatro livros publicados pela Galera Record, “Os 12 Signos de Valentina”, “Confidências de Uma Ex-Popular”, “Heroínas” e “As Vantagens de Ser Você”, além de outros títulos independentes, somando mais de 80 mil exemplares vendidos. No Wattpad, atingiu a marca de mais de 5 milhões de leituras em todas as suas obras e foi vencedora do prêmio Wattys de Voto Popular em 2017. Desenvolveu ainda “Judas”, um audiodrama de thriller, e “OTP – Um Par Perfeito”, audiobook de romance.
09/09 (sábado)
19h: Palavra-chave
Na mesa LIVROS & MÚSICA & FESTA, autores do gênero YA (young adult) falam sobre a influência da música em suas obras. Eles compartilham com o público seus livros preferidos –e também as playlists. O gênero YA está revolucionando o mercado editorial, com estastícas mostrando que os jovens estão, sim, lendo bastante. Só basta a escrita ser interessante para eles. Farão parte do debate Clara Alves, Luca Gadagnini, Pedro Rhuas e Vinícius Grossos.
Clara Alves nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e trabalha como assistente editorial. Venceu o prêmio Wattys 2016 na categoria Novas Vozes com “Como reconquistar um amor perdido”. “Conectadas”, seu primeiro romance YA LGBTQIAP+, figurou a lista de mais vendidos da revista Veja e recebeu o selo Cátedra Unesco de Literatura da PUC-Rio de 2019. Também é autora de livros e contos de romance jovem publicados de maneira independente.
Luca Gadagnini é ator, escritor, músico e influenciador. Começou a trabalhar na internet em 2020 com conteúdos voltados para a Literatura, com grande foco na temática LGBTQIAPN+.
Pedro Rhuas cresceu em cidades do interior do Rio Grande do Norte e do litoral do Ceará. Seu romance de estreia, “Enquanto eu não te encontro” (2021), tornou-se best-seller instantâneo no Brasil. Além de escritor e jornalista, é também músico. Seu álbum de estreia, “Contador de história”, passou das 500 mil reproduções. É também autor de “O universo sabe o que faz” (2023) e participa da antologia “A gente se vê na Parada” (2023).
Vinícius Grossos é de Duque de Caxias (RJ). É escritor e jornalista. Em 2019, ganhou o prêmio Ecos da Literatura na categoria Melhor Livro Nacional com “Feitos de Sol”. Em 2021, seu livro “Não foi por acaso” estreou na lista dos meus vendidos da Veja. É autor, também, de “Sereia negra” (2014), “O garoto quase atropelado” (2015) e “Uma canção de amor” (2023). É coautor de “1+1: A matemática do amor” (2016), “O verão em que tudo mudou” (2017) e “Eu chamo de amor” (2021).
10/09 (domingo)
15h: Palavra-chave
Para fechar a Bienal, nada melhor que uma conversa sobre… crimes! A paixão do momento traz, também, pessoas que estudam muito sobre o assunto. Na mesa chamado DO ROMANCE POLICIAL AO TRUE CRIME: POR QUE OS CRIMES NOS FASCINAM?, o autor Raphael Montes e os podcasters Ivan Mizanzuk, Carol Moreira e Mabê Bonafé vão falar sobre a matéria-prima de suas obras. Eita jeito tenso de fechar a feira, hein! Mas certeza que vai ser sensacional (eu, pelo menos, adoro um podcast e uma série sobre crimes). Ah! O papo vai ser mediado pela Isabella Moore.
Carol Moreira e Mabê Bonafé são as apresentadoras do podcast Modus Operandi. Lá, as duas conversam sobre crimes que aconteceram. Em 2022, lançaram o livro “Modus Operandi: Guia de true crime”, uma extensão do podcast. Mabê também apresenta o podcast Caso bizarro, que fala sobre eventos estranhos que aconteceram ao redor do mundo. Já Carol tem um canal no YouTube onde fala sobre cinema, sendo a própria formada em Cinema. Apresenta, também, o Kino, programa de notícias do mundo do entretenimento.
Ivan Mizanzuk nasceu em Recife (PE), mas morou e vida toda em Curitiba (PR). Começou a produzir podcasts em 2011 e em 2021 entrou para a Globo. dirigiu os podcasts AntiCast, Projeto Humanos, Pico dos Marins – O caso do escoteiro Marco Aurélio e Conversas Paralelas. A quarta temporada do Projeto Humanos, sobre o Caso Evandro, inspirou a criação de uma série de televisão sobre o caso, da qual participou como roteirista e que foi indicada ao prêmio Emmy Internacional em 2022.
Raphael Montes é carioca. Escritor e roteirista, foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2020 com “Uma mulher no escuro”. É autor de diversos livros de suspense e policial, e criador da série “Bom dia, Verônica”.
Informações
Você pode adquirir seu ingresso com antecedência pelo site da Eventim. Os ingressos custam R$39 (inteira) e R$19,50 (meia-entrada). A Bienal do Livro acontece no Riocentro (A. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca). A produção do evento não divulgou o horário de funcionamento, mas, geralmente, as portas abrem às 09h da manhã.
Se é a primeira vez que você vai à Bienal do Livro, uma dica: vá de tênis (que não te machuque) e com roupas leves (mas leve um casaquinho porque, às vezes faz frio lá dentro). O pavilhão é gigante e tem muuuuita coisa pra ver! Não leve muita coisa na bolsa, porque você vai querer comprar livros e se já for com a bolsa lotada, vai sair de lá carregando quilos e mais quilos de peso!
Fiquem de olho que até o início da Bienal do Livro falaremos mais sobre a feira por aqui!
Por fim, leia mais:
Bienal do Livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 1)
No mês do Folclore, conheça cinco lendas indígenas para contar para as Crianças