Mais uma vez, as cidades brasileiras são destaque mundial no que diz respeito aos melhores lugares do mundo para fazer turismo. Brasília (DF) e a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), acabam de garantir seu lugar em publicações internacionais importantes. A capital federal ficou em 32º lugar no ranking do jornal americano New York Times, que elegeu 52 lugares em alta para o turismo. Já a paradisíaca Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, conquistou pela sétima vez o título de melhor praia do mundo, segundo lista do site especializado em viagens TripAdvisor.
Muito procuradas no país, as praias do Brasil são um espetáculo à parte para os turistas de todo o mundo. De Norte a Sul, praias de mar e rio são um dos destinos prediletos de viajantes brasileiros e estrangeiros. Em 2022, uma pesquisa encomendada pela Embratur revelou o país como o segundo destino de sol e praia mais procurado por cidadãos americanos. Só ficou atrás do México. Fernando de Noronha é o sonho de muitos, mas as opções nacionais são diversas.
Já entre os brasileiros, as praias são a motivação de 5 em cada 10 viagens planejadas. Em 2021, destinos que reúnem o tripé água, sol e calor, motivaram as viagens à lazer de 49% dos brasileiros.
Brasil é o 15º país mais seguro para viajar em 2024, liderando na América do Sul
O Brasil ascendeu 27 posições no ranking global dos países mais seguros para viajar em 2024. Dessa forma, alcançou a 15ª posição. É o único representante da América Latina na lista, conforme revela uma pesquisa recente da seguradora americana Berkshire Hathaway Travel Protection.
Em comparação com o levantamento anterior de 2023, onde o Brasil ocupava a 42ª posição, a notável melhoria na classificação é atribuída aos esforços e investimentos significativos em medidas de segurança pública e turística pelo governo federal. Isso reflete o compromisso do país em proporcionar uma experiência segura e agradável aos visitantes.
Celso Sabino, ministro do Turismo, destaca o desempenho positivo nas Américas, afirmando: “Além do crescimento na percepção da segurança que nos fez alcançar uma posição inédita, lideramos o ranking na América do Sul e estamos em segundo lugar, atrás apenas do líder Canadá, quando falamos das Américas.”
A pesquisa destaca o Brasil como líder em segurança de saúde, ocupando a 8ª posição global, superando países como Portugal e França. Sabino ressalta os esforços contínuos para tornar as áreas turísticas cada vez mais seguras, por meio da implementação de políticas públicas integradas entre os diversos setores do governo.
O levantamento ainda aponta o Brasil como um destino turístico mais seguro em 2024. Destaque para a ausência de ameaças terroristas e a proteção contra eventos climáticos extremos. Além disso, ainda há a infraestrutura robusta para prevenção de acidentes nas estradas e a criação de ambientes onde viajantes da comunidade LGBTQIA+ se sintam seguros e confortáveis.
Por fim, a pesquisa da Berkshire Hathaway Travel Protection, especialista em seguros de viagem, envolveu a entrevista de 1.702 viajantes que visitaram os países classificados nos últimos cinco anos. Os dados foram combinados com outros índices e informações, como o Índice de Paz Global e as pontuações do GeoSure Global sobre as principais cidades de cada país.