Saturday, November 26, 2022

Carroselfie | Conheça o projeto gratuito que ensina fotografia na maior favela do Brasil

No dia 28 de maio, às 10h, a Agência Trinity, especializada em Marketing de Causa, retorna com seu Projeto Carroselfie, oferecendo oficinas gratuitas de Mobigrafia (foto com aparelho celular), na Biblioteca Parque Rocinha C4. A proposta visa estimular jovens em situação de vulnerabilidade social, com capacitação profissional para que tenham renda extra com o ofício. Interessados poderão se inscrever no local 1 hora antes de forma gratuita.

O evento conta com o fotógrafo e documentarista carioca Tercio Teixeira. A saber, ele é o fundador do coletivo R.UA, fotocoletivo formado por 4 fotógrafos que buscam um trabalho autoral e independente.

Começar

“Comecei registrando tudo com celular emprestado, não tinha nem o meu próprio, mas foi importante começar de algum lugar! Hoje, além de ter autonomia, trago orgulho pra minha comunidade e posso provar para as pessoas de fora que existe sim beleza, amor e união dentro dos becos das favelas!”, disse Salem, uma moradora da comunidade da Rocinha, fotógrafa profissional e embaixadora oficial desta edição do projeto, conhecida nas redes sociais como @afotogracria, falando da importância da Mobigrafia para alavancar sua carreira fotografando o dia a dia da maior favela do Brasil.

A princípio, as oficinas se dividem em dois pilares. O primeiro são as aulas teóricas, onde os instrutores passam diretrizes gerais acerca do tema, tendo um momento de interação e troca de experiência com os alunos. Em seguida, são as aulas práticas, quando são realizados exercícios de execução das técnicas, dando-se prioridade à produção de conteúdos fotográficos feitos com o celular.

A ação está diretamente em linha com 2 (duas) das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidas pela ONU, sendo elas: ODS nº 8 (trabalho decente e crescimento econômico); ODS nº 10 (redução das desigualdades).

Amanhã

Ainda por cima, outra atração desta edição do projeto Carroselfie na Rocinha, está sendo a nova montagem da Exposição “MEU OLHAR DO AMANHÃ – Uma visão do futuro sobre a perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, com as 10 Mobigrafias vencedoras do concurso de Mobrigrafia realizado no site do projeto (www.carroselfie.com.br). A seguir, confira quais são:

Deixa o garoto brincar (Baía de Guanabara). – Autor: Nayane Silva
Aos olhos de uma criança, redução das desigualdades (sociais). – Autor: Gabriel Rocha
Lutar por um futuro. – Autor: Maria Cristina
O Velho e o Novo. – Autor: Levi de Andrade Meirelles
Redução das desigualdades. – Autor: Patrick Marques
O Futuro é uma criança em cima do muro. – Autor: Jeniffer Zenezi
A sede da infância. – Autor: Maria Cristina
Impacto Ambiental Negativo – Cidades e comunidades sustentáveis. – Autor: Thadeu da Silva Costa
A Favela tem sede. Sandra Lima
Arpoador, dócil sol, redução das desigualdades (sociais) – Autor: Gabriel Rocha
A exposição está à disposição do público no primeiro andar da Biblioteca Parque Rocinha C4 e permanecerá até o dia 28 de maio.

Por fim, a exposição ficará disponível no local até o dia 04 de junho e a entrada é franca.

SERVIÇO:

Projeto Carroselfie

Oficinas: Mobigrafia – Série de oficinas gratuitas, ministradas por profissionais de grande experiência no mercado da fotografia.

Local: Biblioteca Parque Rocinha C4 – Estr. da Gávea, 454 – Rocinha

Data: 28 de maio.

Horário: das 10 às 15h.

Entrada franca

Informações: carroselfie@agenciatrinity.com.br

Ademais, veja mais:

Fotografação | CRÍTICA
Em seguida, um fotógrafo e seu Rio de Janeiro
Afinal, a fotografia e a alucinação do artista

Escreve o que achou!