Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Cine Concerto- Central do Brasil- Divulgação
Cinema e StreamingEspetáculosNotícias

Cine Concerto homenageará um dos maiores clássicos nacionais

Por André Quental Sanchez
Última Atualização 15 de janeiro de 2026
4 Min Leitura
Share
Cine Concerto- Central do Brasil- Divulgação
SHARE

Realizado pelo Cine Concerto, Central do Brasil terá uma apresentação inédita com orquestra ao vivo

O clássico Central do Brasil (1998, Walter Salles), um dos filmes mais importantes do cinema nacional, está sendo apresentado ao público em um formato inédito no Brasil. O Cine Concerto Central do Brasil une a exibição integral do longa dirigido por Walter Salles à execução ao vivo da trilha sonora, criando uma experiência imersiva que mistura cinema e música de concerto.

Idealizado pelo diretor e produtor musical Anselmo Mancini, o projeto mantém todos os diálogos e efeitos sonoros originais do filme, enquanto a trilha musical é interpretada ao vivo por uma orquestra. A apresentação conta com a participação especial do compositor Antonio Pinto, autor da trilha original, que assume o piano durante o espetáculo. A regência e direção musical são de Mancini, à frente da Orquestra ALMAI.

Cine Concerto

Fernanda Montenegro e Vinicius de Oliveira em Central do Brasil- Divulgação

Para viabilizar a sincronização precisa entre imagem e música, o diretor desenvolveu um sistema técnico exclusivo, com mídia especial para performance, monitoração em vídeo para músicos e maestro e um songbook próprio com todas as partituras transcritas fielmente a partir da edição original do filme. Com isso, o projeto se tornou o primeiro cine concerto brasileiro baseado em um filme sonoro nacional, com estrutura técnica que permite sua execução por orquestras no Brasil e no exterior.

O reconhecimento artístico do Cine Concerto Central do Brasil se reflete também na repercussão na mídia. O espetáculo já foi tema de reportagens em programas como Jornal Nacional e Bom Dia São Paulo, da TV Globo, além de entrevistas em rádios como Eldorado e Cultura FM e notas em veículos como Folha de S.Paulo, Veja, Catraca Livre e IstoÉ.

A proposta ultrapassou fronteiras e rendeu convites internacionais a Anselmo Mancini. O projeto integrou a programação de eventos como o MATE Festival 2024, em Coimbra, e o LABRFF 2025, em Los Angeles, maior festival de cinema brasileiro fora do país. Em 2025, o cine concerto também faz parte das atividades do Ano Brasil–França, com apresentações e masterclasses no Conservatoire de Dugny, em Paris.

Com 1h55 de duração, o Cine Concerto Central do Brasil reafirma a força e a atualidade do cinema brasileiro, propondo uma nova maneira de vivenciar um filme consagrado por meio da música ao vivo.

Os ingressos para o evento que ocorrerá no dia 30 de Janeiro, às 20:00, podem ser encontrados no site da Sympla.

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !

Leia mais

  • Crítica: ‘O Preto de Azul’ aborda a busca por identidade, autoconhecimento e reconhecimento com sonoridade e visual únicos
  • Fanon, de Jean-Claude Barny, entra na corrida do Prêmio César e ganha exposição gratuita
  • Todd Haynes reúne mostra com mais de 20 filmes
Tags:central do brasilcine concertoCinemacinema brasileirocinema nacionalshows
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
André Quental Sanchez's avatar
PorAndré Quental Sanchez
Me Siga!
André Quental Sanchez é formado em cinema e audiovisual, apresenta especialização em roteiro audiovisual, é crítico, redator e amante da sétima arte como um todo.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

crítica Armadilha Explosiva
NotíciasCinema e StreamingCrítica

Armadilha Explosiva | Filme empolga, mas por razões diferentes

Sérgio Menezes
3 Min Leitura
CulturaEventosNotícias

Warner Music Brasil lança evento que promete surpreender: Warner Inspira

Redação
2 Min Leitura
Premiado pela ONU, fotógrafo brasileiro lança ensaio sobre comida dos Orixás em circuito internacional
CulturaNotícias

Premiado pela ONU, fotógrafo brasileiro lança ensaio sobre comida dos Orixás em circuito internacional

Redação
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?