Cinema
Cineastas liberam seus filmes online gratuitamente #fiqueemcasa
Publicado
3 anos atrásem

Os cineastas portugueses estão disponibilizando seus filmes online gratuitamente visando levar mais opções de cultura àqueles que agora se encontram isolados em casa devido ao coronavírus. O COVID-19 (coronavírus) já infectou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença. Inclusive, em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infecção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registrou a primeira morte no país.
Iniciativas como as desses cineastas auxiliam para a conscientização das pessoas para que fiquem em casa e usufruam de cultura. No Brasil, algumas atitudes estão somente começando a acontecer para tentar impedir um caos, contudo, ainda é possível perceber que o povo ainda não se atentou para a gravidade da pandemia.
Enfim, aqui estão alguns dos filmes online liberados gratuitamente:
O BARÃO de Edgar Pêra
https://youtu.be/
O HOMEM-PYKANTE (FILME DE EDGAR PÊRA KOM ALBERTO PIMENTA)
https://youtu.be/
FADE INTO NOTHING de Pedro Maia
https://vimeo.com/
TRAGAM-ME A CABEÇA DE CARMEN M. de Catarina Wallenstein e Felipe Bragança
https://vimeo.com/
O PRIMEIRO VERÃO de Adriano Mendes https://vimeo.com/
ARCA D’ÁGUA de André Gil Mata
https://vimeo.com/
FIRST LIGHT de Mariana Gaivão
https://vimeo.com/
ÁGUA FORTE de Mónica Baptista
https://vimeo.com/
PAS DE CONFETTIS de Bruno Ferreira
https://vimeo.com/
DEAR MOTHER de Paulo Carneiro
https://vimeo.com/
PLACENTA de Paulo Lima
https://vimeo.com/
MARIA DO MAR de João Rosas https://vimeo.com/
NORLEY AND NORLEN de Flávio Ferreira https://vimeo.com/
O QUE ARDE CURA de João Rui Guerra da Mata https://vimeo.com/
JOSÉ de João Monteiro
https://vimeo.com/
OS OLHOS DO FAROL de Pedro Serrazina [e várias outras curtas]
https://vimeo.com/
A GRUTA DE DARWIN de Joana Toste
https://vimeo.com/
O SAPATEIRO de David Doutel e Vasco Sá: https://vimeo.com/43049670
MI VIDA EN TUS MANOS de Nuno Beato
https://vimeo.com/66808434
A RAPOSA DA DESERTA de Pedro Neves
https://vimeo.com/80452625
O PESO DOS DIAS de Júlio Costa
https://vimeo.com/
REGISTO DE NASCIMENTO de Matilde Calado
https://vimeo.com/
TU de Hugo Pinto
https://vimeo.com/
RIGOROSO REFUGIO de Paulo Pinto
https://youtu.be/
CALIPSO de Paulo A. M. Oliveira e Pedro Martins
https://youtu.be/
Ademais, leia mais:
Por Detrás da Moeda | Documentário foca nos músicos de rua do Porto | Fantasporto 2020
Aliás, o FestivalEuFicoEmCasa traz shows online por causa do COVID-19
Direção de Fotografia no cinema, o que é? Enfim, Flávio Ferreira explica nessa entrevista!
Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Você pode gostar
Festival de Cinema Italiano | Evento gratuito acontece entre 04 de novembro e 04 de dezembro
Crítica | ‘Boa Sorte, Leo Grande’ tem empatia e sensualidade
EBA | Novo canal traz filmes gratuitos na internet
O Pacto | Filme instigante conta com fotografia sensível
Degustação e 5 estreias da Filmicca direto na sua casa
Inimiga Perfeita | Crítica
2 Comments
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Museu do Amanhã exibirá filmes da Mostra Ecofalante de Cinema durante a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente 2023
Serão 10 filmes do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais
Publicado
2 dias atrásem
31 de maio de 2023Por
Redação
Como parte da programação da SEMEIA, a Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, o equipamento cultural exibirá 10 filmes da Mostra Ecofalante de Cinema, um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.
A princípio, as sessões acontecerão entre os dias 6 e 9 de junho e contarão com acessibilidade para pessoas surdas. No dia 7, uma das produções contará também com Closed Caption e, no dia 8 de junho, no feriado de Corpus Christi, a exibição terá, ainda, com Closed Caption, audiodescrição e Libras.
Destaques
A programação da mostra abre no dia 6 de junho com o filme “Águas do Pastaza”, sobre a comunidade Suwa, localizada na fronteira entre o Equador e o Peru.
No dia 7, os curtas “Dia de Pesca e de Pescador” e “Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada” falam sobre como o brincar está inserido no dia a dia das crianças indígenas e como o cotidiano dessas comunidades se reproduzem de forma lúdica.
“Crescer onde nasce o sol” se passa numa comunidade onde o brincar parece não ter lugar e este ato se torna quase uma ação de resistência pelas crianças que, brincando, sonham com um futuro melhor. Por fim, “Aurora, a Rua que Queria Ser Rio” traz a história de um rio reprimido e canalizado para dar lugar ao “progresso”.
No dia 8 de junho, o documentário “Mata” abordará a resistência de um agricultor e uma comunidade indígena diante do avanço das plantações de eucalipto. A sessão será a única com Closed Caption, audiodescrição e Libras. Para encerrar, o último dia abre com “Borboletas de Arabuko”, que retrata o ofício de cultivadores de borboletas no Quênia e como essa prática incomum acabou ajudando a preservar a maior e última floresta remanescente da África Oriental. Em seguida, “Movimento das Mulheres Yarang” documentou a história de um grupo de mulheres do povo Ikpeng, que formou um movimento para coletar sementes florestais e restaurar as nascentes do Rio Xingu, que passa por suas aldeias. Por fim, “Meu Arado, Feminino”, destaca a pluralidade feminina do campo e seu elo com a natureza.
SEMEIA
De 5 a 11 de junho, a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, trará uma programação com rodas de conversa, oficinas, filmes, ativações artísticas e shows. Afinal, o objetivo é promover trocas e aprofundamentos sobre temas como preservação da água, saberes tradicionais, soberania alimentar, crise climática, direito à informação e cooperação para a sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e algumas precisam de inscrição antecipada porque estão sujeitas a lotação.
Em seguida, confira a programação da Mostra Ecofalante durante a SEMEIA:
6 de junho
14h – Mostra Ecofalante
Mostra de cinema
Onde: Observatório
Filme Águas de Pastaza (Inês T. Alves, Portugal, 60′, 2022) *com Libras
Parceria: Mostra Ecofalante
Classificação: Livre
Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)
7 de junho
14h – Mostra Ecofalante
Mostra de cinema
Onde: Observatório
Dia de Pesca e de Pescador (Mari Corrêa, Brasil, 2015, 3′) *com Libras
Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada (Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini, Brasil, 2016, 19′) *com Libras
Crescer onde nasce o sol (Xulia Doxágui, 2021, Brasil, 13′)*com Libras e Closed Caption
Aurora, a Rua que Queria Ser um Rio (Redhi Meron, 2021, Brasil, 10′) *com Libras
Parceria: Mostra Ecofalante
Classificação: Livre
Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)
8 de junho
14h – Mostra Ecofalante
Mostra de Cinema
Mata (Fábio Nascimento, Ingrid Fadnes, 2020, Brasil / Noruega, 79′) *com Libras, Closed Caption e audiodescrição
Onde: Observatório
Parceria: Mostra Ecofalante
Classificação: Livre
Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)
9 de junho
14h – Mostra Ecofalante
Mostra de Cinema
Onde: Observatório
As Borboletas de Arabuko (John Davies, 2020, Reino Unido, 10′) *com Libras
Yarang Mamin – Movimento das Mulheres Yarang (Kamatxi Ikpeng, 2019, Brasil, 21′) *com Libras
Meu Arado, Feminino (Marina Polidoro, 2021, Brasil, 21′) *com Libras
Parceria: Mostra Ecofalante
Classificação: Livre
Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)


Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha | Show acontece no Cesgranrio

Museu do Amanhã exibirá filmes da Mostra Ecofalante de Cinema durante a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente 2023

EO – O mundo visto pelos olhos de um burro

‘A Era de Ouro’, cinebiografia do produtor que lançou Kiss, Donna Summer e Village People, ganha nova data de estreia | Veja o trailer
Cultura


Anime Friends completa 20 anos e traz ao Brasil atores de séries japonesas dos anos 80
Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, será um dos convidados


Benjamin, o palhaço negro | Uma homenagem ao primeiro palhaço negro do Brasil
Parece até piada que notícias como a do racismo sofrido pelo jogador de futebol Vini Jr. ou um aplicativo que...


Sucessos da DreamWorks são tema de exposição imersiva que chega a São Paulo
DreamWorks Animation: A Exposição - Uma Jornada do Esboço à Tela


‘Cinderela’ estreia no Teatro Miguel Falabella com trilha sonora diferenciada
Informações e ingressos antecipados com desconto pelo whatsapp 2199596-2747.
Crítica


EO – O mundo visto pelos olhos de um burro
Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023


Crítica | ‘Meu Vizinho Adolf’ uma dramédia impactante
'Meu Vizinho Adolf' aborda as consequências do nazismo em uma dramédia tocante.


Crítica | Meu Pai É Um Perigo
Comédia é leve, diverte e ainda traz algumas críticas de classe


Crítica | ‘A Pequena Sereia’ desenvolve os personagens melhor que a animação
Hans Christian Andersen: "Mas uma sereia não tem lágrimas, e, portanto, ela sofre muito mais"
Séries


Aruanas | Segunda temporada apresenta poluição urbana como o inimigo
Série original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo em coprodução com a Maria Farinha Filmes, acompanha a saga de ativistas ambientais


The Sympathizer – Nova série da HBO Max traz Robert Downey Jr.
Trailer mostra que o ator interpreta vários personagens.


The Acolyte | Ilha da Madeira é cenário de nova série Star Wars sobre os Sith
Destino português recebeu parte das filmagens de 'The Acolyte'


Belas Maldições – Neil Gaiman fala sobre trailer da 2º temporada
Série segue sem data de estreia mas agora temos noção de quando o trailer pode sair.
Literatura


Conheça a biografia do controverso Vladimir Putin em HQ
Obra da Conrad é uma leitura importante para quem quer entender as complexidades da política russa e suas estratégias globais


A Voz do Tempo | Conheça a história real de uma paixão entre um padre beneditino e uma jovem aristocrata
Escritora Lenah Oswaldo Cruz transforma em autobiografia manuscritos que encontrou do pai sobre o romance que chocou as sociedades paulista...


A plenitude do ser: O guia para uma vida transformada | Conheça a filosofia de Tina Turner
"Acredito que cada um de nós nasce com uma missão particular, com um propósito de vida que só nós podemos...


A Feira do Livro | Evento recebe Patricia Hill Collins, uma das mais potentes vozes do feminismo negro
Socióloga estadunidense, uma das mais importantes vozes da intelectualidade contemporânea, vem ao Brasil em junho
Música


Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha | Show acontece no Cesgranrio
No dia 02 de junho, a multiartista fará sua estreia na capital carioca


Oficina das Minas abre inscrição para aulas de violão, cavaco e percussão
Projeto Social com aulas gratuitas para mulheres


Amar e Mudar as Coisas | Daíra canta Belchior em show no Cassino Acústico
Neste trabalho, gravado ao vivo em 2016, a artista apresenta releituras intensas e autênticas de grandes sucessos


Donna Summer – Universal Music celebra a vida e obra da rainha do disco
Uma série de lançamentos com materiais inéditos estão programados para este ano
Tendências
- Cinema1 mês atrás
Crítica | Deixados Para Trás: O Início do Fim
- Cinema2 meses atrás
Crítica | O Exorcista do Papa
- Cinema1 mês atrás
Crítica | ‘Beau tem Medo’ é bizarramente bom
- Cultura2 meses atrás
Abba The Show chega ao Brasil com turnê de 11 shows
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Herói de Sangue’ é destaque no Festival Filmelier
- Cinema1 mês atrás
‘Ninguém é de ninguém’ faz pré-estreia no RJ
- Cinema1 mês atrás
Crítica | A morte do demônio: A ascensão
- Música2 meses atrás
Francisco, el Hombre | Novo show da turnê de 10 anos acontece no Circo Voador
Pingback: Clube do Livro | Veja essa dica para amantes de cinema e literatura
Pingback: Centro da Música Carioca apresenta alternativas nas redes sociais