Saturday, October 23, 2021

FestivalEuFicoEmCasa traz shows online por causa do COVID-19

É hora do FestivalEuFicoEmCasa. 78 músicos portugueses vão realizar entre esta terça-feira (17/03) e o próximo domingo (22/03), um festival virtual na rede social Instagram. @FestivalEuFicoEmCasa como se chama essa iniciativa inédita que visa sensibilizar a população a ficar em casa. Será diariamente entre as 17h00 e as 23h30.

A ideia do festival surgiu como uma maneira de reagir aos efeitos do novo coronavírus e à necessidade de isolamento social. Aliás, a transmissão de cada show terá duração máxima de 30 minutos e será feita na conta de Instagram de cada um dos artistas que participam no festival, a partir de suas próprias casas. Além disso, em concomitância, haverá transmissão na conta criada especialmente para o evento, @FestivalEuFicoEmCasa.

Afinal, entre os artistas estão: Bárbara Tinoco, Boss AC, Cristina Branco, Legendary Tigerman, Ana Moura, Fausto, António Zambujo, Matias Damásio, Pedro Abrunhosa, Ana Bacalhau, Capicua, Diogo Piçarra, Carolina Deslandes, entre muitos outros nomes do cenário da música em Portugal, como o Tiago Nacarato, que deu entrevista para o Vivente Andante.

Tiago Nacarato participa do FestivalEuFicoEmCasa
Tiago Nacarato é um dos participantes do @FestivalEuFicoEmCasa (foto: Alvaro Tallarico)

Momento crítico

“Numa altura crítica para Portugal e para o mundo, é urgente que todos entendamos que só cumprindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e Direção Geral de Saúde poderemos sair deste cenário com a maior rapidez possível”, é o que está escrito no comunicado de apresentação do festival.  Lá também citam esse como um período crítico para todo o setor cultural, “em que o cancelamento e adiamento de inúmeros concertos e espetáculos em todo o país resultou numa quebra de 100% na faturação de grande parte dos intervenientes do sector, deixando artistas, músicos, técnicos, agências e várias empresas numa situação econômica muito delicada”. A iniciativa une artistas dos mais diversos estilos musicais, de diferentes gravadoras e locais.

Por fim, um dos objetivos do festival segundo os organizadores é “tornar visível a problemática com que o setor se depara, chamando a atenção da população, dos media e consequentemente dos decisores políticos para a necessidade de olharem para as especificidades desta área”.

Veja abaixo todos os shows e horários:

festivaleuficoemcasa é boa iniciativa. Saiba mais no Vivente Andante.
Todos os shows e horários (divulgação: @festivaleuficoemcasa)

Ademais, leia mais:

Por Detrás da Moeda | Documentário foca nos músicos de rua do Porto | Fantasporto 2020
Tiago Nacarato | “A música é a entidade artística que consegue unir pessoas de classes sociais diferentes”
Direção de Fotografia no cinema, o que é? Flávio Ferreira explica nessa entrevista!

2 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: