O cineasta Boca Migotto apresenta o livro Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre ou Como o cinema imagina a capital dos gaúchos (Ed. Pragmatha, 2022, 521 págs., R$ 78,00), resultado da sua pesquisa de doutorado, defendida em 2021. O primeiro lançamento presencial será durante o 50º Festival de Cinema de Gramado, no dia 13 de agosto, às 16h, na Serra Gaúcha, junto com a obra 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho (ACCIRS) e seguido pela apresentação do Portal do Cinema Gaúcho.
Na próxima quinta-feira, 4 de agosto de 2022, ocorre uma live de lançamento da pré-venda, pela página de Facebook da editora. A partir das 20h, o autor conversa sobre o processo de pesquisa e escrita com Marcelo Müller, professor e crítico de cinema.
A publicação – que deve ter sessões de autógrafos posteriores em Porto Alegre e Interior num futuro próximo – poderá ser adquirida online em pré-venda pelas redes sociais do autor (Facebook e Instagram), com 20% de desconto.
Tese
A obra, em forma de grande ensaio, é uma adaptação simplificada da tese intitulada “A Clube Silêncio e um tal cinema gaúcho de Porto Alegre”, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação de Comunicação da UFRGS. Escrito na Capital Gaúcha, Paris e Bento Gonçalves, entre 2019 e 2022, o livro tem sua versão literária elaborada sem a rigidez acadêmica, focada no cinema urbano feito em Porto Alegre.
Assim, segundo a professora Miriam Rossini, orientadora de Boca no doutorado, acaba por abordar a história da Capital e do cinema, estética, processos de produção audiovisual, memória e narrativa oral: “O autor nos leva a perceber não apenas o cinema com novos olhos, mas também a história da cidade num amplo aspecto de história da cultura”.
Recentemente, o realizador esteve envolvido com as filmagens de A Próxima Estação de Tabajara Ruas, documentário comemorativo aos 80 anos do escritor e cineasta, o qual foi convidado a dirigir e que tem estreia marcada para dia 9 de agosto de 2022, na Cinemateca Paulo Amorim. No ano que vem, Boca Migotto ainda deve lançar o documentário longa-metragem homônimo ao livro, realizado paralelamente à tese e à publicação.
Ficha técnica:
UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE ou Como o cinema imagina a capital dos gaúchos
Ensaio do diretor Boca Migotto resultado da pesquisa de doutorado em Comunicação na UFRGS (2021)
Editora: Pragmatha (SP) – 1ª edição
Páginas: 521
Pré-venda com 20% de desconto: R$ 65,00 (+ 13,00 pela taxa de envio)
Chave-PIX: boca.migotto@gmail.com (enviar para este e-mail o comprovante com nome e endereço completos, com CEP)
Mais informações: Facebook e Instagram
Trailer: vimeo.com/734447205
LIVE DE LANÇAMENTO
Bate-papo do autor com o crítico Marcelo Müller, do Papo de Cinema
Data e horário: 4 de agosto de 2022, quinta-feira, às 20h
Canal: Facebook da Editora Pragmatha
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Data e horário: 13 de agosto de 2022, sábado, às 16h
Local: Espaço Elizabeth Rosenfeld – junto à Câmara de Vereadores de Gramado (Rua São Pedro, 369 – Fundos)
Entrada franca