Conecte-se conosco

Cinema

O Coração do Mundo | Natalia Meshchaninova traz à tona o desconforto das relações intensas

Publicado

em

o Coração do Mundo_vertical

Em seu segundo filme, O Coração do Mundo (Core of the World), a diretora Natalia Meshchaninova faz um comovente estudo de caráter de um veterinário que trabalha em um canil de treinamento de cães de caça. Egor (Stepan Devonin) cuida noite e dia dos cachorros e dos outros animais do sítio da família de Nikolai (Dmitriy Podnozov). O custo mental e físico do árduo trabalho de Egor aparece em close-ups e na utilização de steadycam, trazendo tensão aos severos movimentos da câmera. Principalmente em cenas como as que envolvem os “verdes”, como são chamados os ativistas que buscam denunciar a propriedade por maus tratos aos animais.

A luz natural da fotografia é explorada ao máximo, mesmo nas cenas de neblina e no escuro casebre que Egor mora. Ou seja, evidencia o próprio estado de espírito da personagem principal, um homem introvertido e solitário. Contudo, Egor é o único a dar atenção ao pequeno Ivan (Vitya Ovodkov), neto de Nikolai, que é frequentemente deixado por conta própria nos arredores do sítio.

Sexo e emoção

Após uma ida ao rio, Egor acaba se envolvendo com a mãe de Ivan, Dasha (Yana Sekste), em uma estranha relação de necessidade sexual e contato emocional, do qual ele não sabe ao certo se realmente deseja. Aos poucos, o recluso Egor vai se inserido na rotina da família, negligenciando a morte de sua própria mãe, com quem possuía um passado conturbado. Quando Nikolai começa a beber em demasiado e a causar confusão entre os moradores do sítio e seus vizinhos, as tensões aumentam fazendo o veterinário entrar em um estado de descontrole e agir assim como os animais que treina.

O drama consegue mostrar de forma sensível e eficaz, a discrepância entre a dificuldade dos personagens em expressar seus sentimentos e a ternura que mostram a alguns animais. A atuação de todo o elenco é louvável, verdadeiramente se jogam na rigorosa montanha-russa de emoções criada pela diretora e também roteirista Natalia Meshchaninova. Stepan Devonin, que merecidamente recebeu o Nika Award, o equivalente ao Oscar russo por seu papel como Egor, conseguiu a façanha de passar ao público o isolamento e a agonia interior de sua personagem de maneira fascinante.

*O Coração do Mundo pode ser visto no 1º Festival de Cinema Russo – Russian Film Festival, vai de 10 a 30 de dezembro, na plataforma Spcine Play com exibições gratuitas

Ademais, leia mais:

Gratuito | Veja o 15º Festival de Cinema Latino-Americano com filmes online

Crítica | Uma Mulher Alta

Crítica | O Telhado

Anúncio
7 Comentários

7 Comments

  1. Pingback: O Homem que Surpreendeu a Todos | Dor e sofrimento o 1º Festival de Cinema Russo

    • Joe

      8 de dezembro de 2020 at 21:15

      Ótimo texto! Irevei ver no festival.

  2. Amanda Castro

    8 de dezembro de 2020 at 21:23

    Adorei a crītica !!! Achei bem interessante a temática do filme. Quero muito ver .

  3. Claudine Teles

    8 de dezembro de 2020 at 21:47

    Achei o texto extremamente competente com a abordagem dessa desesperança e mostrando a dicotomia e diversidade dos personagens, entre a realidade e os desejos dessas pessoas onde as questões pessoais e individuais não deveriam acontecer. Enfim, essas separações entre o campo, do trabalho, do profissional não deveriam acontecer, porém, se evidenciam no decorrer da história.

  4. Vladimir

    9 de dezembro de 2020 at 01:03

    Excelente análise! Instiga a curiosidade daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de assistir à película – como é meu caso. 🙂

  5. Pingback: Russian Film Festival 2022 | Confira a edição online e gratuita até 21 de julho

Escreve o que achou!

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências