No evento “CNN Talks: o Futuro da Distribuição de Conteúdo”, promovido pela CNN Brasil, líderes de importantes players da indústria de tecnologia e distribuição exploraram as implicações da evolução tecnológica na produção e compartilhamento de conteúdo em plataformas múltiplas.
Aconteceu na manhã da última sexta (11), em São Paulo, e reuniu Fábio Coelho (Google), Gian Martinez (Winnin), Mario Laffitte (Samsung), Fernando Magalhães (Claro), Claudine Bayma (Kwai), além dos executivos da própria CNN Brasil (os VPs Virgilio Abranches e Sergio Maria) e Clarissa Gaiatto (Deloitte). O mestre de cerimônias foi o âncora Marcio Gomes.
Os participantes debateram sobre a importância da relevância e qualidade na era multiplataforma e ressaltaram como a tecnologia se tornou uma aliada fundamental nesse cenário. A discussão se concentrou em duas partes: a criação de conteúdo e sua distribuição, abordando temas como a adaptação dos conteúdos a diferentes plataformas e a necessidade de manter a qualidade para atrair audiências diversificadas.
Etapas
Na primeira etapa das discussões, os participantes destacaram a importância da relevância do conteúdo como a chave para atrair audiências dinâmicas e diversas. A tecnologia foi identificada como um recurso essencial para criar e adaptar conteúdo de maneira eficaz para diferentes plataformas. Além disso, a personalização do conteúdo e a adequação aos meios de distribuição emergiram como fatores cruciais para o sucesso. A parceria entre a CNN Brasil e a plataforma Kwai na cobertura das eleições de 2022 e outros eventos foi citada como um exemplo bem-sucedido de como o jornalismo pode atrair mais usuários para as plataformas.
“A CNN Brasil nasceu multiplataforma; isso facilita a nossa vida”, pontuou Virgilio Abranches, vice-presidente de Conteúdo e Operações da CNN Brasil. Ele lembrou que, em um momento em que se fala tanto em creators, “jornalistas não criam notícias”, mas podem “criar formatos” para entender as melhores maneiras de se comunicar dentro de um “ambiente jornalístico”.
Por fim, na segunda parte do CNN Talks, as discussões focaram na distribuição de conteúdo, onde os participantes enfatizaram a importância de estratégias inteligentes de disponibilização em várias plataformas para alcançar um público mais amplo. A monetização inteligente por meio de formatos diferenciados e telas diversas foi discutida como um meio eficaz de maximizar a eficiência financeira. A qualidade do conteúdo foi ressaltada como um critério essencial, e os participantes enfatizaram a necessidade de remoção de conteúdo sem qualidade das plataformas.
Para Sérgio Maria, VP de Digital e Inovação da CNN Brasil, a empresa, embora multiplataforma, ainda é muito vista como televisão. “Por isso é tão importante estarmos em todas as plataformas”, constatou. Ele revelou que40% do conteúdo assistido do canal no YouTube é consumido na TV. Para o VP, o fato inédito de termos atualmente cinco gerações que acessam conteúdos de modos diferentes só amplia a necessidade de se valorizar a relevância desses conteúdos.
Ademais, veja mais:
O Escândalo | Quando os bastidores recebem holofotes
Crítica | ‘Ela Disse’ escancara o sistema que oprime as mulheres
Bandolim Restaurante Cult Bar | Rio de Janeiro ganha nova casa de cultura