Thursday, September 23, 2021

Com mistério e romance ‘SHARING: The Night’ estreia sábado, dia 6

Entre os dias 6 e 14 de fevereiro, às 21 horas, o espetáculo SHARING: The Night será transmitido gratuitamente no canal do Youtube da Faculdade Clóvis Salgado. A peça tem texto e direção de Júlio Vianna e marca a formação técnica dos alunos da Escola de Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. A história se baseia entre um grupo de hóspedes de um grande casarão isolado da sociedade que passa a noite vivenciando episódios estranhos e misteriosos.

“Eu resolvi colocar o elenco nesse estado de tensão, de não entender completamente todas as dinâmicas e propostas, ao soltar aos poucos a narrativa dramatúrgica. Ou seja, aos poucos os artistas vão descobrindo quem eles interpretam. Desta forma, todos os personagens são passíveis de serem culpados, inocentes ou vítimas. Isso cria uma ambivalência dentro dos atores que me interessa trabalhar”, explica o diretor que optou por apresentar detalhes do enredo aos atores pouco tempo antes dos ensaios. 

Inspirado por clássicos do cinema e da literatura

Alguns clássicos do cinema e da literatura internacional foram utilizados como grandes inspirações para a elaboração do espetáculo como: “Janela Indiscreta”, de Alfred Hitchock e “Orgulho e Preconceito”, da escritora Jane Austen que também recebeu uma adaptação audiovisual. Temas que envolvem mistérios, suspense e romances de época ajudaram a montar a peça. Segundo a equipe, o título faz referência à canção “Sharing The Night Together”, da banda pop norte-americana Dr. Hook, fundada no final dos anos 60.

O pesquisador teatral, Ernani Maletta, é o responsável pela direção musical da peça. Até mesmo ele recebeu informações fragmentadas sobre o desenrolar da trama. “Existem duas maneiras de trabalhar assim: assumir uma postura passiva e esperar que alguém lhe conte algo; e existe a maneira que eu escolhi: a ativa. Já que o mistério existe, eu comecei a inventar informações e contá-las para o Júlio e para os alunos. E assim fomos desenvolvendo as coisas, algumas que o Júlio aproveitou e inseriu no enredo”, conta. 

As transmissões de “SHARING: The Night” acontecerão diretamente do Palacete Dantas, um dos casarões mais antigos de Belo Horizonte. O Palacete fica localizado em frente à Praça da Liberdade e já abrigou a Secretaria de Cultura da cidade. 

Ademais, leia mais:
Rio de Janeiro ganha biblioteca gratuita especializada em cinema
24ª Mostra de Cinema de Tiradentes define tema e homenageia Paula Gaitán
Ostinato | Filme de Paula Gaitán mostra o processo criativo de Arrigo Barnabé

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: