Conecte-se conosco

Cultura

Comparsas do Riso | Espetáculo circense teatral infantojuvenil faz curta temporada em Niterói

Peça dirigida por Cláudio Baltar chega ao Teatro Popular Oscar Niemeyer

Publicado

em

comparsas do riso em foto de renato mangolin

Nos dias 20 e 21 de maio, Niterói recebe no Teatro Popular Oscar Niemeyer o espetáculo infantojuvenil Comparsas do Riso, um tributo amoroso ao circo. Dirigido por Cláudio Baltar, o espetáculo origina-se do livro infantojuvenil homônimo do escritor alagoano Bernardo de Mendonça (1950-2017), com dramaturgia de sua filha, Sol de Mendonça.

A peça apresenta números de palhaçaria, trapézio, tecido, elásticos e malabares. No elenco Adelly Costantini, Alice Amarante, Juliete Schultz, Horácio Storani e Vicente Baltar. Ainda por cima, em cena, os musicistas Lia Buarque e Horácio Storani acompanham a trupe. Sol de Mendonça é também coautora da trilha musical com Pedro Miranda e Guto Wirtti.

A história, originalmente escrita em versos, fala de um instante de arte, prazer e liberdade numa cidade em que os moradores passam os dias isolados. No circo local, a arquibancada, mais vazia do nunca, enche-se de vida com as gargalhadas de um menino, encantado com o que assiste no picadeiro. É o tipo de sessão que os artistas amariam eternizar. A emoção do menino, ao expressar gargalhadas tão sinceras, contagia de forma avassaladora a pequeníssima plateia.

Aliás, confira um teaser do espetáculo Comparsas do Riso e siga lendo:

Segundo o diretor Cláudio Baltar, os assuntos mais interessantes do espetáculo são sobre o riso: “Por que é que a gente ri? Ri de quê? De quem? Ri de si mesmo? Quem deu a primeira risada?”. Além disso, trata sobre a relação de empatia que se estabelece entre o artista e o público ou da busca dessa empatia. A cada espetáculo a plateia se renova e o artista precisa “ganhar o público”, missão ora mais fácil, ora mais difícil, de acordo com as circunstâncias do momento e a diversos fatores inexplicáveis.

Comparsas do Riso soma-se aos 45 anos de trabalho de Cláudio Baltar, que possui uma sólida carreira em direção circense, que inclui a companhia carioca Intrépida Trupe, em espetáculos de sucesso e parcerias com a Cia Bufomecânica e o Circo Crescer e Viver. A paixão pelo Circo surgiu no Grupo Manhas e Manias, nos anos 80, e consolidou-se com a Intrépida Trupe. Seus principais espetáculos são: Sonhos de Einstein (Direção, 2003 – 2010, Intrépida Trupe); Água de Beber – Pequenas Histórias de Capoeira (Direção, 2007 – 2014); Passos (Direção, 2011 – Circo Crescer e Viver); Two Roses for Richard III (Codireção, 2012 – World Shakespeare Festival – Londres e Stratford Upon Avon); Vertigem (Direção, 2016 – 2018, Dança Vertical).

Serviço:

Teatro Popular Oscar Niemeyer

Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro, Niterói, RJ

Dias 20 e 21 de maio, sábado e domingo, às 16h

Ingressos à R$20 e R$10 (meia)

Venda online: https://bileto.sympla.com.br/event/82734

Agendamento escolar pelo telefone 21 98434-2495

Duração: 40 minutos

Classificação livre

Infantojuvenil circense

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23

Zack Snyder e elenco de Rebel Moon levam Palco Thunder à loucura na CCXP23.

Publicado

em

Em uma noite que entrará para a história da CCXP, a Netflix e Zack Snyder apresentaram pela primeira vez para o público, na sexta (1), o universo de Rebel Moon, nova aventura épica do diretor. Além de Snyder, que fez sua grande estreia na CCXP, o elenco do filme e os produtores Deborah Snyder, Eric Newmann e Wes Coller também participaram do painel no Palco Thunder, nesta sexta (1), onde aconteceu a primeira exibição mundial de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, que estreia no dia 22 de dezembro na Netflix.

O aguardado painel, que contou com a apresentação de Carol Moreira e João Luis Pedrosa, começou com a invasão do temido Mundo-Mãe. Soldados dominaram o palco e, em seguida, a audiência foi transportada direto para os planetas e luas da saga, como Veldt e Neu-Wodi, além de descobrirem as criaturas e novos heróis do universo Rebel Moon! Snyder, os produtores e elenco, formado por Sofia Boutella, Djimon Hounsou, Ed Skrein, Michiel Huisman, Ray Fisher, Charlie Hunnam, Staz Nair e E. Duffy, receberam muitos aplausos dos fãs brasileiros a cada interação dos atores. Para o delírio do público, Charlie Hunnam exibiu a camiseta do Brasil por baixo do figurino, Ed Skrein fez uma entrada triunfal ao lado de soldados do Mundo-Mãe, enquanto Staz Nair surpreendeu o público ao mandar ver no português, com direito a um “obrigado, família!”.

Exclusividade para o Brasil

Snyder, junto do elenco e demais produtores, compartilhou detalhes exclusivos sobre os personagens e as experiências de gravação no set de filmagem. Em um momento emocionante de celebração dos fãs, seis sortudos da plateia puderam fazer suas perguntas diretamente para os atores. “Para mim, escalar o elenco é uma parte muito importante de fazer um filme. Eu tinha ideias muito específicas do que queria para os personagens. É uma honra e um privilégio incrível trabalhar com esses atores”, comentou Snyder, enquanto Sofia celebrou sua protagonista “badass”. 

No auge do painel, a exibição na íntegra de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, no telão do Thunder, se materializou em um espetáculo visual repleto de ação e efeitos especiais que deixou a audiência em êxtase. “Rebel Moon é uma carta de amor para a ficção científica”, anunciou o diretor sob uma salva de palmas.

Mais surpresas

E não parou por aí. Ao final da sessão, o público (e o elenco!) se surpreenderam com um teaser inédito da Parte 2 do filme, também exibido pela primeira vez no Brasil. Com isso, a expectativa foi lá no alto para a estreia de Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes. A parte 2 chega na Netflix em 19 de abril de 2024.

Vale lembrar que o público da CCXP tem até domingo (3) para explorar o universo Rebel Moon através de experiências imersivas exclusivas. Réplicas hiperrealistas, interações com criaturas do filme, visitas ao bar de Providence e a oportunidade única de estrelar Rebel Moon em um trailer personalizado. Essas são apenas algumas das experiências que aguardam os fãs nos próximos dias. Chega mais, o futuro pertence aos rebeldes.

Por fim, leia mais:

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

CCXP 23: Gigantesco evento completa 10 anos com toque carioca, confira as dicas!

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências