Contos da Capivara | De forma lúdica, podcast ensina sustentabilidade para crianças

Uma loja fantástica de sucata, uma cientista que vira árvore, uma menina que se sente parte da natureza, entre muitas outras histórias, fazem parte da série inédita do podcast “Contos da Capivara”, que ganha lançamento no próximo dia 22 de abril, em vários tocadores, entre eles o Spotify.

O projeto surgiu pela produtora Poétika e pelo Verdes Marias, um movimento de três irmãs, que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável. A princípio, os podcasts têm o intuito de falar sobre sustentabilidade e meio ambiente através dos contos infantis. Entretanto, de uma forma leve e lúdica, em que pais e filhos podem escutar juntos e inspirarem mudanças de hábitos diários através de pequenas atitudes diárias, chamada de microrrevoluções.

A série “Contos da Capivara” traz um cenário atual do lixo e das questões ambientais, as mudanças climáticas e a importância do cuidado com a água. Além disso, ensina como pode ser legal brincar com sucata, porque o desmatamento é um problema, entre outros assuntos.

Dicas

Aliás, os podcasts têm 8 histórias inéditas escritas por autores brasileiros da literatura infantil, como Claudia Vasconcellos, Kiusam de Oliveira, Edson Natale, Julia Medeiros, Marcelo Maluf, Thata Alvez, Caru Ricardo e Ciro Campos do Planeta OCA.

Todos os episódios contam com a Clara, a Capivara, que traz dicas de como as famílias podem levar uma vida mais sustentável. O primeiro episódio traz a história “Bricabraque”, de autoria de Claudia Vasconcellos, e a participação do Menos 1 lixo, que reforça a importância de reciclar brinquedos e outros objetos que muitas vezes vão parar no lixo e consumir menos. O conteúdo é indicado para crianças acima de 4 anos.

Os demais episódios já tem data para acontecer e tem a seguinte programação: 29/04 – Arvorícia, do Verdes Marias, com o Greenpeace; 06/05 – A Viagem da Garrafa, com o Planeta Oca e Sea Shepherd; 13/05 – A Mensagem Secreta do Vento, com Edson Natale e Instituto Ipê; 27/05 – A Dança de Gaia, com Marcelo Maluf e Famílias pelo Clima; 27/05 – Julia Medeiros; 03/06 – Somos a Mãe Terra (Kiusam); e 10/06 – Thata Alves.

Ideia é estimular a imaginação e a fantasia nas crianças

De acordo com Mariana Moraes, uma das idealizadoras do Verdes Marias, a ideia do podcast para as crianças surgiu ainda durante a pandemia de Covid-19, quando ela não sabia mais como entreter seus dois filhos pequenos na hora do trabalho. “O podcast surgiu como uma alternativa maravilhosa no lugar da televisão, então eu comecei a buscar podcasts para as crianças nas plataformas. Tinham alguns muitos legais, de histórias já contadas, como Chapeuzinho Vermelho, mas não histórias que falam da relação que as crianças devem ter com o planeta, o consumo de lixo, por exemplo”, comenta.

Carú Ricardo, cantora e idealizadora do Planeta Oca, é uma das convidadas do “Contos da Capivara”. Ela conta que já conhecia o trabalho do Verdes Marias e foi convidada para produzir um dos episódios da série. Na série, o Planeta Oca participa da história “A viagem da Garrafa”, que conta a história de uma garrafa de plástico que tem o sonho de ser reciclada e vai ao ar no dia 06 de maio. “O podcast é um formato incrível para trazer histórias para as crianças. Tudo fica organizado em capítulos e fica fácil de encontrar pelas plataformas digitais. O que mais impressiona é o poder de alcance”, comenta.

Ela também acrescenta que após a pandemia, as famílias estão sedentas por conteúdos de qualidade. Ainda por cima, aqueles que contribuam para a educação das crianças e não somente conteúdos rasos de entretenimento rápido.

“O próprio formato digital já cria um ambiente mais convidativo para as crianças. Entendemos que assim vamos mais ao mundo delas como é hoje. E por ser um conteúdo em áudio, conseguimos nutrir a imaginação. Assim elas se apoiam menos nas imagens na tela do celular e experimentam um conteúdo de fantasia apenas pelo som”, complementa a idealizadora do Planeta Oca.

Brasileiro ama podcast

O Brasil já é o terceiro país que mais consome conteúdo de podcasts no mundo. A ferramenta pode ser uma boa opção de tirar as crianças da frente das telas e levá-las para um outro ambiente, mais imaginativo. O objetivo é encantar e educar as crianças sobre o nosso futuro e como queremos estar quando crescermos.

“A gente escolheu o podcast porque achamos que é uma ferramenta atual, que pode ser acessada do celular, do computador, da televisão, da onde a gente quiser. Você consegue deixar as crianças horas entretidas longe de uma televisão e elas usam o recurso da imaginação, que é muito interessante”, ressalta Mariana, do Verdes Marias.

Para o projeto “Contos da Capivara” acontecer, o Verdes Marias captou recursos por meio de uma vakinha on-line, realizada no site do Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projeto/contosdacapivara?ref=mari). Os valores arrecadados foram utilizados para a produção dos episódios, mas existe a possibilidade de uma nova temporada ainda este ano.

Por fim, quem quiser saber mais sobre a série “Contos da Capivara”, pode acessar www.verdesmarias.eco.br.

Ademais, ouça abaixo e depois leia mais sobre podcasts:

Vai pra Cuba | Confira um podcast pela ilha polêmica
Além disso, podcast com Marcelo Monteiro falando de Cosmogonia Africana
Por fim, podcast com Ana Catão fala sobre dança afro

Escreve o que achou!