Thursday, October 6, 2022

Coração Ardente | Filme traz a história de um símbolo cristão entre ficção e realidade

Baseado em fatos reais, o filme “Coração Ardente” (Corazón Ardiente) tem direção de Andrés Garrigó e Antonio Cuadri, na parte de ficção. Ou seja, o longa mescla imagens reais, em estilo documentário, com uma parte ficcional. Sem dúvidas, é um dos atrativos.

A princípio, vemos a história de Lupe Valdés (Karyme Lozano), uma escritora de sucesso que investiga as aparições do Sagrado Coração de Jesus, em busca de inspiração para o seu próximo romance. Guiada pela jornalista Maria (María Vallejo-Nágera), perita em mistérios, Lupe descobre as revelações de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque e encontra santos, assassinos, exorcistas, papas, presidentes, conspiradores. Além disso, milagres e crimes. Nessa jornada, Lupe mergulha no autoconhecimento, e reabre velhas feridas.

Em seguida, o filme traz relatos de padres, historiadores e cristãos ao redor do mundo, em especial, Espanha e América Latina, unindo fatos históricos com a caminhada católica e o Sagrado Coração de Jesus. As revoluções francesa e russa são citadas, por exemplo. As teorias levantadas que conectam grandes acontecimentos com esse símbolo da fé católica mexem com o imaginário do espectador. Até o Brasil aparece entre as nações consagradas ao Sagrado Coração de Jesus.

Aliás, confira a música original do filme na bela interpretação de Andréia Zanardi:

A fé, logicamente, é um tema que sobressai e ganha uma abordagem bonita em uma obra assumidamente católica, mas que pode despertar a curiosidade do público em geral. Tem um tom didático e de propaganda, e muitas vezes parece mais um grande vídeo institucional, o que pode incomodar alguns, entretanto, os fenômenos apresentados são extremamente curiosos.

A saber, “Coração Ardente” estreia exclusivamente nos cinemas nesta quinta, dia 10 de março, com distribuição da Kolbe Arte Produções e Magnificat Entretenimento.

Por fim, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

Crítica | Paulo, Apóstolo de Cristo

Atos Apócrifos de João | Obra resgata relatos das primeiras comunidades cristãs

3 Comments

Escreve o que achou!