Conecte-se conosco

Cinema

‘Corpolítica’ estreia no Canal Brasil

Filme retrata momento histórico para a comunidade LBTQIAP+ na política brasileira.

Publicado

em

Corpolitica.

O documentário Corpolítica já está disponível no Canal Brasil. Dirigido por Pedro Henrique França e produzido pelo ator Marco Pigossi, a produção retrata o recorde histórico de candidaturas LGBTQIAP+ nas eleições de 2020 no Brasil. Além disso, acompanha a campanha eleitoral de quatro candidatos: a vereadora de São Paulo Erika Hilton, do Psol; a então candidata pelo Rio de Janeiro, Andreá Bak, pelo Psol; a vereadora do Rio de Janeiro Mônica Benício, também do Psol; e o então candidato a vereador por São Paulo, William de Lucca, do PT.

O documentário traz relatos, experiências e violências vividas por eles dentro de seus processos de afirmação e luta por direitos, além de destacar a importância do envolvimento de pessoas LGBTQIAPN+ no cenário político brasileiro. O longa venceu o Prêmio de Melhor Documentário no Queer Lisboa, em Portugal, em 2022. Também recebeu o Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2022. Além disso, fez parte da Première Brasil no Festival do Rio, também em 2022, e participou da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no mesmo ano.

Ficha Técnica

CORPOLÍTICA

Brasil | 2023 | 1h42min. | Documentário

Direção e Roteiro: Pedro Henrique França

Classificação: 14 anos

Produção: Marco Pigossi e Pedro Henrique França

Coprodução: Pigossi Produções e ACME

Elenco:  Erika Hilton, Monica Benicio, Andréa Bak, William De Lucca, Jean Wyllys, Fernando Holiday, Thammy Miranda, Erica Malunguinho

Sinopse: O documentário investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil, país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Diante de um recorde de candidaturas LGBTQIA+ nas eleições brasileiras de 2020, em um momento histórico no país e no mundo, candidatos e políticos relatam suas experiências e as violências vividas dentro de seus processos de afirmação e na luta por direitos.

Por fim, leia mais:

‘TPM! Meu Amor’ é ‘romance da mulher com ela mesma’ | Entenda

Crítica | ‘Pedágio’ tem atuações e direção impecáveis

Softie | Filme delicado para mostrar as descobertas de uma criança

Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.

Cinema

Karim Aïnouz lança filme no Festival de Cannes

Seleção do thriller erótico, filmado inteiramente no Ceará, marca a segunda participação consecutiva do cineasta na mostra principal do festival.

Publicado

em

O cineasta Karim Aïnouz vai retornar pelo segundo ano consecutivo à competição oficial do Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 14 e 25 de maio. Desta vez, o diretor desembarcará na cidade francesa com Motel Destino, longa-metragem filmado inteiramente no Ceará, seu estado natal. Em 2023, o diretor concorreu com Firebrand, seu primeiro projeto em língua inglesa.

O thriller erótico, que marca a sexta passagem de Aïnouz pelo evento, um recorde no cinema nacional, traz como protagonistas Iago Xavier, Nataly Rocha e Fabio Assunção. O longa fará sua estreia mundial no festival no dia 22 de maio, às 22h30.

Erotismo rebelde

Elemento recorrente na filmografia de Karim Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo deste oitavo longa de ficção do diretor. Ele apontou suas lentes para as cores fortes e vibrantes do litoral nordestino, que dão a tônica visual-narrativa da nova obra. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.

“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.

Sinopse Oficial

Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Fique, portanto, com o teaser do filme:

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Transe’ | Crítica

Aumenta que é rock ‘n roll’ traz nostalgia gostosa | Crítica

Crítica: A Paixão Segundo G.H.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading