Dirigido por Kogonada, A Grande Viagem da Sua Vida é uma narrativa lúdica e simples que no faz sonhar junto com seus personagens
O cinema, ao longo das décadas, aprendeu a se fragmentar em caixas e expectativas: há filmes que pedem uma análise minuciosa, outros que se assumem como entretenimento passageiro, e há aqueles que simplesmente convidam o espectador a sentir e desfrutar. A Grande Viagem da Sua Vida, novo longa de Kogonada, pertence a este último grupo. Mais do que narrativa, é uma experiência sensorial que nos convida a viajar junto de seus personagens e a redescobrir o encanto e a beleza de viver.
A obra pertence a um universo regido por uma lógica própria, em que os absurdos do destino são recebidos com naturalidade. Há portas que conduzem a memórias distantes, chuvas que surgem e cessam repentinamente, e até um GPS que dialoga com os personagens, sendo tudo isto enxergado como uma terça feira normal, e esta atmosfera de realismo mágico, que aparenta ter saído diretamente de um livro clássico de Gabriel Garcia Marquez, é o berço no qual a narrativa se desenvolve, abrindo espaço para metáforas visuais que transportam o público a um estado de encantamento, ao mesmo tempo que emociona por conta da proximidade com os respectivos sonhos, desejos e arrependimentos de seus protagonistas.

Margot Robbie e Colin Farrell em A Grande Viagem da Sua Vida- Divulgação Sony Pictures
A narrativa gira em torno de David, Colin Farrell, e Sarah, Margot Robbie, dois solitários que se conhecem em um casamento e, guiados por acasos místicos, embarcam em uma aventura que mistura sonhos, lembranças, magia e reconciliações com o passado. O roteiro de Seth Reiss é ágil e pontuado por diálogos e momentos espirituosos, mas o que realmente importa aqui não é a complexidade psicológica das personagens, e sim a jornada que percorrem. Kogonada nos lembra que, às vezes, o essencial não é a chegada, mas a experiência vivida ao longo do caminho, e que bela jornada ambos passam, tendo a oportunidade de vivenciar o passado com olhar de perdão.
A cinematografia é um espetáculo à parte, talvez uma das mais ousadas e belas entre as grandes produções recentes. O olhar de Kogonada transforma o banal em onírico: portas surgem em campos abertos, grafites ganham vida e os céus se tornam palco de imagens inesquecíveis. É um filme que exige ser sentido mais do que racionalizado, qualquer tentativa de buscar coerência lógica fragilizaria sua força poética.
A química entre Robbie e Farrell é palpável, e apesar de seus personagens serem menos complexos do que poderiam, o carisma de ambos segura o tom romântico da produção, que somado a uma trilha sonora recheada de canções românticas, por vezes melodramáticas demais, somente reforça a sensação de leveza e acolhimento, agindo como um abraço afetuoso para o espectador.
Mais do que uma história de amor, A Grande Viagem da Sua Vida é uma fábula sobre arrependimentos, perdão e o desejo de seguir em frente. David e Sarah descobrem que não importa tanto o peso dos erros do passado, mas sim a maneira como lidamos com eles. É um convite à reconciliação consigo mesmo e à libertação por meio do afeto e do carinho do outro.

Margot Robbie e Colin Farrell em A Grande Viagem da Sua Vida- Divulgação Sony Pictures
Kogonada entrega aqui uma obra que ultrapassa os limites de uma simples comédia romântica fantástica. A Grande Viagem da Sua Vida é uma experiência terapêutica, um lembrete de que o cinema também serve para nos devolver a vontade de viver, de conhecer o mundo e de abraçar a beleza ocultada no dia a dia, necessitando somente um salto de fé para também vivermos uma grande viagem.
Distribuído pela Sony Pictures, A Grande Viagem da Sua Vida estreia nos cinemas brasileiros no dia 18 de setembro de 2025.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



