Conecte-se conosco

Cinema

Pique-Bandeira Filmes | O cinema alternativo decolando no Brasil

Publicado

em

Os Primeiros Soldados

Lançar um filme independente, LGBTQIA+, no Brasil de hoje é uma odisseia; felizmente, a produtora Pique-Bandeira Filmes conseguiu não só fazer esse lançamento, mas conseguiu cravar um sucesso com Os Primeiros Soldados. Após passar pelo Festival do Rio, e levar um Prêmio Especial do Juri pela atuação brilhante de Renata Carvalho, resta esperar a estreia em circuito nacional, que vem ainda esse ano.

Para os que ainda não viram o filme, Os Primeiros Soldados vai passar 25ª Mostra de Tiradentes. Em contraste com o sistema atual, a exibição de Os Primeiros Soldados será presencial em Tiradentes, MG, e está agendada para o dia 28 de janeiro de 2022 (sexta-feira), às 18h, no Cine-Tenda.

Alguns links para se inteirar desse filmaço

Blog da Cristina Padiglione: Matéria sobre o filme no Festival do Rio

“Os Primeiros Soldados” é um contundente drama LGBT. Site Vivente Andante:  Crítica

Um filme como esse é forte, necessário. Blog do Luiz Carlos Merten:  Crítica

Entrevista de Johnny Massaro ao Canal Papo de Cinema:

Teobaldo Morto, Romeu Exilado

Analogamente à Os Primeiros Soldados, a Pique-Bandeira Filmes terá um segundo filme em Tiradentes este ano! Teobaldo Morto, Romeu Exilado, que teve sua estreia mundial na competição da Mostra Aurora na 18ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em 2015, será reexibido este ano.

O filme escrito e dirigido por Rodrigo de Oliveira ganha espaço dentro da programação da Mostra 25 Anos, uma retrospectiva da história do festival que, de acordo com a curadoria, traz “um recorte que nasce com o desejo de organização de uma geração que começa na Mostra”.

A Mostra 25 Anos será realizada no formato online, através da plataforma da Mostra, com acesso pelo site do evento. Teobaldo Morto, Romeu Exilado ficará disponível para visualizações no Brasil todo entre 22 e 29 de janeiro de 2022.

A Felicidade É Uma Arma Quente

Nesse sentido de continuar os lançamentos, no último dia 21 de dezembro, a Pique-Bandeira Filmes estreou sua nova produção, a websérie A Felicidade É Uma Arma Quente, sobre liberdade individual e a cultura armamentista em nossa sociedade.

Na série, quatro especialistas de diferentes áreas discutem o uso das armas de fogo no Brasil. Dessa maneira, o roteiro e direção instigantessão assinados por Hugo Reis. A produção é da Pique-Bandeira Filmes e da Fogueira Doce. O próximo episódio vai ao ar no dia 04/01/2022, às 19h no canal da YouTube da Pique-Bandeira.

A Pique-Bandeira Filmes em 2022

Antes de tudo, o ano que chegou promete ser de muitas realizações. Além do lançamento comercial de Os Primeiros Soldados e da estreia em festivais do curta-metragem A Felicidade É Uma Arma Quente, a Pique-Bandeira Filmes também trabalha numa nova edição do projeto Acervo Capixaba, que em fevereiro lança um site dedicado à obra de Ramon Alvarado, e na segunda edição do Vitória AV.LAB.

A Pique-Bandeira Filmes também está desenvolvendo dois novos projetos que prometem muito: o Núcleo Pique-Bandeira, grupo de desenvolvimento de projetos de longa-metragem e de séries de televisão, gestados pela produtora; e a produção do documentário em longa-metragem Pedra do Sino, de Luana Cabral, ambos atualmente em processo de contratação.

Ademais, veja mais

Conheça as vantagens do leite de aveia

Crítica | O safismo, blasfêmias e o male gaze de ‘Benedetta’

Terry Gilliam | Retrospectiva do diretor no CCBB Rio

Cinema

Museu do Amanhã exibirá filmes da Mostra Ecofalante de Cinema durante a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente 2023

Serão 10 filmes do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais

Publicado

em

Aguas Do Pastaza ecofalante 2023 SEMEIA

Como parte da programação da SEMEIA, a Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, o equipamento cultural exibirá 10 filmes da Mostra Ecofalante de Cinema, um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.

A princípio, as sessões acontecerão entre os dias 6 e 9 de junho e contarão com acessibilidade para pessoas surdas. No dia 7, uma das produções contará também com Closed Caption e, no dia 8 de junho, no feriado de Corpus Christi, a exibição terá, ainda, com Closed Caption, audiodescrição e Libras.

Destaques

A programação da mostra abre no dia 6 de junho com o filme “Águas do Pastaza”, sobre a comunidade Suwa, localizada na fronteira entre o Equador e o Peru.

No dia 7, os curtas “Dia de Pesca e de Pescador” e “Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada” falam sobre como o brincar está inserido no dia a dia das crianças indígenas e como o cotidiano dessas comunidades se reproduzem de forma lúdica.

“Crescer onde nasce o sol” se passa numa comunidade onde o brincar parece não ter lugar e este ato se torna quase uma ação de resistência pelas crianças que, brincando, sonham com um futuro melhor. Por fim, “Aurora, a Rua que Queria Ser Rio” traz a história de um rio reprimido e canalizado para dar lugar ao “progresso”.

No dia 8 de junho, o documentário “Mata” abordará a resistência de um agricultor e uma comunidade indígena diante do avanço das plantações de eucalipto. A sessão será a única com Closed Caption, audiodescrição e Libras. Para encerrar, o último dia abre com “Borboletas de Arabuko”, que retrata o ofício de cultivadores de borboletas no Quênia e como essa prática incomum acabou ajudando a preservar a maior e última floresta remanescente da África Oriental. Em seguida, “Movimento das Mulheres Yarang” documentou a história de um grupo de mulheres do povo Ikpeng, que formou um movimento para coletar sementes florestais e restaurar as nascentes do Rio Xingu, que passa por suas aldeias. Por fim, “Meu Arado, Feminino”, destaca a pluralidade feminina do campo e seu elo com a natureza.

SEMEIA

De 5 a 11 de junho, a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, trará uma programação com rodas de conversa, oficinas, filmes, ativações artísticas e shows. Afinal, o objetivo é promover trocas e aprofundamentos sobre temas como preservação da água, saberes tradicionais, soberania alimentar, crise climática, direito à informação e cooperação para a sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e algumas precisam de inscrição antecipada porque estão sujeitas a lotação.

Em seguida, confira a programação da Mostra Ecofalante durante a SEMEIA:

6 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de cinema

Onde: Observatório

Filme Águas de Pastaza (Inês T. Alves, Portugal, 60′, 2022) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

7 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de cinema

Onde: Observatório

Dia de Pesca e de Pescador (Mari Corrêa, Brasil, 2015, 3′) *com Libras

Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada (Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini, Brasil, 2016, 19′) *com Libras

Crescer onde nasce o sol (Xulia Doxágui, 2021, Brasil, 13′)*com Libras e Closed Caption

Aurora, a Rua que Queria Ser um Rio (Redhi Meron, 2021, Brasil, 10′) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

8 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de Cinema

Mata (Fábio Nascimento, Ingrid Fadnes, 2020, Brasil / Noruega, 79′) *com Libras, Closed Caption e audiodescrição

Onde: Observatório

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

9 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de Cinema

Onde: Observatório

As Borboletas de Arabuko (John Davies, 2020, Reino Unido, 10′) *com Libras

Yarang Mamin – Movimento das Mulheres Yarang (Kamatxi Ikpeng, 2019, Brasil, 21′) *com Libras

Meu Arado, Feminino (Marina Polidoro, 2021, Brasil, 21′) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências