Conecte-se conosco

Cinema

A Tartaruga Vermelha no mar da solidão | Crônica

Publicado

em

Tartaruga Vermelha. Leia uma crônica sobre a animação. Búzios é destino de Ano Novo.

Comecei a conhecer e passei a achar intrigante a cultura japonesa a partir de suas animações. Os famosos animes. Nesse contexto, o Studio Ghibli é referência em nos presentear com boas obras como ‘A Viagem de Chihiro’ (2001), o único filme de língua não-inglesa a ter ganhado o Oscar de melhor filme de animação. Em uma terça-feira qualquer, parado no tempo, durante o isolamento requerido pela pandemia, em um fim de tarde, senti fome.

Primeiramente, acendi o fogão e joguei o azeite na frigideira. Peguei uma cebola na geladeira, menor que uma média. Ainda estava mais para verde. Descasquei e, com cuidado e carinho, cortei metade em pequenos pedaços na tábua rosa. Joguei na frigideira e ouvi os estalidos. Com uma colher de pau, mexi para lá e para cá. Abri o armário acima e peguei o curry, logo após, salpiquei na cebola e mexi mais um pouco. Aliás, tinha macarrão pronto de ontem na geladeira, o bastante para um prato, já com alguns pedaços de tomate cortado. Puxei com a colher de pau para a frigideira e mexi tudo mais um pouco. Da geladeira veio o molho de tomate, pus uma dose, e , inclusive, uma colher de sal.

La tortue rouge

Quis sentar para comer assistindo algo, sabia que o prato cheio ia pesar e meu corpo focaria em digerir, então fui em um streaming procurar através de meu companheiro de isolamento: o notebook. Demorei alguns minutos, queria algo agradável. Em meio a outros, saltou aos meus olhos um título: ‘A Tartaruga Vermelha‘ (La tortue rouge). Uma animação. Mas, apesar do símbolo do Studio Ghibli aparecer, depois descobri que não era japonesa. Em verdade, era francesa dirigida por um holandês, Michaël Dudok de Wit. Logo no início lembrei de Tintin pelo estilo.

Um náufrago isolado. É, digamos que tinha um pouco a ver com meu momento. Cenários lindos e detalhados de um mar infinito e uma ilha. Eu também estava ilhado. Durante aproximadamente uma hora e quinze minutos acompanhei aquela estória sem diálogos, contada através de uma belíssima animação. Pensei sobre solidão e sobrevivência entre sonhos e devaneios. Apesar de não ter diálogos, era recheado pelos sons da natureza e uma bela trilha sonora no estilo clássica, nunca exagerada. Fiquei imerso naquela ilha junto com aqueles seres vendo poesia em forma de imagens.

Em ‘A Tartaruga Vermelha‘ vi chegadas e partidas, cresci com os personagens, dormi e acordei com eles, vendo o sol de pondo e a lua brilhando em cima do mar. Não foi um tsunami de emoções, mas sutis reflexões e sensações que brotaram na minha jangada. Ao final, só queria virar uma tartaruga e viver cem anos navegando pelas profundezas de um amor.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, leia mais:

Tigertail e o choro contido | Netflix
Nada Ortodoxa e a liberdade | Netflix
Seu Sílvio e O Conto da Ilha Desconhecida Grande
Além disso, siga no instagram @viventeandante

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências