Thursday, October 6, 2022

O Presidente Improvável | Documentário traz Fernando Henrique Cardoso por ele mesmo

Entre todas as figuras folclóricas da política brasileira desde a morte de Getúlio Vargas, Fernando Henrique Cardoso se destaca por ser um intelectual. Formado em Ciências Sociais pela USP, o carioca foi senador, ministro de Relações Exteriores, ministro da Fazenda e presidente da República entre 1995 e 2003. O documentário O Presidente Improvável, de Belisario Franca, traz um retrato da carreira de FHC contado, de certa forma, por ele mesmo.

A princípio, enquanto conversa com figuras marcantes que o acompanharam durante sua carreira política, Fernando Henrique passeia pelos momentos mais relevantes da política brasileira, trazendo reflexões e comentários de quem viveu na pele os bastidores desse mecanismo.

Em um primeiro momento, a troca constante de convidados em tela gera uma confusão ao espectador sobre por onde o filme escolhe começar, mas logo o roteiro se ajeita para seguir uma narrativa linear. A edição se alterna entre imagens de arquivo dos eventos citados e planos do ex-presidente com suas companhias, gerando um ritmo interessante e cativante ao longa.

Chile

Começando com o exílio para o Chile, FHC faz reflexões sobre América Latina e a unidade entre os países estabelecida a partir de um trauma político em comum. No Brasil, por ser o único país do bloco a não falar espanhol, essa unidade é deturpada, e o filme aborda o assunto por bastante tempo em um de seus momentos mais interessantes.

Em seguida, ao longo do filme, FHC continua detalhando os seus anos como senador, candidato a prefeito de São Paulo, Ministro da Fazenda e Presidente da República e contando sobre as particularidades de cada período e de personagens importantes como Ulysses Guimarães. 

Uma figura bastante citada é o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A forma como o filme conta a relação dos dois evidencia uma intrigante linha tênue entre a amizade particular e o antagonismo político. Levando em conta a sua presença na narrativa, a não aparição do petista para uma conversa com Fernando Henrique Cardoso faz falta no produto final.

O Presidente Improvável mostra uma faceta mais íntima de um dos presidentes mais marcantes da história recente do Brasil. Aliás, é um filme bastante educativo e que traz reflexões bastante pertinentes sobre o passado e o futuro.  

Afinal, o documentário tem estreia marcada para o dia 31 de março.

Por fim, veja o trailer:

Ademais, leia mais

Ecos de 1922 | Mostra comemora a Semana de Arte Moderna no CCBB

‘Belchior Apenas um coração selvagem’ estreia no Brasil no Festival É Tudo Verdade

Coração Ardente | Afinal, veja um símbolo cristão entre ficção e realidade

9 Comments

Escreve o que achou!