Cinema
Axé – Canto do Povo de Um Lugar | Documentário resgata a história do popular ritmo musical
Publicado
3 anos atrásem

“Já pintou o verão, calor no coração, a festa vai começar”. Surge o hino “Baianidade Nagô” na voz de Ivete Sangalo, atrelado a imagens arquivísticas belíssimas de blocos, trios e multidões pelas ruas soteropolitanas. É o documentário Axé – Canto do Povo de Um Lugar fazendo um convite aos entusiastas de um dos gêneros musicais mais populares do Brasil: o axé music. A saber, lançado em 2017, o longa teve uma recepção tímida de público. Porém, entrou no catálogo da Netflix este mês e, em pouco tempo, virou assunto nas redes sociais. Assim, através da linha cronológica do documentário, acompanhamos o nascimento, a ascensão e o declínio do ritmo musical que encantou dezenas de pessoas nos carnavais de Salvador e ganhou o mundo.
O documentário, dirigido e roteirizado por Chico Kertész, abasteceu-se de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, dentre outros, juntamente com importantes produtores musicais, como Wesley Rangel, radialistas, jornalistas e compositores. Tudo isso para apresentar as origens e os bastidores do axé music ao espectador. Desse modo, a primeira metade do longa volta-se para o nascimento do axé, oriundo das ruas, como música feita por grupos negros e para o povo, através de blocos consagrados como o Olodum e o Ilê Aiyê.
Estruturas abaladas
Aliás, ainda que haja uma falta de consenso entre os artistas sobre a paternidade do axé, em contrapartida, há um apontamento ao filho ser Luis Caldas, artista que deu mais visibilidade ao gênero soteropolitano levando-o à TV e às rádios nos idos dos anos oitenta. Assim, bandas como a Reflexu’s, Beijo, Bamdamel, Cheiro de Amor, e etc. ganharam notoriedade na indústria fonográfica, fazendo o axé expandir seu território e conquistando o Brasil. Daniela Mercury ganha destaque por ter trazido sua identidade ao gênero e torná-lo mais “pop”. Inclusive, mostra sua popularidade com o registro de uma apresentação em 1992 no Vão do MASP. Naquele dia, ela literalmente abalou as estruturas do local, tendo seu show interrompido para evitar acidentes.
Ainda por cima, acompanhamos o surgimento dos trios elétricos. Além disso, as contribuições musicais de cada artista ao gênero musical e a importância dos blocos de rua. Contudo, Axé – Canto do Povo de Um Lugar peca em não aprofundar-se na elitização das cordas. Entretanto, tudo é equilibrado com imagens inebriantes da alegria do povão pelas ruas de Salvador. Em seguida, a segunda metade do documentário soa como uma panfletagem de artistas consagrados pelo ritmo musical, como Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Asa de Águia, dentre outros. Por fim, aponta Saulo como o possível futuro do axé music.
Indústria fonográfica
Ainda que sutil, há uma crítica ao empresariado predatório que assumiu as rédeas do gênero quando esse tornou-se bastante rentável e mais radiofônico. Marcia Freire, ex-integrante da banda Cheiro de Amor, é um exemplo citado de passada de perna. Ela teve sua música impedida de tocar nas rádios por determinado empresário, refletindo no alavancamento de sua carreira solo.
Desse modo, havia sabotagem e jabá nas rádios. Elas privilegiavam alguns artistas em detrimento do apagamento de outros, segundo a fala de radialistas e produtores. Há de ressaltar também a falta de senso de comunidade dentro do axé. Não havia parcerias entre artistas, como acontecia nos outros gêneros musicais. Tal fato dificultava a inserção de caras novas ao cenário. Quando confrontada, Ivete Sangalo é a única artista que demonstra surpresa, dizendo: “Alguém lhe disse que não existe união? Eu não estou sabendo disso! Pelo menos comigo, isso nunca aconteceu!”. Em contrapartida, o cantor Netinho dispara: “Era cada um por si e Deus pelo axé”.
Embranquecimento do gênero
Mesmo o axé tendo suas raízes no movimento negro e sendo cria das ruas, a maioria dos artistas que protagonizaram o ritmo musical foram – e são – artistas brancos. Isso demonstra um embranquecimento mercadológico do gênero. Ainda que haja uma crítica sutil ao racismo, presente na fala de João Jorge, que afirma: “(N)a estética negra em Salvador não era possível você ter cabelos longos, não era possível você ser… ter barbas, bigodes e barbicha e não era possível você ter nenhum indicativo de que você era descendente de africanos”. Posteriormente, Marciolínio fala de repressão policial racista. Infelizmente, o documentário erra feio em abrilhantar o time branco e dar pouco espaço aos artistas negros que foram pilares do movimento. Desse modo, nomes como Margareth Menezes, Araketu, Tonho Matéria, Marciolínio, Ilê Aiyê, dentre tantos outros, foram ofuscados na produção audiovisual, tendo pouco destaque.
Enfim, Axé – Canto do Povo de Um Lugar encontra-se disponível no catálogo da Netflix.
Ademais, veja mais:
Ilhas de Fé | A luta pela natureza em viagem na cultura da Indonésia
Bloco Filhos de Sá estreia com soul no Rio de Janeiro
Trap de Cria | Documentário mergulha na cena trap carioca e dá voz às comunidades
Revisora textual e jornalista cultural em construção.

Você pode gostar
Crítica | ‘Amigo Secreto’ mostra o outro lado da Operação Lava Jato
Um bate-papo sobre documentário | ‘Cineastas do real’ no Canal Brasil
Carnaval 2021 | Assista em casa a três documentários sobre o tema
Ivete Sangalo e Claudia Leitte anunciam live de carnaval
Barca dos Corações Partidos | Musical Jacksons do Pandeiro faz sucesso no YouTube
Candango: Memórias do Festival | Crítica
1 Comentário
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio
Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá
Publicado
2 dias atrásem
21 de março de 2023Por
Redação
A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.
A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.
Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:
No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.
Péricles
Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli
Por último, leia mais:
Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado

Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado

Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação

Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
Cultura


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.


Madrugada Amiga na Rádio Catedral FM fala de Quaresma e São José
O jornalista Alvaro Tallarico comanda a Madrugada Amiga Shalom na Rádio Catedral FM
Crítica


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional


Crítica | Em ‘Shazam! Fúria dos Deuses’ a diversão se sobrepõe aos problemas
Mesmo com problemas vindos do universo que Zack Snyder estava construindo, 'Shazam 2' consegue manter seu brilho


Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Hoje é a noite da 95ª cerimônia do Oscar. Um dos prêmios mais famosos da indústria cinematográfica. Um dos favoritos...
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”


Páscoa | Conheça 4 livros para entender Jesus
Confira uma seleção de obras literárias para compreender a história de Cristo
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Gastronomia6 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cultura7 dias atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Música6 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Pingback: Tatuagem Zen | Fernanda Cabral apresenta álbum com participação de Ney Matogrosso e Chico César