Cinema
Crítica | Em ‘Shazam! Fúria dos Deuses’ a diversão se sobrepõe aos problemas
Mesmo com problemas vindos do universo que Zack Snyder estava construindo, ‘Shazam 2’ consegue manter seu brilho
Publicado
2 semanas atrásem
Por
Rodrigo Adami
Atualmente o futuro de todos os personagens já apresentados nos filmes da DC é incerto. Mas ainda há filmes a serem lançados com esses personagens e ‘Shazam! Fúria dos Deuses‘ foi o primeiro… dos últimos talvez? Mas ao menos essa incerteza não o abalou tanto e o segundo filme do herói sem nome mantém a diversão descompromissada do primeiro.
Em ‘Shazam! Fúria dos Deuses‘ as filhas de Atlas chegam à Terra em busca da magia roubada dos deuses. Agora o jovem Billy Batson (Asher Angel) precisa corrigir seus erros como campeão da Terra enquanto tenta ter algum controle sob as ações de seus irmãos super poderosos.

Universo DC em colapso
Zack Snyder infelizmente havia sido o escolhido para moldar a DC no cinema. Com isso, sua estética e tom acabaram sendo levados para os demais filmes. O primeiro ‘Shazam!‘ (2019) conseguiu fugir um pouco disso e ser um filme mais leve e divertido. Mesmo que tenha sido bobo demais para algumas pessoas, essa era sua proposta e foi o segundo filme da DC a deixar de lado a visão deturpada de Snyder.
Já no segundo filme, parte dessa estética volta justamente por tratar dos deuses do Olimpo. O primeiro filme da Mulher Maravilha havia matado todo o panteão grego logo no seu início. Isso afeta diretamente o novo filme do Shazam, já que restou aos roteiristas trabalharem com as filhas de Atlas. No trailer já dava pra ver como elas eram desinteressantes, tanto conceitualmente como visualmente. Nem mesmo o carisma de Helen Mirren e Lucy Liu são capazes de trazer maior interesse a essas vilãs.
Diga a palavra mágica!
Felizmente o roteiro contorna isso justamente com o que ele tinha de melhor para se trabalhar, a família Shazam. A interação entre os irmãos é divertida, mesmo não tendo qualquer evolução de personagem, o que sustenta é o carisma deles. Asher mal aparece como Billy, deixando todo o “palco” para Zachary Levi e Jack Dylan Grazer, o jovem Freddy Freeman.
O campeão Shazam continua sendo um bobão quando transformado, e isso é ironizado no filme quando Darla comenta que lhe faltava a sabedoria de Salomão. É um ponto que incomoda os fãs mais velhos do personagem mas a proposta do filme é justamente fazer graça com adolescentes e crianças com corpos de super heróis adultos. Certamente nem seria tão interessante se todos ficassem sérios e inteligentes ao transformar.
Mitologia rasa, fúria dos deuses
A história do filme é bem fraquinha, deusas em busca de vingança contra a humanidade. E essa motivação sequer se sustenta muito bem mais a frente. O uso de criaturas mitológicas também é muito jogado, elas causam o caos na cidade durante a batalha final como bons minions das vilãs. Elas acabam servindo mais para uma boa piada com unicórnios.
Na falta de deuses conhecidos vem o problema com os poderes das que restaram. É dito pela própria Héspera que ela tem o poder dos elementos e é o que ela menos usa. Kalypso pode cochichar no ouvido alheio e controlar a mente. Já Anthea pode mudar tudo a sua volta de lugar em um efeito que lembra quase um cubo mágico. Nada extremamente interessante ou inovador.
Visualmente Snyder
‘Shazam! Fúria dos Deuses‘ tem muitas cenas em locais escuros. Muito fundo verde e escolhas de iluminação equivocadas pendendo para o tom alaranjado escuro e preto que Snyder tanto ama. A falta de realidade em muitos cenários é gritante e bastante incômoda.
Ao final vamos para a morada dos deuses que está decadente com a falta deles. Mesmo após a sua revitalização essa estética pobre mantém o lugar feio e desinteressante. Isso em um filme com a proposta de ser alegre e vivo, simplesmente não combina.
Esse Shazam merece ficar na DC?
Apesar de todos os problemas apontados o filme ainda entrega a diversão a que se propõe. Sua segunda cena pós créditos é talvez a mais engraçada de todo o filme e me faz querer aquela dupla de volta. Já a outra é dúbia e ao mesmo tempo que tentar colocar o Shazam no que tem sido estabelecido por James Gunn, ainda fica em aberto.
Junto com o filme do Aquaman, Shazam foi uma das coisas boas que aconteceram ao universo cinematográfico da DC após a saída de Snyder. O diretor dos dois filmes do campeão, David F. Sandberg conseguiu manter um padrão na qualidade, nada extraordinário, mas suficiente. O herói merecia uma chance de ficar mas vai ser uma bagunça encaixar essas peças em um novo quebra-cabeça.
‘Shazam! Fúria dos Deuses‘ estreia dia 16 nos cinemas. Fique com o trailer:
Por último, leia mais:
Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
‘Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo’ se consagra no Oscar 2023
O Auto da Compadecida 2 | Chicó e João Grilo voltam para as telonas
Estudante de Comunicação Social com foco em Cinema. Além dos filmes, amo quadrinhos e vídeo games, sempre atrás de boas histórias.

Você pode gostar
Cinema
A Cabana – Curta-metragem com Dira Paes busca financiamento no Catarse
O financiamento ajudará na finalização do curta da diretora Barbara Sturm.
Publicado
2 dias atrásem
28 de março de 2023Por
Rodrigo Adami
O curta-metragem de ficção A Cabana apresenta Dira Paes (Alice) e Zé Carlos Machado (Jorge) em um lugar que poderia ser qualquer um. Um homem e uma mulher, levando uma vida em comum de forma nebulosa, como não é raro acontecer. Ausentes e mecânicos, em meio a neblina que os cerca cada vez mais. Um casal que não se vê. Até quando?
Para conferir mais informações sobre o curta, as recompensas e como apoiar, clique AQUI.
Para entender o que é o Catarse siga lendo o texto após o vídeo da campanha de A Cabana:
A diretora feminista Barbara Sturm
Formada em cinema, dirigiu três curtas-metragens. Atua desde 2007 no mercado de cinema brasileiro, já atuou como programadora no Cine Belas Artes, como gerente de aquisições na Pandora Filmes – onde foi responsável pelo lançamento de ‘Que Horas Ela Volta?” de Anna Muylaert.
Passou pela Pipoca Digital, e em 2017 assumiu como gerente de conteúdo na Elo Company, onde criou e coordena o Selo ELAS – projeto de apoio a longas-metragens brasileiros dirigidos por mulheres. É professora do curso O Mercado da Distribuição de Filmes, que já teve 18 turmas e mais de 100 alunos em todas as cinco regiões do Brasil. Faz parte do coletivo de inteligência estratégica ASAS.BR.COM e do grupo MAIS MULHERES NO AUDIOVISUAL BRASIL.
Sobre o Catarse
O Catarse é uma plataforma brasileira de financiamento coletivo para projetos criativos, que vão dos mais simples até os mais elaborados. O projeto foi ao ar no dia 17 de janeiro de 2011. Foi a primeira plataforma de crowdfunding do Brasil.
As campanhas podem ser financiadas formas diferentes. Em uma campanha Flex, caso do curta A Cabana, o projeto será lançado mesmo que não alcance a meta, geralmente os idealizadores já tem verba para finalizar e só precisam de mais uma ajuda.
Por último, leia mais:
Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada
‘A Terra Negra dos Kawa’, longa nacional de ficção científica estreia nos cinemas | Veja o trailer


Versão brasileira: a voz da mulher | 47 mulheres investigam a independência em livro, podcast e sarau

A Cabana – Curta-metragem com Dira Paes busca financiamento no Catarse

The White Lotus – Revelado local da 3ª temporada

‘O Diabo Na Rua, No Meio do Redemunho’ é o espetáculo que adapta ‘Grande Sertão: Veredas’ para o teatro
Cultura


Versão brasileira: a voz da mulher | 47 mulheres investigam a independência em livro, podcast e sarau
Inspirado no bicentenário da independência do Brasil, o projeto apresenta um e-pub gratuito, e muito mais


The White Lotus – Revelado local da 3ª temporada
A série de sucesso da HBO Max foi renovada e já tem novo cenário paradisíaco.


‘O Diabo Na Rua, No Meio do Redemunho’ é o espetáculo que adapta ‘Grande Sertão: Veredas’ para o teatro
Com roteiro e atuação de Gilson de Barros e direção de Amir Haddad, 'O Diabo Na Rua, No Meio do...


Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada
Faltando um tempo para lançamento da primeira temporada no Disney+, Rick Riordan confirma que já está trabalhando na sequência.
Crítica


Crítica | Los Hermanos: Musical Pré-Fabricado
Musical traz a sensação de como se você estivesse lendo um livro de contos


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte' do Star+.


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...
Literatura


Com que realidades essas camisolas acordam? | conheça um romance-crônica sobre disparidades de gênero na moda
A escritora e antropóloga Raquel Marinho traça o perfil das mulheres multitarefas


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03
Música


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Cultura2 semanas atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Gastronomia2 semanas atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Música4 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 semanas atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema1 mês atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema2 meses atrás
Missão: Alegria em tempos difíceis | Documentário para rir e se emocionar