Conecte-se conosco

Literatura

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

Evento gratuito contará com rodas de conversa, oficina de fanzine e exposição de editoras, cartunistas e ilustradores

Publicado

em

cada um no seu quadrinho

Circo Voador recebe a primeira edição do Cada Um no Seu Quadrinho, feira gratuita de quadrinhos, que acontece no domingo, dia 26 de março, promovendo rodas de conversa, oficina de fanzine e uma exposição com editoras, cartunistas, quadrinistas, ilustradores, lojas do universo geek e muito mais.

A princípio, serão quatro painéis sobre a cultura dos quadrinhos divididos por temas: “Os quadrinhos explicam o mundo”, que aborda a relação entre história em quadrinhos, política e sociedade, com a participação de André Videira, Triscila Oliveira e Carol Ito; em “Que fim levou o Robin e a Diversidade nos quadrinhos”, discute-se a representação de personagens LGBTQIA+ e a diversidade nos quadrinhos, com a presença de Alice Pereira, Daniela Marino e Renato Lima; no painel “Distribuição: do digital ao impresso”, participam Ricardo Oliveira, Denis Mello e Daniel Lopes; e, por fim, “Humor em quadrado: uma conversa sobre fazer humor em quadrinhos”, comandado por Daniel Paiva, André Dahmer e Samir Naliato.

Lencinho

Idealizado e curado pelo comunicador e produtor Lencinho, o evento teve suas sementes nas lives “Cada Um No Seu Quadrinho”, realizadas em 2020 durante o confinamento da pandemia. Mais tarde, esses encontros se tornaram uma coluna semanal que continua indo ao ar toda terça na Rádio Roquette Pinto.

A proposta da feira é resgatar as convenções de quadrinhos para o Rio de Janeiro, que já sediou eventos inesquecíveis do gênero, inclusive com a participação de artistas de renome internacional.

“O Rio de Janeiro, anos atrás, foi um importante palco de encontros de quadrinistas e fãs do gênero. A gente espera que nosso evento seja um pontapé para essa retomada. E nada melhor do que dar essa largada num espaço que contempla tantas linguagens e respira cultura como o Circo Voador. Estou reunindo duas grandes paixões nessa empreitada: o Circo e os quadrinhos. Não poderia estar mais feliz com essa união”, destaca Lencinho.

Serviço:

Cada Um no Seu Quadrinho, feira gratuita de quadrinhos

Quando: 26 de março

Dia/hora: domingo das (10h às 20h)

Onde: Circo Voador.

Endereço: Rua dos Arcos S/N, Centro

Ingresso: gratuito

Faixa etária: livre

Instagram: @cadaumnoseuquadrinho

Programação:

11h: Humor em quadrado: uma conversa sobre fazer humor em quadrinhos

  • Daniel Paiva (diretor e produtor do documentário Malditos Cartunistas e editor da revista Tarja Preta)
  • André Dahmer (cartunista do jornal O Globo e autor da série Malvados)
  • Samir Naliato (Fundador do site Universo HQ, editor-chefe da plataforma de quadrinhos digitais Social Comics e podcaster no programa Confins do Universo)

14h: Que fim levou o Robin e a Diversidade nos quadrinhos

  • Alice Pereira (autora do Pequenas Felicidades Trans)
  • Daniela Marino (Mina de HQ)
  • Renato Lima (coeditor das revistas “Mosh!” e “Jukebox” e desenhista de storyboards de diversos seriados)

16h: Distribuição: do digital ao impresso

  • Ricardo Oliveira (roteirista e cartunista da série O Espetaculoso Gordo Aranha)
  • Denis Mello (quadrinista, autor de Teocrasília e coautor da premiada webcomic Beladona)
  • Daniel Lopes (editora Pipoca e Nanquim)

18h: Os quadrinhos explicam o mundo

  • André Videira (organizador e professor do curso História em Quadrinhos, Política e Sociedade, pelo Departamento de Ciências Sociais da UFRJ)
  • Triscila Oliveira (roteirista da série Confinada e Os Santos)
  • Carol Ito (criadora do @politicahq e criadora da série Novo Anormal para a revista TPM)

Ademais, veja mais

Matrix Resurrections | Filme une amor e evolução numa nova encarnação

Crítica | ‘A Última Noite’ mostra o último Natal

Influencer Isaac Amendoim será Chico Bento em novo filme da Turma da Mônica

Crítica

‘Isto é Amor!’, saiba mais sobre o livro de Sonia Rosa, por Paty Lopes

Publicado

em

capa do Livro Isto é Amor de Sonia Rosa. Mostra uma mãe com seu filho, ambos são negros claros. O fundo é rosa.

Nia Produções Literárias nasceu em 2015. Veio de um desejo muito particular de levar literatura infantil com protagonismo negro a lugares não convencionais e assim alcançar um público que precisava, mas não conseguia ter acesso de forma “convencional” a essa literatura. Nia significa propósito, e com esse proposta que ela se sustenta por todo esse tempo (que parece ser pouco, mas só quem vive de empreender sabe o que cada dia a mais significa). Tatiana Oliveira, é a responsável pela curadoria dos livros editados pela Nia.

Vamos falar do livro “Isto é Amor!”. Obra da querida e renomada autora Sonia Rosa.

O livro apresenta ilustrações de Sandra Ronca, que não pecou. Podemos dizer que Sandra usou de toda sua aquarela em tons pastéis para ilustrações delicadas e que fazem bem aos olhos, posso dizer que uma das mais belas vista por mim.

Suavidade é o termo certo, mas que deixam as crianças conectadas.

Posso afirmar isso, pois li a história para crianças autistas no Museu de Arte Moderna, as crianças se encantaram com os corações e as demais figuras.

É possível entreter as crianças com as ilustrações do livro, em suas páginas, como já dito, notamos que as personagens trafegam em espaços diferentes, e também contém objetos que crianças em desenvolvimento da fala terão oportunidade de aprendizado, o que julgo importante, dependendo da fase que estão.

A gramatura do livro, das folhas, descartam a ideia de um livro simplório, se bem que nenhum livro é simplório, afinal são deles que adquirimos a maior riqueza da vida, o saber. Então posso dizer que temos um livro corpulento, que inclusive serve como um excelente presente de aniversário, de natal ou dia das crianças, afinal estamos em outubro e nada mais justo que incentivar a leitura dos pequenos. Mais que isso, aproximar-se, contar histórias, criar enlaces, que ficarão para a vida, na memória de cada criança.

O livro é mesmo um mimo, visita às estações do ano, permeia na escola, festa, praia, além de mencionar as frutas, tudo isso para falar sobre o amor.

Embora a autora tenha livros que abordem as relações étnicas-raciais, no livro Isto é Amor! Ela trouxe a ilustração de personagens negros somente, a história é aquela que todos conhecemos, ou quase todos, afinal falamos de um Brasil precário, em reconstrução, nem todas as crianças têm acesso à escola, alimentação sadia e infelizmente aos direitos que as cercam, os que estão no Estatuto da criança.

O livro faz entender o amor em amamentar, e tudo aquilo que nos leva a infância, como bolos, a presença da avó, banhos de mangueira, tudo simples e que cabe no bolso de qualquer pai e mãe. Isso é importante, não cria uma ilusão que para o amor é preciso tanto, o impossível para alguns pais. O que torna a leitura democrática. Curti bastante esse cuidado!

Esse livro foi criada para crianças negras? Já que as brancas não estão nas ilustrações? Claro que não! Eis aí um excelente momento de interatividade da criança e aquele que está lendo para elas, se for o caso.

Durante a contação de histórias, com crianças com síndrome de Down e autistas, em nenhum momento elas fizeram comentários, me fazendo perceber, que o racismo é coisa de adulto mesmo!

Caso as crianças questionassem, eu colaria fotos deles, da avó deles, ou abriria espaço para eles criarem os seus autorretratos, ao lado dos personagens, porque o que vale mesmo é que eles entendam que viverão em uma sociedade miscigenada, onde os direitos obrigatoriamente devem ser os mesmos para todos.

A saber, Sonia Rosa é carioca, mestre em Relações Étnicos-Raciais pelo Cefet/RJ, pedagoga, professora e contadora de histórias. Sua obra literária é repleta de personagens negros em protagonismo. Em 2020 comemora 25 anos de carreira, com mais de 50 títulos, sendo o primeiro “O Menino Nito”. Já recebeu alguns prêmios pela FNLIJ, inclusive o Altamente Recomendável. Alguns dos seus livros “visitaram” o Catálogo da Feira de Bolonha – maior evento de Literatura Infantil do mundo. Tem livros editados na França, países africanos de língua francesa, Itália, Galícia, México, Canadá e Estados Unidos. Dez bibliotecas levam o seu nome.

Para comprar: https://www.nialiteratura.com.br/product-page/isto-%C3%A9-amor

Por fim, leia mais:

Paty Lopes e o Livro Infantil: Meu Amigo Down

Paty Lopes e o Livro Infantil: O dia em que descobri o que é o Axé

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências