Conecte-se conosco

Literatura

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

Evento gratuito contará com rodas de conversa, oficina de fanzine e exposição de editoras, cartunistas e ilustradores

Publicado

em

cada um no seu quadrinho

Circo Voador recebe a primeira edição do Cada Um no Seu Quadrinho, feira gratuita de quadrinhos, que acontece no domingo, dia 26 de março, promovendo rodas de conversa, oficina de fanzine e uma exposição com editoras, cartunistas, quadrinistas, ilustradores, lojas do universo geek e muito mais.

A princípio, serão quatro painéis sobre a cultura dos quadrinhos divididos por temas: “Os quadrinhos explicam o mundo”, que aborda a relação entre história em quadrinhos, política e sociedade, com a participação de André Videira, Triscila Oliveira e Carol Ito; em “Que fim levou o Robin e a Diversidade nos quadrinhos”, discute-se a representação de personagens LGBTQIA+ e a diversidade nos quadrinhos, com a presença de Alice Pereira, Daniela Marino e Renato Lima; no painel “Distribuição: do digital ao impresso”, participam Ricardo Oliveira, Denis Mello e Daniel Lopes; e, por fim, “Humor em quadrado: uma conversa sobre fazer humor em quadrinhos”, comandado por Daniel Paiva, André Dahmer e Samir Naliato.

Lencinho

Idealizado e curado pelo comunicador e produtor Lencinho, o evento teve suas sementes nas lives “Cada Um No Seu Quadrinho”, realizadas em 2020 durante o confinamento da pandemia. Mais tarde, esses encontros se tornaram uma coluna semanal que continua indo ao ar toda terça na Rádio Roquette Pinto.

A proposta da feira é resgatar as convenções de quadrinhos para o Rio de Janeiro, que já sediou eventos inesquecíveis do gênero, inclusive com a participação de artistas de renome internacional.

“O Rio de Janeiro, anos atrás, foi um importante palco de encontros de quadrinistas e fãs do gênero. A gente espera que nosso evento seja um pontapé para essa retomada. E nada melhor do que dar essa largada num espaço que contempla tantas linguagens e respira cultura como o Circo Voador. Estou reunindo duas grandes paixões nessa empreitada: o Circo e os quadrinhos. Não poderia estar mais feliz com essa união”, destaca Lencinho.

Serviço:

Cada Um no Seu Quadrinho, feira gratuita de quadrinhos

Quando: 26 de março

Dia/hora: domingo das (10h às 20h)

Onde: Circo Voador.

Endereço: Rua dos Arcos S/N, Centro

Ingresso: gratuito

Faixa etária: livre

Instagram: @cadaumnoseuquadrinho

Programação:

11h: Humor em quadrado: uma conversa sobre fazer humor em quadrinhos

  • Daniel Paiva (diretor e produtor do documentário Malditos Cartunistas e editor da revista Tarja Preta)
  • André Dahmer (cartunista do jornal O Globo e autor da série Malvados)
  • Samir Naliato (Fundador do site Universo HQ, editor-chefe da plataforma de quadrinhos digitais Social Comics e podcaster no programa Confins do Universo)

14h: Que fim levou o Robin e a Diversidade nos quadrinhos

  • Alice Pereira (autora do Pequenas Felicidades Trans)
  • Daniela Marino (Mina de HQ)
  • Renato Lima (coeditor das revistas “Mosh!” e “Jukebox” e desenhista de storyboards de diversos seriados)

16h: Distribuição: do digital ao impresso

  • Ricardo Oliveira (roteirista e cartunista da série O Espetaculoso Gordo Aranha)
  • Denis Mello (quadrinista, autor de Teocrasília e coautor da premiada webcomic Beladona)
  • Daniel Lopes (editora Pipoca e Nanquim)

18h: Os quadrinhos explicam o mundo

  • André Videira (organizador e professor do curso História em Quadrinhos, Política e Sociedade, pelo Departamento de Ciências Sociais da UFRJ)
  • Triscila Oliveira (roteirista da série Confinada e Os Santos)
  • Carol Ito (criadora do @politicahq e criadora da série Novo Anormal para a revista TPM)

Ademais, veja mais

Matrix Resurrections | Filme une amor e evolução numa nova encarnação

Crítica | ‘A Última Noite’ mostra o último Natal

Influencer Isaac Amendoim será Chico Bento em novo filme da Turma da Mônica

Cultura

Versão brasileira: a voz da mulher | 47 mulheres investigam a independência em livro, podcast e sarau

Inspirado no bicentenário da independência do Brasil, o projeto apresenta um e-pub gratuito, e muito mais

Publicado

em

Versão brasileira: A Voz da Mulher

O e-pub “Versão brasileira: a voz da mulher”, idealizado, coordenado e com curadoria da escritora Diana de Hollanda, apresenta 47 interpretações para a palavra independência em formato de poemas. Foram escritos por 40 mulheres de diferentes perfis e faixas etárias do estado do Rio de Janeiro, escolhidas numa chamada pública especial para a coletânea, além de outras 7 escritoras convidadas. O resultado está disponível em versão e-pub no perfil: https://www.instagram.com/teatrodamente/

Além do e-pub gratuito e com acessibilidade, a investigação sobre a independência também será desdobrada em outras mídias. Nos dias 20, 21, 24 e 25 de abril, o projeto lançará um podcast em quatro episódios de caráter mais histórico, com falas e depoimentos das autoras Claudia Roquette Pinto, Danielle Magalhães e Heleine Fernandes, além da participação de mulheres convidadas como as historiadoras Ynaê Lopes Silva, Jane Santos da Silva, Ana Luiza Fialho e a escritora indígena Marcia Kambeba, que também busca aportar novas reflexões e respostas sobre a independência do ponto de vista da mulher.

Sarau

Para marcar o lançamento das ações, no dia 19 de abril, acontecerá um sarau virtual, com intérprete de libras, reunindo Diana de Hollanda, Bruna Mitrano e as 40 escritoras selecionadas da coletânea, com transmissão via YouTube.

Por último, fechando o mês de abril, estreia no dia 30, no YouTube um vídeo making-of que registrou todo o processo de criação das 7 autoras convidadas.

“A versão das mulheres precisa ter espaço, pois a narrativa atual sobre a independência silencia, minimiza e até exclui o papel da mulher nesse marco da história”, reforça Diana de Hollanda.

Podcast

O podcast de 4 episódios “Versão brasileira: a voz da mulher” traz gravações em tom coloquial e descontraído, num formato de conversa, e aborda a independência sob novas óticas, além de jogar luz sobre as heroínas da nossa história que não aparecem nos livros que estudamos.

“O podcast traz entrevistas e falas preciosas, como a da escritora e indígena Marcia Kambeba e as das historiadoras e mulheres negras Ynaê Lopes dos Santos, Jane Santos da Silva e Ana Luiza Fialho”, explica Diana.

Realizado ao longo de todo o ano de 2022, a ação tem na união das mulheres e na busca pelo real lugar de fala da mulher na independência, a sua maior força. Algumas das autoras também estão publicando pela primeira vez.

SERVIÇO:

E-PUB:
E-pub gratuito disponível em: https://www.instagram.com/teatrodamente/

SARAU VIRTUAL
Data:19 de abril
Horário: 19h

Acesse em: https://www.instagram.com/teatrodamente/

PODCAST

Lançamentos: 20, 21, 24 e 25 de abril

Gratuito

Acesse em plataformas streaming

Mais informações em: https://www.instagram.com/teatrodamente/

MAKING-OF
Lançamento: 30 de abril

Acesse em: https://www.instagram.com/teatrodamente/

Por último, leia mais:

Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada

‘A Terra Negra dos Kawa’, longa nacional de ficção científica estreia nos cinemas | Veja o trailer

Marabá | Novo filme de Valdsom Braga estreia em abril

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências