Em “Mavka: Aventura na Floresta”, somos convidados a entrar em um mundo encantador e misterioso, onde as vastas florestas ucranianas revelam seus segredos e maravilhas. O filme, dirigido por Oleh Malamuzh e Oleksandra Ruban, leva os espectadores a uma jornada multicolorida de 99 minutos, repleta de aventura, animação e alguns bons momentos.
A princípio, importante ressaltar que vi o filme a convite da A2 Filmes numa sessão especial de pré-estreia no Cinemark Botafogo. Muitas crianças estavam presentes, o que ajuda muito na minha crítica. Além disso, os dubladores também foram. Vale o adendo de elogiar o trabalho da versão brasileira feita pela BDN Rio. O time conta com vozes de Lhays Macedo (Mavka), Charles Emmanuel (Frol), Roberjane Andrade (Kilina), Hugo Bonemer (Lucas), Alexandre Maguolo (Lesh), Bê Telles (Hush), Letícia Quinto (Ondina), Márcio Navarro (Eric) e vozes adicionais Pádua Moreira, Carmen Sheila, André Bellisar, William Viana, Ana Helena de Freitas, Lucas Bastos, Charles Botelho, Dani Di Carla, Guilherme Montenegro e Pietro Durães.
Em seguida, saiba um pouco mais sobre a dublagem, e continue lendo:
As personagens da floresta são lindas e lembram filmes de fantasia diversos, inclusive o reino de “O Senhor dos Anéis”. O guardião como uma árvore anciã, por exemplo. E, pelo lado cômico, o sapogato Pantanoso oferece bons instantes.
A história gira em torno de Mavka, uma Alma da Floresta encarregada de proteger o reino sagrado da floresta e seu coração, a Fonte da Vida. O amor dela pelos animais e por toda a flora fornece uma belíssima e necessária mensagem que faz pensar no veganismo e no respeito por todos todos os seres vivos.
A trama começa a se complicar quando Mavka conhece o humano Lucas e a música se torna um elo entre eles. O rapaz foi enviado por Kylina, uma oportunista, que quer tomar o controle da floresta.
A atenção aos detalhes na construção do reino da floresta é impressionante, e a paleta de cores extremamente colorida e vibrante adiciona um toque adicional de esplendor visual.
A história, embora seja uma aventura de fantasia, aborda temas universais, como a luta entre o bem e o mal e o poder do amor. É bem difícil não lembrar dos filmes de princesas da Disney, pois a fórmula é a mesma. Isso faz com que seja previsível em certos momentos, seguindo os clichês típicos dos contos de fadas.
Afinal, “Mavka: Aventura na Floresta” é uma animação ucraniana que oferece uma dose saudável de magia e aventura e ensina um pouco do folclore do seu país de origem. É para toda a família, mas pode agradar principalmente entre 6 e 10 anos. O filme chegará exclusivamente aos cinemas no dia 26 de outubro, com cópias em versões dublada e legendada e com distribuição da A2 Filmes.