Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | ‘Não! Não Olhe!’ traz o terror e o encantamento diante do desconhecido

Publicado

em

Não! Não Olhe!

Qualquer um que avistasse um OVNI (Objeto Voador Não Identificado) passaria por um misto de emoções: medo, receio, encantamento e curiosidade. É isso que um espetáculo nos causa, seja ele bom ou ruim, e é disso que Jordan Peele vai tratar em Não! Não Olhe! (Nope, no original).

Quando uma chuva de objetos aleatórios resulta na morte de seu pai, os irmãos OJ (Daniel Kaluuya) e Emerald Haywood (Keke Palmer) tentam capturar evidências em vídeo de um OVNI com a ajuda de um funcionário de loja de tecnologia e um documentarista.

A família Haywood é descendente do que se pode considerar o primeiro ator de cinema. Em 1878, o fotógrafo Eadweard Muybridge colocou em sequência, fotos de um tratador de animais cavalgando. Isso gerou uma imagem em movimento que pode ser considerado o início do cinema. Muybridge ficou famoso, mas o tratador, que era negro, foi esquecido.

Não! Não Olhe! o risco

Agora os Haywood cuidam de um rancho que treina cavalos para produções Hollywoodianas. Mas os negócios vão mal após a morte de Otis (Keith David), e movidos pelo misto de emoções de ter um OVNI pairando a propriedade, os irmãos decidem se colocar em risco para fazer a primeira filmagem nítida de algo tão extraordinário.

Além da trama com a misteriosa nave, o filme mostra o caso de uma antiga série onde um dos astros matou quase todo o elenco durante uma gravação. Ele era um chimpanzé que entrou em fúria por falta de cuidado da equipe. Anos mais tarde ainda existem fãs obcecados por essa história e que pagam caro para ver fotos e objetos originais, inclusive as roupas que os atores usaram no fatídico dia. Essa trama paralela reforça a motivação dos irmãos de arriscar a vida atrás de fama e dinheiro.

Medo do desconhecido

Jordan Peele nos coloca do lado dos atores olhando para cima, ele quer que o público sinta todo o pavor de ser tão indefeso diante de algo extraterrestre. O som que a nave faz e a trilha sonora que a acompanha são extremamente desconfortáveis. É para grudar na cadeira do cinema e não tirar os olhos da tela.

Uma das inspirações de Peele, foi Contatos Imediatos do Terceiro Grau de Steven Spielberg. No filme de 1977, as luzes das naves no meio da noite causavam esse misto de medo e encanto. Já em Não! Não Olhe!, boa parte das cenas são durante o dia e o OVNI tem um visual muito simples, mas consegue o mesmo efeito pela sua movimentação rápida e ora furtiva, ora agressiva. Ambas causam interferências em eletrônicos, um artifício que ajuda muito na construção de momentos de tensão.

Mesmo que o terror só aumente, principalmente após o plot twist, a comédia está presente e com um timing perfeito. Kaluuya e Palmer tem uma boa dinâmica que vai garantir boas risadas mas também um aperto no coração quando eles estiverem em risco.

Conclusão

Mais uma vez Jordan Peele entrega um filme de terror pop que vai nos trazer reflexões. O apagamento dos negros no cinema não poderia faltar, mas aqui a principal é sobre o espetáculo do macabro que aceitamos tão bem. Gostamos de histórias reais de sofrimento e morte, seja com humanos ou animais. E até que ponto nos colocamos em risco por fama ou dinheiro? A internet nos dá os mais diversos exemplos disso, temos desde os podcasts de crimes reais a pessoas se arriscando em locais perigosos para garantir a curtida em seus vídeos.

Por fim, Não! Não Olhe! estreia dia 25 de Agosto nos cinemas. Fique com o trailer de Não! Não Olhe! :

Ademais, leia mais:
Crítica | Maior que o Mundo
‘A Viagem de Pedro’ pela Pequena África | Filme de Laís Bodanzky fez sua pré-estreia com passeio histórico
Crítica | 45 do Segundo Tempo

Por fim, veja um clipe em animação que une Brasil e Cabo Verde:

Estudante de Comunicação Social com foco em Cinema. Além dos filmes, amo quadrinhos e vídeo games, sempre atrás de boas histórias.

Cinema

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Além das novidades da CCXP, o Unlock CCXP, já com ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro.

Publicado

em

ccxp 2023

O Unlock CCXP 2023, que tem seus ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro. Este evento, com foco no mercado de entretenimento, apresenta uma programação repleta de renomados players do cenário. Conta com o apoio de marcas como Volvo, Spotify Advertising, Starplus e GoGamers. A curadoria é liderada por Gustavo Giglio, Head de Marketing de Relacionamento e B2B na Omelete Company, recentemente incluído no Hall da Fama do Marketing no Brasil.

Nos dois dias que precedem o maior festival de cultura pop do mundo, profissionais do mercado terão a chance de se conectar com as mentes que moldam a indústria criativa no país. O Unlock CCXP oferecerá painéis e masterclasses promovendo a troca de experiências, explorando o perfil de consumo no universo geek e apresentando inovações.

Destacando a expansão da marca CCXP para o México, Fábio Reis, CMCO da Omelete Company, liderará um painel sobre a CCXP MX, que ocorrerá de 3 a 5 de maio de 2024, na Cidade do México. O evento também abordará as novidades da O&CO, incluindo o Chippu, uma nova unidade de negócios que combina inteligência artificial e curadoria humana para oferecer recomendações de séries e filmes, além de criar conteúdo de cultura pop.

Mônica na CCXP 2023

Estratégias de negócios, branded content e parcerias serão temas discutidos por Igão e Thiago Marques (Mítico), criadores do Podpah, que revelarão os bastidores do fenômeno que conquistou milhões de ouvintes, redefinindo o cenário do mesacast no Brasil.

O evento também celebrará os 60 anos da Mônica, com a participação da Diretora-executiva da MSP, Mônica Sousa, e do Diretor-executivo Marcos Saraiva, explorando a trajetória da marca e compartilhando planos futuros.

A jovem cientista Laysa Peixoto terá um painel especial, mostrando como a cultura pop pode influenciar gerações, enquanto busca conquistar o espaço, premiada pela NASA devido à descoberta de um asteroide e piloto de avião.

Um painel sobre os hábitos de consumo do público Geek apresentará dados da pesquisa Geek Power, realizada anualmente pela O&CO, com Otávio Juliato, Chief Commercial Officer da Omelete Company, Carlos Silva, CEO & Head of Gaming na Go Gamers, e Mauro Berimbau, Consultor e desenvolvedor de conteúdo na Go Gamers.

O line-up do Unlock CCXP inclui nomes como Nyvi Estephan, Luiz Gustavo Pacete (Forbes Tech), Andreza Delgado (@PerifaCon), e David Diesendruck (Redibra).

adult swim

O [adult swim] estreará na CCXP em um painel no palco Thunder, marcando um momento histórico para a marca de animação adulta. O evento ocorrerá na sexta-feira, 1º de dezembro, às 13h30. Spencer Grammer, a dubladora original de Summer em “Rick and Morty”, participará de uma conversa exclusiva sobre a 7ª temporada da série, seu processo criativo e os desafios de dar vida a uma personagem tão icônica. Além disso, o fenômeno “Sociedade da Virtude” também marcará presença no palco com seu criador Ian SBF, Thobias Daneluz, Guilherme Briggs e os criadores do Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Passos. O painel promete conteúdos e anúncios exclusivos para os fãs e acontecerá das 13h30 às 14h15.

HBO Max

A HBO Max apresentará ativações e atrações exclusivas na CCXP23, incluindo experiências de suas diversas franquias como “A Casa do Dragão”, “Barbie”, “Batman”, “The Big Bang Theory” e “Cartoon Network”. No miniauditório interno do estande, serão reveladas novidades de franquias queridas e novas produções como “Irmão do Jorel”, “Rick and Morty”, “Da Ponte Pra Lá”, “De Sola a 10”, “Sociedade da Virtude”, entre outras.

As ativações incluem a Fortaleza Vermelha de “A Casa do Dragão”, uma batalha de coreografias com “Barbie”, o “Departamento de Polícia de Gotham” de “Batman”, um quiz inspirado em “The Big Bang Theory” chamado “Hora Bazinga”, e um espaço de arcade com jogos personalizados do “Cartoon Network”.

Além disso, o miniauditório Warner Bros. Discovery terá uma programação repleta de meet & greets, entrevistas e interações com personagens e talentos de séries como Gumball, Darwim, Irmão do Jorel, Paulistão 2024, De Sola a 10, UEFA Champions League, Sociedade da Virtude, Ravena e Mutano de “Jovens Titãs”, e um quiz de “Rick and Morty”.

Warner Bros.

A Warner Bros. Pictures anunciou os painéis especiais na CCXP23. Destacam-se aqueles com Sandy e Pedro Antônio para “Evidências do Amor”, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e George Miller para “Furiosa”, Adam Wingard para “Godzilla e Kong: O Novo Império”, Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh e Denis Villeneuve para “Duna: Parte 2,” e Jason Momoa, Patrick Wilson, Yahya Abdul Mateen II e James Wan para “Aquaman 2: O Reino Perdido”.

Na CCXP23, o elenco, diretor, figurinista, maquiador e caracterizador do filme “Mamonas Assassinas – O Filme” participarão de um painel especial no Palco Thunder em 3 de dezembro. O diretor Edson Spinello, o elenco, composto por Ruy Brissac, Rhener Freitas, Adriano Tunes, Robson Lima, Bento Hinoto, Fernanda Schneider e Jéssica Córes, além do figurinista Heitor Taddeo Ramaglio e o maquiador Lucas Martins estarão presentes. O público poderá desfrutar de um bate-papo com os convidados e assistir a trechos do filme, que estreará nos cinemas em 28 de dezembro. O filme narra a história da marcante banda brasileira dos anos 1990, os Mamonas Assassinas.

Serviço CCXP 2023: 

Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.   

Local: São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, 1,5KM – São Paulo/SP   

Horário de funcionamento do evento:  

SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h*

Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h  

Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h  

Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h  

Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h  

*Apenas para imprensa, convidados e clientes que adquiriram as credenciais Epic Experience, Full Experience e Unlock.

Por fim, leia mais:

Angélica estreia novo programa que traz conversas potentes

Crítica: ‘Rio Connection’ é uma viagem ao mundo do crime nos anos 1970

Série ‘Fim’, do Globoplay, é engraçada e provocadora ao mesmo tempo

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências