O Tempo com Você: a realidade mágica de Tóquio | CRÍTICA

O Tempo com Você (Tenki no Ko ou Weathering with You, 2019) é uma animação japonesa de Makoto Shinkai, diretor dos sucessos Seu Nome e Jardim das Palavras. A história começa quando o estudante do ensino médio, Hodaka, decide sair de sua cidade natal e seguir para Tóquio em busca da realização de seus sonhos.  Ao chegar na cidade, Hodaka descobre que nem tudo é tão simples quanto imagina. Tóquio é uma cidade literalmente cinzenta, onde a chuva é constante, as oportunidades de emprego escassas e a possibilidade de criar novas amizades é remota. Porém, tudo isso muda ao encontrar Hina, uma menina com a habilidade de controlar o tempo.

Na tela, os traços característicos do diretor demonstram como a arte e a técnica da animação cinematográfica ficam, a cada dia, mais aprimoradas. Os enquadramentos, por momentos focados em paisagens naturais, em outros, focados no caos urbano, contam a história e encantam o espectador. Não é difícil imaginar diversas cenas sendo expostas como belos quadros em galerias de arte.

Além disso, há a narrativa facilmente identificável dos protagonistas. Quem nunca imaginou que seria fácil realizar um sonho e descobriu que a realidade é feita de dificuldades e perseverança? Hodaka e Hina cativam porque suas histórias são reais, mesmo quando a magia se faz presente. Críticas as desigualdades, a falta de oportunidades e a falta de conhecimento sobre os problemas climáticos estão presentes em O Tempo com Você. A magia e a descoberta de novos sentimentos também.

Makoto Shinkai: a universalidade da animação japonesa

Makoto Shinkai consegue, de forma despretensiosa e singela, expor debates complexos e universais. O cenário é Tóquio e a história é japonesa, mas a narrativa dos protagonistas são questionamentos de muitos jovens. Ademais, outro ponto alto do filme é sua trilha sonora, os instrumentais e as músicas de melodias delicadas transportam o espectador para o ambiente de realismo mágico do filme.

Muito aguardado pelos fãs do diretor, o filme encanta a todos. Afinal, para quem assistiu os trabalhos anteriores, há momentos especiais durante a história. Além disso, os novos espectadores também sairão satisfeitos do cinema. Para quem gosta de animações, O Tempo com Você é um filme essencial. Para quem ainda não descobriu a importância do gênero, assisti-lo pode explicar a adoração por essas narrativas ao redor do mundo.

Veja mais sobre cinema
Inclusive, entenda a Direção de Fotografia nessa entrevista com Flávio Ferreira
Pureza | Filme emociona público no Festival do Rio
Crítica – Crime Sem Saída

*A saber, a jornalista Carolina Caldas assistiu “O Tempo com Você” no essencial Festival do Rio, credenciada pelo Vivente Andante

Anúncios
Show More

3 Comments

Escreve o que achou!

Instagram
%d blogueiros gostam disto: